Questões e Respostas

O que é o dízimo?

É uma contribuição mensal, realizada com amor, fruto do compromisso pessoal com Deus, como reconhecimento por tudo que foi recebido tanto em bens materiais como espirituais. É uma parte de tudo o que se ganha. O dízimo tem o dom de formar comunidade. É, portanto, tudo o que entrego na comunidade e que ajuda a formá-la de forma madura. Pode representar mais ou menos 10%, dependendo das possibilidades e da consciência de cada um.

Por que devo pagar o dízimo?

O Dízimo é bíblico, teológico, comunitário e pastoral; é a maneira consciente, livre, co-responsável, alegre, generosa para a manutenção do culto, dos evangelizadores, dos templos e obras anexas. O Dízimo deve ser assumido como uma pastoral pelos fiéis, como um compromisso de vida, como expressão de fé, não como uma esmola ou uma taxa.

A Igreja, instituída por Cristo para evangelizar, catequizar, santificar, servir na caridade, necessita de recursos materiais. A Igreja não é uma empresa que acumula riquezas, mas necessita de bens materiais.

Quanto devo pagar?

Dízimo significa a décima parte de alguma coisa (dos rendimentos, dos frutos, etc…). No caso do Dízimo na Igreja, devido a todo um processo histórico de transformação que a Igreja vem sofrendo, o Dízimo foi adequado à nossa época.

Como o Dízimo é uma contribuição mensal que cada cristão ou cada família entrega à sua comunidade, qual é o valor então desta contribuição?

Cada cristão poderá contribuir com a quantia que deseja, de acordo com a sua consciência. Ela será o juiz de cada um. Mas nunca devemos esquecer da décima parte.

O que devo fazer para me inscrever?

Se você deseja contribuir com o Dízimo em nossa Paróquia, deverá seguir as seguintes informações.

  • Durante a semana, procurar a Secretaria da Paróquia que irá realizar o seu cadastro como Dizimista.
  • Antes e após as missas no final de semana, procurar um Agente da Pastoral do Dízimo, o qual irá realizar o seu cadastro como Dizimista.
  • O cadastro será feito com o preenchimento de uma ficha, onde irá constar o seu nome, data de nascimento, endereço, telefone. Estas informações servirão para contato entre nossa Paróquia e você.

Como deve ser minha contribuição ?

  • Voluntária: Com amor e não como lei. Deus ama a quem dá com alegria, porém, deve estar atento quanto a metodologia ou forma que cada paróquia o diocese adota.
  • Generosa: A gratidão não tem paga. Fazer a oferenda com alegria e consagrar o dia a Deus.
  • Conscienciosa: Deus lê o coração. Quem sonega o dízimo está sonegando o próprio Deus. É só vermos os Atos 5,6ss o que aconteceu ao casal mentiroso e enganador: Ananias e Safira.

Seja um Dizimista

Para se tornar um dizimista, preencha o formulário abaixo e clique no botão de enviar. Seus dados serão utilizados para envio de boletos para pagamento regular de dízimos.

Acesso Restrito