MATEUS 18,1-4 (401)

Texto bíblico diário comentado (401)

Irmãos e irmãs,

Participemos da leitura e reflexão diária da Palavra de Deus. Aos de corações puros e simples, as portas do Reino dos Céus estarão abertas.

Mateus 18,1-4 – Quem é o maior? – Nessa ocasião, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus?" Ele chamou perto de si uma criança, colocou-a no meio deles e disse: "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus. Aquele, portanto, que se tornar pequenino como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus". Palavra da Salvação!

Comentário: Em resposta à pergunta dos discípulos sobre quem seria o maior no Reino dos Céus, Jesus responde que: "Se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus". Notemos bem o que Jesus respondeu: Ele disse que se não atendermos algumas exigências, sequer entraremos no Reino dos Céus.

Então precisamos nos questionar um pouco: 1. Queremos mesmo entrar no Reino dos Céus? 2. Por que desejo entrar no Reino dos Céus? 3. Que tenho que fazer para atender esse meu desejo? 4. O que é conversão? 5. O que Cristo quis dizer quando disse que precisamos nos tornar como crianças? Tentemos responder. Na primeira questão é preciso lembrar que uma das coisas mais importantes que Deus nos deu foi a liberdade.

Pela liberdade vislumbramos dois caminhos: o do Bem e o do Mal. No caminho do Bem estaremos com Deus, nosso Criador e Pai. No caminho do Mal seremos inimigos de Deus. Nossa alma estará em carência de amor. Que escolha faremos? Certamente é a escolha do Bem, onde, com a Graça de Deus, seremos amados profundamente e auxiliados a amá-lO. Então a primeira pergunta está respondida: Desejamos estar vivendo amorosamente com Deus.

Sendo assim, a segunda pergunta está facilmente respondida: Desejamos ir para o Reino de Deus porque amamos a Deus, e queremos estar perto de quem amamos, e não por benefícios ou heranças. Terceira questão: E o que devemos fazer para isto acontecer? Se não vos converterdes não entrareis no Reino dos Céus. Quarta questão: E o que significa Conversão? Mudança de vida, mudança moral. Tornar-nos pessoas melhores. Santificar-nos. Ora, somos orgulhosos, vaidosos, mentirosos, ambiciosos, injustos, (...)? Melhoremos.

A quinta questão: O que Cristo quis dizer quando disse que precisamos nos tornar como crianças? Ele nos convida à simplicidade, à humildade, a sermos dóceis, puros e sem malícia, satisfeitos com a própria condição, sem soberba, sem ambição, (...), como as crianças. A esses, de corações puros e simples, as portas do Reino estarão abertas. É difícil a santificação? Sim, um pouco, porém, será que já vimos vitória boa sem uma boa batalha? Então, avante com perseverança.

Um forte abraço para todos

Fraternalmente,

Severino Alves

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Acesso Restrito