MATEUS 14,34-36 (387)

Texto bíblico diário comentado (387)

Irmãos e irmãs,

Participemos da leitura e reflexão diária da Palavra de Deus. "E lhe trouxeram todos os doentes, rogando-lhe somente tocar a orla da sua veste. E todos os que a tocaram foram salvos".

Mateus 14,34-36 – Curas na terra de Genesaré – Terminada a travessia, alcançaram terra em Genesaré. Quando os habitantes daquele lugar o reconheceram, espalharam a notícia de Sua chegada por toda a região. E lhe trouxeram todos os doentes, rogando-lhe somente tocar a orla da sua veste. E todos os que a tocaram foram salvos. Palavra da Salvação!

Comentário: A notícia da chegada de Jesus nas áreas onde passava espalhava-se rapidamente. E muitos vinham à Sua procura, porém a maioria buscava mais benefícios temporais, como cura ou alimento, e menos ensinamentos. Jesus já ficara triste com isto, e criticara a atitude do povo em relação ao milagre de multiplicação dos pães, conforme Jo 6,26: "Em verdade, em verdade, vos digo: vós me procurais não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos saciastes".

Na ânsia de libertação de suas doenças, as pessoas buscavam tocar pelo menos em suas vestes: "E lhe trouxeram todos os doentes, rogando-lhe somente tocar a orla da sua veste. E todos os que a tocaram foram salvos". As curas sempre aconteciam nos lugares visitados por Jesus. Pois Sua preocupação era grande com o sofrimento do povo, especialmente no tocante aos doentes, por serem excluídos.

O assunto de excluídos nos faz lembrar o sermão da montanha (Mt 5), quando Jesus nos orienta a vencer todos os preconceitos, afirmando ainda que os bem-aventurados são exatamente os que sofrem, os aflitos, os perseguidos, os que têm fome e sede de justiça. Ao descer da montanha Ele apresenta isto de forma concreta, quebrando paradigmas ao tocar um leproso, conforme Mt 8,2-3: "De repente um leproso se aproximou e se prostrou diante dele, dizendo: Senhor, se queres, tens poder para purificar-me. Ele estendeu a mão e, tocando-o disse: Eu quero, sê purificado".

O texto nos mostra que bastava alguém tocar na roupa de Jesus para ser curado: "Rogavam-lhe somente tocar a orla da sua veste. E todos os que a tocaram foram salvos". Isto é especial, pois mesmo que alguns possam relutar em não aceitar essas verdades, o evangelho nos mostra que podemos obter milagres ou graças apenas tocando em algo material, na força daquele que o Santificou.

É claro que roupas ou outros objetos materiais, por si só, não têm poderes próprios, mas Deus pode se servir de objetos sensíveis para transmitir graças às pessoas que os tocam com fé n'Ele, em Seu Filho Jesus Cristo, ou mesmo através da intercessão dos santos. Lembremos o que nos relata At 19,11-12 sobre S. Paulo: "Bastava, por exemplo, que sobre os enfermos se aplicassem lenços e aventais que houvessem tocado seu corpo: afastavam-se deles as doenças, e os espíritos maus saíam". Trata-se aqui de relíquias milagrosas, um assunto a ser considerado com muita seriedade.

Um forte abraço para todos.

Fraternalmente,

Severino Alves

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Acesso Restrito