PADRE ALDEVAN - POSSE DO NOVO VIGÁRIO

PADRE JOS ALDEVAN

BEM VINDO, PADRE ALDEVAN !...

 

Glorificamos ao PAI CRIADOR por este tempo especial em nossa Paróquia! A Comunidade do Rosário, em festa, louva de Deus pela graça de haver sido contemplada com mais um padre em seu caminho.  Neste domingo, Dia dos Pais, aconteceu a Concelebração Eucarística de posse do Neo Sacerdote, Padre José Aldevan no cargo de Vigário Paroquial. Dela participaram: o próprio Pe. Aldevan que presidiu a solenidade, Mons. Lourildo Soares, Pe. Eugênio. Pe. Ranieri e o Pe. Deseniltom. Seminaristas, Religiosas e a Comunidade foram rezar com o novo vigário.

A Matriz estava bem preparada para a linda noite. O perfume dos lírios e rosas invadia todo o ambiente que foi coberto de delicadas flores especialmente escolhidas para a ocasião. Também se destacou o efeito das luzes usadas para realçar ainda mais o cenário da celebração.

Logo no início, Mons. Lourildo Soares, Pároco Paroquial, recebeu das mãos do Pe. Aldevan o Termo da Provisão emitido pela Diocese e o passou ao Comentarista José Nascimento Cunha, para que fosse proferida a leitura diante da Assembleia.

Seguiram-se os ritos da Celebração Eucarística. Mons. Lourildo foi o escolhido para fazer a Homilia e na oportunidade também fez a homenagem aos pais no seu dia. Dirigiu sua reflexão para o significado do SER SACERDOTE e concluiu invocando a inspiração do Divino Espírito Santo e a proteção da Mãe do bom Pastor, Maria Santíssima.

 

No final, vieram as homenagens. A articuladora Conceição Vilar encarregou-se de fazer a saudação de acolhida ao novo vigário e os novos casais do ECC – ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO entregaram-lhe rosas e uma lembrança em nome das pastorais.

As palavras de agradecimento do Pe. Aldevan demonstraram o seu perfil de simplicidade e de vocação para o ministério sacerdotal.  

A homenagem encerrou-se no Salão de Recepções do Centro Pastoral do Rosário, onde foi servido um coquetel aos presentes.

Foi uma festa rica em emoções. Pe. Aldevan recebeu o carinho especial da Comunidade que o acolheu com orações e com muito calor humano.

Transcrevemos a MENSAGEM proferida pela articuladora Conceição Vilar.

MENSAGEM DE ACOLHIDA AO NOVO VIGÁRIO PADRE JOSÉ ALDEVAN – dia 14 de agosto de 2011.

 

 

Estimado Padre ALDEVAN - nosso mais novo Vigário Paroquial - e sua digníssima Família.

Reverendíssimos Padres,

Caros Seminaristas e Religiosas,

Amados Irmãos desta Paróquia.

 

“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu quem vos escolhi e vos designei para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça.”

(Jo 15, 16)

ESTAMOS EM FESTA!...

Louvamos a Deus por este momento especial de nossa Diocese que   ganhou há poucos dias 06 novos padres!... Louvamos a Deus pelos JOVENS que se apresentaram para dizer o seu “ad sunt” – aqui estou – para receber da Igreja, pelo gesto apostólico da “imposição das mãos” do Sr. Bispo D. Jaime Vieira da Rocha, a ordenação presbiteral. E assim exercer “in persona Christi” - na pessoa de Cristo – o sacerdócio católico.

e temos muito o que AGRADECER...

Agradecer ao Sr. Bispo, que nos presenteia com mais um padre para esta Comunidade do Rosário. Com uma calorosa salva de palmas, queremos dizer, BEM VINDO, PADRE ALDEVAN!...

Querida JUVENTUDE que aqui se encontra, assim como CRISTO chamou o Padre ALDEVAN para a missão de discípulo servidor do seu Povo, Ele chama cada um de vocês, JOVENS, para ser um sinal de Deus no mundo. Principalmente hoje, nestes tempos tão conturbados e nocivos à FÉ, vocês são incluídos como mensageiros do Senhor. São chamados a testemunhar com a Vida... Chamados ao Sacerdócio.

 

 

O Sacerdócio Católico foi instituído por Jesus Cristo. “Todo sumo sacerdote, escolhido dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas que dizem respeito a Deus”.
Assim nos ensina o Apóstolo Paulo.

“Portanto os presbíteros são escolhidos dentre os homens, chamados a prolongar a presença de Cristo, único e sumo Pastor, atualizando o seu estilo de vida e tornando-se como que a Sua transparência no meio do rebanho a eles confiado.”

O Apóstolo Pedro também adverte: “Sede pastores do rebanho de Deus, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho.”

Já o Concílio Vaticano II e os ensinamentos dos últimos papas enfatizam o seguinte sobre o ministério:

  • os presbíteros são ministros da Palavra, com o grande dever de anunciar o Evangelho de Deus a todos, indistintamente. São chamados à Oração e Adoração... São ministros dos sacramentos, especialmente da Eucaristia. Pela celebração dos sacramentos, sobremaneira da Eucaristia, o padre se santifica e santifica o seu povo.
  • A Conferência de Aparecida também enalteceu o ministério dos presbíteros, quando os bispos se expressaram enfaticamente: “Valorizamos e agradecemos com alegria que a imensa maioria dos presbíteros vivam seu ministério com fidelidade e sejam modelo para os demais, que separem tempo para sua formação permanente, que cultivem uma vida espiritual que estimule os demais presbíteros e seja centrada na escuta da palavra de Deus e na celebração diária da Eucaristia: “Minha Missa é minha vida e minha vida é uma Missa prolongada!”

 

Hoje é um dia muito propício para se enxergar mais de perto   e conhecer um pouco deste JOVEM SACERDOTE ALDEVAN. Você, caríssimo irmão, deve estar ansioso para isso.

Assim permitimo-nos adentrar à sua intimidade e procuramos saber um pouco da sua história :

Padre José Aldevan Guedes Pereira nasceu no dia 28 de julho de 1980, na Cidade de Aroeiras (PB). É o terceiro dos quatro filhos do Sr. José Inácio e da Sra. D. Dulcineia.

 

São estas  suas palavras que advêm da espontaneidade e simplicidade :

“Desde criança, pensava em ser padre. A figura do padre me encantava, mas eu não falava para ninguém desse meu desejo, até por que não me achava digno de tão grande dom. Sempre gostei da Igreja. Cresci num ambiente religioso, e via muitas vezes minha avó rezar o terço, e quando era um “dia santo” (São José, Santa Luzia), ela chamava a família e os vizinhos para rezar a novena em sua casa. A minha tarefa era preparar o “altar” para a celebração...Daí veio o despertar para a VOCAÇÃO...

Vieram os trabalhos, os envolvimentos na Comunidade e os encontros vocacionais...

Nunca falei para minha família que iria para o Seminário; meus pais só ficaram sabendo quinze dias antes...

Ingressei no Seminário propedêutico no dia 13 de fevereiro de 2004 na cidade de Areia – PB, Diocese de Guarabira. Depois de um ano de preparação vim para o Seminário Diocesano de Campina Grande, onde fiz Filosofia e Teologia.

Durante o período de formação passei por várias paróquias, a serviço do trabalho pastoral, inclusive a do Rosário, onde já estagiei como DIÁCONO.”

No dia 04 de agosto de 2011, a ordenação presbiteral.

E agora como PADRE, AQUI ESTOU...

 

Padre Aldevan, o Senhor aqui chega - como vigário - no início da sua missão sacerdotal e no vigor da Juventude, com todo o entusiasmo de quem se consagra para AMAR...

“Um consagrado para amar...

Um consagrado pra se doar... ( assim como diz a música)

Um amor que tudo suporta..

Um amor que não dá pra improvisar...

Um amor que não busca interesses seus,
É o mais puro amor, o amor de Deus!”

E nossa Paróquia tem uma vocação muito forte para ACOLHER...

Ao longo dos anos, vem tecendo marcas muito significativas dos PADRES que por aqui iniciaram sua vida pastoral. Chegaram bem jovens e conosco amadureceram. Fazemos memória, com saudade,   de   Pe. Itan, Pe. Genival, Pe. Lourildo (no 1º tempo), Pe. Gerôncio, Pe. Acírio, Pe. Rocha, Pe Everaldo. Esta referência carinhosa é também uma forma de homenageá-los, e se estende aos nossos atuais pastores Mons. Lourildo e Pe. Eugênio.

O Senhor entra na história dos nossos padres, num momento muito bonito e muito próprio; mês temático das vocações, quando nós mal acabamos de vivenciar a nossa Assembleia de Pastoral. Quando também foram levantados grandes DESAFIOS a serem superados em nossa caminhada de Igreja. E com eles, um forte apelo à conversão pessoal e pastoral, para nos ajustar às novas demandas dos tempos de mudança.

E precisamos contar com a sua motivação para isso...

Nossa Paróquia espera muito do Senhor, PADRE ALDEVAN...

Com especial carinho, queremos acolhê-lo, admirá-lo, amá-lo, respeitá-lo, valorizá-lo.

Sabemos que o Senhor já está consciente da sua missão sacerdotal, mesmo assim, permita-nos, queremos fazer nosso o aconselhamento de um padre formador, dizendo-lhe :

“Que tenha como modelo da sua Espiritualidade o próprio Jesus Cristo, o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas.

Seja prudente no pastoreio.

Não seja padre para si e sim para a Igreja.

Seja um padre humilde, despojado, acolhedor e com capacidade de relacionar-se com as pessoas.

Evite os apegos afetivos e saiba agir com prudência nesse campo.

Não se deixe encantar pelas aparências.

Ame a todos, mas tenha especial dedicação aos mais carentes, doentes e idosos, aos esquecidos e abandonados, os pobres do Evangelho...

Viva seu celibato com alegria e saiba se conter diante das tentações do prazer oferecidas pelo mundo.

A exemplo de Jesus Casto, seja “todo de Deus e todo dos irmãos”.

 

Que a Virgem Santíssima, Senhora do Rosário, Nossa Padroeira, interceda por seu ministério, pois ela é a Mãe dos Sacerdotes. Assim como ela acompanhou o seu Filho, Sumo e Eterno Sacerdote, o acompanhará em todos os momentos de sua vida.

Por fim, neste DIA DOS PAIS, pedimos sua bênção, PADRE ALDEVAN. O PADRE É PAI e tem a missão de abençoar...

AMÉM!...

 

 

 

 

 

ESPAÇO DE EVANGELIZAÇÃO

biblia

Visitantes On-Line

Nós temos 509 visitantes online

Contador de Visitas

00409734

Acesso Restrito