TEMPO DE RETORNAR PARA O SENHOR!

TEMPO DE RETORNAR PARA O SENHOR!

QUARESMA 2020

 

 

Estamos na Quaresma, o tempo que nos é dado para vivenciar uma preparação longa para a Páscoa do Senhor.

Através da Liturgia da Igreja, este tempo nos convida ao empenho da oração, do jejum e da prática da caridade.

Nas palavras do Papa Francisco, a QUARESMA é “um tempo propício para nos prepararmos para celebrar, de coração renovado, o grande Mistério da morte e ressurreição de Jesus, cerne da vida cristã pessoal e comunitária. Com a mente e o coração, devemo-nos voltar continuamente a este Mistério.

Com efeito, o mesmo não cessa de crescer em nós na medida em que nos deixamos envolver pelo seu dinamismo espiritual e aderirmos a ele com uma resposta livre e generosa”.

Sabemos que o tempo quaresmal é um tempo especial de escuta do Senhor, da Sua Palavra. Acolhendo a Palavra de Deus e todos os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo durante este tempo penitencial, o Senhor nos levará ao fruto da conversão: “quanto mais nos deixarmos envolver pela sua Palavra, tanto mais conseguiremos experimentar a sua misericórdia gratuita por nós.

Portanto não deixemos passar em vão este tempo de graça, na presunçosa ilusão de sermos nós os donos dos tempos e modos da nossa conversão a Ele” (Papa Francisco). A Páscoa desabrochará na vida de cada um, como tempo da ressurreição e da plenitude da vida.

Neste ano a CAMPANHA DA FRATERNIDADE nos chama a olharmos a vida como dom e compromisso e, para isso, a melhor forma de contribuirmos para o crescimento da vida é através do AMOR, da CARIDADE da GENEROSIDADE.

Quando realmente nos convertemos ao Senhor, Ele mesmo nos leva ao socorro dos nossos irmãos, nos constituindo bons samaritanos para as dores e os sofrimentos dos homens e mulheres deste tempo.

Que o caminho quaresmal que iremos trilhar com o Senhor, que já venceu o nosso pecado e a nossa morte, nos ajude a perceber os horizontes transformadores de Sua Graça em nosso viver.

O Senhor caminha conosco!

A Cruz de Cristo que se põe diante dos nossos olhos não é sinal de desânimo e desesperança, mas significa a força de que precisamos para retornar para o Senhor Ressuscitado e para o cuidado de nossos irmãos.

Uma boa e santa QUARESMA para todos!

Dom Frei Manoel Delson

Arcebispo da Paraíba

FONTE: JORNAL CORREIO DA PARAÍBA  - EDIÇÃO DE 01.03.2020

Acesso Restrito