14º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano C

Intenções  

 

RITOS INICIAIS

                                                    

ANIM.: Acolhemos a todos e todas, para juntos celebrarmos a Páscoa do Senhor.

             Somos renovados pela força do Espírito de Deus, o mesmo que sustentou Jesus e seus discípulos na missão de anunciar os sinais de presença do Reino, louvando o seu Santo Nome, dando testemunho vivo do Evangelho, promovendo a paz, a gratuidade que promove a partilha fraterna e a comunhão que nos une. Testemunho que não considera outra glória, se não aquela da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

           E, como testemunhas da ternura de Deus, iniciemos a Celebração. Cantemos.

                                                                                                                                      ACOLHIDA

PR.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

T: Amém

PR: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo nosso irmão estejam convosco.

T: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

ATO PENITENCIAL

PR: Cada um de nós é enviado por Jesus para evangelizar através do testemunho vivo do Evangelho. Se assim não vivemos, peçamos perdão.

Senhor, vós que sois o enviado de Deus para nos trazer a vida em plenitude, tende piedade de nós.

T: Senhor, tende piedade de nós!

Cristo, que viestes chamar os pecadores, ensinai-nos a evangelizar pelo testemunho de vossa cruz e tende piedade de nós.

T: Cristo, tende piedade de nós!

Senhor, que vos fizestes pobre para evangelizar o mundo, tende piedade de nós!

T: Senhor, tende piedade de nós!

PR: Deus misericordioso tenha compaixão de nós, perdoai nossas desculpas que nos tornam fugitivos do compromisso evangelizador e concedei-nos a vida eterna.

T: Amém.

HINO DE LOUVOR

ORAÇÃO DO DIA (Missal. Pág.358)

PR: Oremos (Pausa). Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria, e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. PNSJC.

T: Amém!

  

LITURGIA

DA PALAVRA

1ª. LEITURA (Isaías 66,10-14c)

Primeira Leitura (Is 66,10-14c)

Leitura do Livro do profeta Isaías:

10Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela, todos vós, que a amais; tomai parte em seu júbilo, todos vós, que choráveis por ela, 11para poderdes sugar e saciar-vos ao seio de sua consolação, e aleitar-vos e deliciar-vos aos úberes de sua glória.

12Isto diz o Senhor: “Eis que farei correr para ela a paz como um rio e a glória das nações como torrente transbordante. Sereis amamentados, carregados ao colo e acariciados sobre os joelhos. 13Como uma mãe que acaricia o filho, assim eu vos consolarei; e sereis consolados em Jerusalém. 14cTudo isso haveis de ver e o vosso coração exultará, e o vosso vigor se renovará como a relva do campo. A mão do Senhor se manifestará em favor de seus servos”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL (65)

          

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira!

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,/ cantai salmos a seu nome glorioso,/ dai a Deus a mais sublime louvação!/ Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras!

— Toda a terra vos adore com respeito/ e proclame o louvor de vosso nome!”/ Vinde ver todas as obras do Senhor:/ seus prodígios estupendos entre os homens!

— O mar ele mudou em terra firme,/ e passaram pelo rio a pé enxuto./ Exultemos de alegria no Senhor!/ Ele domina para sempre com poder!

— Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar:/ vou contar-vos todo bem que ele me fez! Bendito seja o Senhor Deus que me escutou,/ não rejeitou minha oração e meu clamor,/ nem afastou longe de mim o seu amor!

2ª LEITURA (Gálatas 6,14-18 )

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

Irmãos: 14Quanto a mim, que eu me glorie somente da cruz do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por ele, o mundo está crucificado para mim, como eu estou crucificado para o mundo. 15Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão têm valor; o que conta é a criação nova. 16E para todos os que seguirem esta norma, como para o Israel de Deus, paz e misericórdia. 17Doravante, que ninguém me moleste, pois eu trago em meu corpo as marcas de Jesus. 18Irmãos, a graça do Senhor nosso, Jesus Cristo, esteja convosco. Amém!

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

EVANGELHO (Lucas 10,1-12.17-20)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós.

7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.

10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’

12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.

17Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. 18Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

HOMILIA

PROFISSÃO DE FÉ

PRECES DA ASSEMBLEIA

PR.: Ao Senhor que conhece a grandeza da messe e a escassez dos operários dirijamos nossas preces, intercedendo a graça de enviar discípulos e discípulas missionários para sua messe.

R: Enviai, Senhor, operários para a vossa messe!

1 – Fazei que nosso coração exulte de alegria, Senhor, como é vossa promessa, para que manifestando vossa presença entre nós sintamos vosso amor e vossa paz, rezemos.

                                                            

2Para que todos aqueles que administram a justiça atuem com integridade e, para que a injustiça que perpassa o mundo não tenha     a última palavra, rezemos.

3 – Suplicamos, Senhor, a graça de que o nosso testemunho evangelizador nos faça gloriar na Cruz de Jesus Cristo, da qual recebemos a paz e a misericórdia, rezemos.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                4 - Abri os corações de todos os discípulos e discípulas missionários, Senhor, à graça da mansidão, da gratuidade e da comunhão no testemunho diário do Evangelho, rezemos...

Oração pelas vocações e pelos sacerdotes

Divino Salvador Jesus Cristo/concedei-nos sacerdotes   santos,/ inflamados no fogo do vosso amor /totalmente doados a edificação da vossa Igreja. / E vós, o Maria, mãe dos sacerdotes,/ vós que sois a onipotência suplicante,/ socorrei-os a todos,/ nos trabalhos e dificuldades em que se encontrarem./ Virgem Mãe e Rainha dos Apóstolos   de   Jesus,/ aumentai nas famílias o respeito e o amor ao sacerdócio;/suscitai novas vocações sacerdotais e religiosas./ Guiai, segundo o amor do vosso coração, os nossos seminaristas/ para que sejam mais tarde dignos Ministros do Altar,/ santos e dedicados pastores do povo Cristão./ Assim seja!

PR.: Nós proclamamos vosso nome e louvamos, Senhor nosso Pai, porque recebemos alegremente o convite para sermos discípulos e discípulas missionários, testemunhando o Evangelho de vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina pelos séculos dos séculos.

T: Amém.

 

LITURGIA

EUCARÍSTICA

CONVITE À ORAÇÃO

(Missal. Pág.404)

PR.: Orai, irmãos e irmãs, para que nosso empenho em responder fielmente ao chamado profético nos torne dignos de oferecer este sacrifício a Deus Pai todo-poderoso.

T.: Receba o Senhor por tuas mãos...

SOBRE AS OFERENDAS

(Missal. Pág.358)

PR: Possamos, ó Deus, ser purificados pela oferenda que vos consagramos; que ela nos leve, cada vez mais, a viver a vida do vosso Reino. Por Cristo, nosso Senhor.

T: Amém!

ORAÇÃO EUCARÍSTICA

Prefácio VI-B (Missal pág. 848)

Santo

Oração VI-B

(Missal pág.848)

Pai nosso

Cordeiro

COMUNHÃO

Antífona de Comunhão (Missal. Pág.358)

RITO DA COMUNHÃO

(Canto para a distribuição eucarística)

DEPOIS DA COMUNHÃO

(Missal. Pág.358)

PR. Oremos (Pausa). Nós vos pedimos, ó Deus, que, enriquecidos por essa tão grande dádiva, possamos colher os frutos da salvação sem jamais cessar vosso louvor. Por Cristo, nosso Senhor.

T: Amém

 

         RITOS FINAIS

AVISOS

PÃO DAS CRIANÇAS

BÊNÇÃO FINAL

CANTO

EQUIPE –SÃO PAULO

Acesso Restrito