Intenções.

 

RITOS INICIAIS

ANIM.: Amados irmãos e irmãs, a celebração deste dia destaca a importância da Palavra de Deus para a vida pessoal e para a vida da comunidade. Por isso, a necessidade de avaliar o modo como entramos em contato com a Palavra de Deus para o bem pessoal e para o bem de toda comunidade. Uma celebração, portanto, que incentiva-nos a cultivar e dedicar tempo para ouvir e meditar a Palavra de Deus.

Iniciemos nossa celebração, cantando.  

              

ACOLHIDA

PR.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

T. Amém

PR.: O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja convosco.

T.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

ATO PENITENCIAL

PR.: O Evangelho de hoje dirá que todos os olhares estavam fixos em Jesus. Convido a fixar nossos olhos em Jesus para ouvir o que ele nos diz, para reconhecer que a Palavra de Deus é o fundamento de nossa comunidade e para recordar que somos o Corpo Místico de Jesus Cristo.

Em silêncio, reconheçamos as nossas faltas para celebrar como comunidade unida a nossa Salvação em Cristo Jesus.

(Pausa)

PR.: Confessemos os nossos pecados:

T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós irmãos e irmãs que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos, e a vós irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

PR.: Deus todo-poderoso, eterna compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna.

T. Amém.

Kyrie eleison

PR.: Senhor, tende piedade de nós!

T. Senhor, tende piedade de nós!

PR.: Cristo, tende piedade de nós!

T. Cristo, tende piedade de nós!

PR.: Senhor, tende piedade de nós!

T. Senhor, tende piedade de nós!

HINO DE LOUVOR

PR.: Glorificado seja nosso Deus que enviou seu Filho ao mundo para libertar-nos de todo tipo de opressão.

ORAÇÃO DO DIA

(Missal. Pág. 347)

PR.: Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. PNSJC.

T.: Amém!

 

LITURGIA

DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA

(Livro de Neemias 8,2-4a.5-6.8-10)

SALMO RESPONSORIAL 18B (19B): Vossas palavras, Senhor,

são Espírito e vida.

SEGUNDA LEITURA:

(1Coríntios 12,12-30)

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:

(Lucas 1,1-4; 4,14-21))

HOMILIA

PROFISSÃO DE FÉ

ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA:

PR.: Hoje, dia consagrado ao Senhor, queremos humildemente apresentar nossas necessidades a Deus, intercedendo sua graça para viver autenticamente o que ouvimos em sua Palavra.

T: Vossa alegria, Senhor, seja a nossa força

  1. 1.Ajudai-nos, Senhor, a acolher a vossa Palavra em nossas vidas e em nossa comunidade eclesial, para que nosso povo seja renovado na alegria e na caridade fraterna, rezemos.

  1. 2.Colocai vossa Palavra, que é luz para os olhos, diante de nossos passos, Senhor, para que a Igreja com seus pastores e as comunidades cristãs sejam fiéis ao projeto do vosso Reino, rezemos.

  1. 3.Fortalecei em nós, Senhor, a graça da união e da unidade, para que formando o Corpo de Cristo, possamos testemunhar a eficácia de vossa Palavra na sociedade e no mundo, rezemos.

  1. 4.Fazei com que nossos olhos estejam em Jesus Cristo, para que juntos possamos realizar o projeto do vosso Reino para o bem da Igreja, das comunidades e de cada ser humano, rezemos.

  1. 5.Abençoai, Senhor, os jovens do mundo inteiro que participaram da Jornada Mundial da Juventude no Panamá, e infundi neles a graça da criatividade e da ousadia, para que iluminados por vossa Palavra e conduzidos pelo vosso Espírito Santo sejam testemunhas vivas da alegria do Evangelho, rezemos.

Oração pelas vocações e pelos sacerdotes

Divino Salvador Jesus Cristo/concedei-nos sacerdotes   santos,/ inflamados no fogo do vosso amor /totalmente doados a edificação da vossa Igreja. / E vós, o Maria, mãe dos sacerdotes,/ vós que sois a onipotência suplicante,/ socorrei-os a todos,/ nos trabalhos e dificuldades em que se encontrarem./ Virgem Mãe e Rainha dos Apóstolos   de   Jesus,/ aumentai nas famílias o respeito e o amor ao sacerdócio;/suscitai novas vocações sacerdotais e religiosas./ Guiai, segundo o amor do vosso coração, os nossos seminaristas/ para que sejam mais tarde dignos Ministros do Altar,/ santos e dedicados pastores do povo Cristão./ Assim seja!

PR.: Que nossas preces cheguem até vós, ó Senhor, vós que sois nosso rochedo e nossa Salvação, para que iluminados pela vossa Palavra, vivamos a sabedoria dos humildes para testemunhar o Evangelho de vosso Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina pelos séculos dos séculos.

T.: Amém

 
   

 

LITURGIA

EUCARÍSTICA

(Canto de preparação das oferendas)

 

CONVITE À ORAÇÃO

(Missal. Pág. 404 )

PR: Orai, irmãos e irmãs, para que levando ao altar as alegrias e as fadigas de cada dia, possamos oferecer um sacrifício aceito por Deus Pai todo-poderoso.

T: Receba o Senhor por tuas mãos...

SOBRE AS OFERENDAS

(Missal. Pág. 347)

PR: Ó Deus, acolhei com bondade as oferendas que vos apresentamos para que sejam santificadas e nos tragam a Salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

T.: Amém!

ORAÇÃO EUCARÍSTICA

Prefácio da V(Missal pág. 495)

Santo

Oração V (Missal pág. 495)

Pai nosso

Cordeiro

RITO DA COMUNHÃO

(Canto para a distribuição eucarística)

DEPOIS DA COMUNHÃO

(Missal. Pág. 347)

PR: Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que, tendo recebido a graça de uma nova vida, sempre nos gloriemos dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor.

T.: Amém!

RITOS FINAIS
 

        

AVISOS

CANTO

BENÇÃO FINAL

 

(Para o Tempo Comum, V, pág. 526)

Acesso Restrito