Dia de Consagração do Dízimo

 

RITOS INICIAIS

Intenções:

ANIM: Amados irmão e irmãs! Em comunhão de amor com o Pai, celebramos o Batismo do Senhor.

           A ação do Espírito Santo que atuou no Batismo do Senhor, e em toda Sua Vida, prolonga-se na vida de cada um de nós e despertou em Jesus sua consciência de Filho de Deus, ungido para a obra da salvação humana que culminou no Batismo de Sangue de sua Paixão redentora. Hoje, também, rezamos por todos os nossos dizimistas Cantemos.

      

ACOLHIDA

PR.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

T. Amém

PR.: Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito, para obedecer a Jesus Cristo e participar da benção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente.

T.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

ATO PENITENCIAL   (Aspersão)

Rito para bênção e aspersão da água

PR.: Irmãos e irmãs em Cristo, invoquemos o Senhor nosso Deus, para que se digne abençoar esta água que vai ser aspergida sobre nós, recordando o nosso batismo. Que ele se digne ajudar-nos, para permanecermos fiéis ao Espírito que recebemos.

E, após um momento de silêncio, continua, de mãos unidas:

Deus eterno e todo-poderoso, quisestes que pela água, fonte de vida e princípio de purificação, as nossas almas fossem purificadas e recebessem o prêmio da vida eterna.

Abençoai X esta água, para que nos proteja neste dia que vos é consagrado

e renovai em nós a fonte viva de vossa graça, a fim de que nos livre de todos os males e possamos nos aproximar de vós

com o coração puro e receber a vossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

T. Amém.

Canta-se o hino para aspergir o povo.

Ao final, segue-se a absolvição sacerdotal:

Que Deus todo-poderoso nos purifique dos nossos pecados e, pela celebração desta Eucaristia, nos torne dignos da mesa do seu Reino.

T. Amém.

HINO DE LOUVOR

PR.: Pela graça de sermos filhos e filhas amados de Deus, cantemos seu louvor e glorifiquemos o Senhor nosso Deus.

ORAÇÃO DO DIA

(Missal. Pág. 165)

PR.: Deus eterno e todo-poderoso, que, sendo o Cristo batizado no Jordão, e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos e filhas adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. PNSJC.

T.: Amém!

LITURGIA

DA PALAVRA

PRIMEIRA LEITURA:

(Isaias 42,1-4.6-7)

Leitura do Livro do profeta Isaías:

Assim fala o Senhor: 1”Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações.

2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.

6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL: (28)

Que o Senhor abençoe com a paz, o seu povo!

— Filhos de Deus, tributai ao Senhor,/ tributai-lhe a glória e o poder!/ Dai-lhe a glória devida ao seu nome;/ adorai-o com santo ornamento!

— Eis a voz do Senhor sobre as águas,/ sua voz sobre as águas imensas!/ Eis a voz do Senhor com poder!/ Eis a voz do Senhor majestosa.

— Sua voz no trovão reboando!/ No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”/ É o Senhor que domina os dilúvios,/ o Senhor reinará para sempre!

SEGUNDA LEITURA:

(Atos 10,34-38)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença.

36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.

37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

EVANGELHO: (Lucas 3,15-16.21-22)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 15o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.

21Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

HOMILIA

RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO:

PR.: Irmãos e irmãs, celebrando solenemente o Batismo do Senhor, renunciemos a tudo que não é digno do cristão e renovemos a fé que recebemos da Igreja.

Portanto:

Para viver na liberdade dos filhos e filhas de Deus, renunciais ao pecado?

T. Renuncio.

Para viver como irmãos e irmãs, renunciais a tudo o que vos possa desunir, para que o pecado não domine sobre vós?

T. Renuncio.

Para seguir Jesus Cristo, renunciais ao demônio, autor e princípio do pecado?

T. Renuncio.

Credes em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?

T. Creio.

Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?

T. Creio.

Credes em no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos na remissão dos pecados,

na ressurreição dos mortos e na vida eterna?

T. Creio.

O Deus todo-poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos fez renascer pela água e pelo Espírito Santo e nos concedeu o perdão de todo pecado, guarde-nos em sua graça para a vida eterna, no Cristo Jesus, nosso Senhor.  

T. Amém.

PRECES DA ASSEMBLÉIA

PR.: Apresentemos ao Senhor Jesus os nossos pedidos na certeza de que Ele deseja conceder-nos aquilo de que mais precisamos.

T.: Fortalecei-nos, Senhor, na vivência Batismal!

01. Renovando em nossos corações as promessas batismais, Senhor, pedimos vossa graça para testemunhar sem medo a Boa Nova da Salvação que vosso Filho nos trouxe e da qual participamos desde o dia de nosso batismo, rezemos.

02. Iluminai-nos com a graça do Espírito Santo, que atuou no Batismo do Senhor e prolonga-se em nossa vida, pois é esse mesmo Espírito que nos dá a consciência de nossa opção filial por Vós, ó Pai, rezemos.

03. Fazei-nos ter sempre em nossa mente a felicidade de que no Batismo nos tornamos vossos filhos e filhas, amados por Vós, ó Deus Pai, rezemos.

04. Senhor, vos pedimos a graça de viver na mesma identidade de Jesus, deixando-nos conduzir pelo Espírito Santo que habita em nós, rezemos.

04. A Bíblia, em Provérbios, nos diz: “Honra ao Senhor com teus bens e com a tua renda... e se encherão fartamente os teus celeiros. Ajuda-nos ó Pai do Céu, a Ti honrar com nossos bens, a sermos corresponsáveis pelo anúncio do Teu Evangelho, rezemos.

PR.: Colocamos diante de vosso olhar bondoso as intenções de nossas preces e suplicamos a graça de sermos Evangelho vivo na sociedade, a exemplo de vosso Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina pelos séculos dos séculos.  

T. Amém

LITURGIA

EUCARÍSTICA

ORAÇÃO DO DIZIMISTA

PR: Oração de consagração dos Dizimistas.

Todos: Recebei, Senhor, nosso dízimo! Não é uma esmola, porque não sois mendigo. Não é uma simples contribuição, porque não precisais dela. Esta importância representa, Senhor, nosso reconhecimento, nosso amor e participação na vida da comunidade. Pois o que temos, recebemos de vós. Amém!

(O presidente reza sobre o povo e envelopes)

PR: Aceitai Deus nosso Pai, o dízimo dos vossos filhos e filhas que fielmente vos apresenta em agradecimento pelos benefícios e graças que recebemos de vossas mãos. Que este gesto seja o sinal concreto da nossa vontade de participar da missão da Igreja no anúncio da Boa Nova e na transformação das estruturas desumanas em um mundo mais fraterno e solidário. Ajuda-nos Maria, mãe da Igreja, a fazermos deste momento uma entrega verdadeira, permanente e de coração ao teu amado filho, Jesus Cristo, que com o Espírito Santo vive e reina na glória de Deus Pai.

 

(Canto de preparação das oferendas)

 

(Missal Pág. 404)

PR: Orai, irmãos e irmãs...

T.: Receba o Senhor por tuas mãos...

SOBRE AS OFERENDAS

(Missal. Pág. 165)

PR.: Recebei, ó Pai, as oferendas que vos apresentamos no dia em que revelastes vosso Filho, para que se tornem o sacrifício do Cordeiro que lavou em sua misericórdia os pecados do mundo. PCNS.

T.: Amém!

ORAÇÃO EUCARÍSTICA

Prefácio: O batismo do Cristo no Jordão (Missal pág.166)

Santo

Oração Eucarística II

(Missal pág. 478)

Pai nosso

Cordeiro

RITO DA COMUNHÃO

(Canto para a distribuição eucarística)

DEPOIS DA COMUNHÃO:

(Missal. Pág. 165)

PR.: Nutridos pelo vosso sacramento, dai-nos, ó Pai, a graça de ouvir fielmente o vosso Filho amado, para que, chamados filhos e filhas de Deus, nós o sejamos de fato. PCNS.

T.: Amém!

RITOS FINAIS

PÃO DAS CRIANÇAS

AVISOS

Oração pelas vocações e pelos sacerdotes

Divino Salvador Jesus Cristo/concedei-nos sacerdotes santos,/ inflamados no fogo do vosso amor /totalmente doados a edificação da vossa Igreja. / E vós, o Maria, mãe dos sacerdotes,/ vós que sois a onipotência suplicante,/ socorrei-os a todos,/ nos trabalhos e dificuldades em que se encontrarem./ Virgem Mãe e Rainha dos Apóstolos   de   Jesus,/ aumentai nas famílias o respeito e o amor ao sacerdócio;/suscitai novas vocações sacerdotais e religiosas./ Guiai, segundo o amor do vosso coração, os nossos seminaristas/ para que sejam mais tarde dignos Ministros do Altar,/ santos e dedicados pastores do povo Cristão./ Assim seja!

BÊNÇÃO SOLENE

. O Senhor esteja convosco.

. Ele está no meio de nós.

. O Deus, quando o vosso Filho foi batizado no Jordão, fomos mergulhados com ele nas águas da nova aliança. Renovai em vossos filhos e filhas, pelo vosso Espírito, a alegria e o vigor da vida nova.

. Amém.

. Ó Deus, que abristes os céus sobre Jesus, dai aos que renasceram no batismo a graça de escutar a voz de vosso Filho e viver sempre em comunhão com todos.

. Amém.

. Ó Deus, que pelo Espírito Santo ungistes o vosso servo Jesus com o óleo da alegria e o enviastes para evangelizar os pobres, tornai todos os cristãos servidores do vosso Reino.

. Amém.

. Abençoe-vos Deus todo-poderoso,

Pai e Filho X e Espírito Santo.

. Amém.

CANTO FINAL

Acesso Restrito