VÉSPERA DO NOVO ANO

Dia Mundial da Paz e da Fraternidade Universal

 

 

Intenções  

 

RITOS INICIAIS

                                                                    

ANIM.: Caríssimos irmãos e irmãs! Somos iluminados pela graça e a misericórdia do Senhor, para celebrarmos o Pão descido do céu, o Príncipe da Paz, neste último dia do ano. Louvamos a Deus que nos deu a conhecer seu Filho Unigênito, cheio de graça e verdade. Quem O recebe, recebe a plena revelação do Pai, a vida eterna e a filiação divina. Veneramos nesta vigília, a Santa Mãe de Deus Maria como nossa mãe e intercessora que iremos celebrar amanhã. Iniciemos nossa celebração, cantando.                                                                                                                                                      

            

ACOLHIDA

PR.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

T. Amém

PR.: Irmãos e irmãs, glorifiquemos o Senhor pela chegada do novo ano civil, e que Deus, nosso Pai, vos dê a graça e sua bênção, no amor e na paz de nosso Senhor Jesus Cristo e na comunhão do Espírito Santo!

T.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

ATO PENITENCIAL

PR: Desejosos de um Feliz 2019 para nossas famílias, rezemos juntos hoje pela paz no mundo e peçamos que Maria Santíssima, a Mãe de Deus, nos ajude a construir um mundo mais irmão.

Agradeçamos o ano que passou e ofereçamos o ano que se inicia, reconhecendo nossas faltas para celebrarmos alegremente este novo início de ano.

Vivemos dias difíceis durante o ano que passou. Perdoai nossa falta de confiança quando perdemos a coragem e sequer buscamos a ajuda da vossa graça. Senhor, tende piedade de nós!

Senhor, tende piedade de nós!

Tantos acontecimentos que entristeceram o ano que passou. Perdoai as fraquezas e as decepções, que nos impediram de aceitar a dor e a tristeza em nossas vidas. Cristo, tende piedade de nós!

Cristo, tende piedade de nós!

Em alguns momentos do ano que termina, reconhecemos que fomos banais e mesquinhos com alguns irmãos e irmãs. Porque ofendemos a dignidade de irmãos e irmãs, Senhor, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós!

PR.: Deus, Senhor do tempo e da história, tenha compaixão de nós e compreendei a necessidade do vosso perdão, para que possamos participar convosco da vida eterna.      

T. Amém

HINO DE LOUVOR

Com toque de sinos.

ORAÇÃO DO DIA

(Missal. Pág. 914)

PR.: Ó Deus, que, sem princípio e sem fim, sois o início de todas as coisas, dai-nos de tal modo durante este ano novo que vos consagramos, que gozemos a fartura dos bens materiais e possamos nos distinguir pelas obras de santidade. PNSJC.

T.: Amém!

  

LITURGIA

DA PALAVRA

1ª. LEITURA (1 João 2,18-21)

SALMO RESPONSORIAL ( 95)

          

O céu se rejubile e exulte a terra!

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO.

EVANGELHO (João 1, 1-18)

HOMILIA

 

PROFISSÃO DE FÉ

PRECES DA ASSEMBLEIA

PR.: No desejo de trilhar o caminho do Senhor, que é de vida, justiça, liberdade e amor, e de formar verdadeira família ao redor de Jesus, apresentemos nossa oração, conscientes de que o Pai sempre nos escuta, dizendo:

SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

1 – Senhor, que vos fizestes presente nos lares por meio de seus membros, concedei a paz e o amor a cada família, nós vos pedimos.

                                                            

2- Senhor, que congregais na unidade, dignai-vos abençoar todas as pastorais e movimentos que trabalham com as famílias, para que estas convivam na Igreja e cresçam na vida de fé, nós vos pedimos.

3 – Senhor, que enviastes vosso Filho para nos salvar, concedei que nossa comunidade vença suas diferenças, nós vos pedimos.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                               4- Fortalecei-nos em nossa caminhada eclesial, que nos faz participar de Vossa Vida, do Vosso amor e de Vossa glória e felicidade, nós vos pedimos.

Oração pelas vocações e pelos sacerdotes

Divino Salvador Jesus Cristo/concedei-nos sacerdotes   santos,/ inflamados no fogo do vosso amor /totalmente doados a edificação da vossa Igreja. / E vós, o Maria, mãe dos sacerdotes,/ vós que sois a onipotência suplicante,/ socorrei-os a todos,/ nos trabalhos e dificuldades em que se encontrarem./ Virgem Mãe e Rainha dos Apóstolos   de   Jesus,/ aumentai nas famílias o respeito e o amor ao sacerdócio;/suscitai novas vocações sacerdotais e religiosas./ Guiai, segundo o amor do vosso coração, os nossos seminaristas/ para que sejam mais tarde dignos Ministros do Altar,/ santos e dedicados pastores do povo Cristão./ Assim seja!

PR.: Deus de Amor, que fizestes da Sagrada Família de Jesus, Maria e José o exemplo para nossa família e nossa comunidade, ouvi as preces do vosso povo amado e ajudai-nos a colocarmos em prática tudo o que vos pedimos. P.C.N.S

 
   

 

LITURGIA

EUCARÍSTICA

(Canto de preparação das oferendas)

(Missal Pág. 404)

PR: Orai, irmãos e irmãs...

T.: Receba o Senhor por tuas mãos...

SOBRE AS OFERENDAS

(Missal Pág. 914)

PR.: Nós vos oferecemos, ó Deus, este sacrifício de reconciliação e pedimos, pela intercessão da Virgem Mãe de Deus e do bem-aventurado São José, que firmeis nossas famílias na vossa graça, conservando-a na vossa paz. P.C.N.S

T.: Amém!

ORAÇÃO EUCARÍSTICA

Prefácio do Natal III

Intercâmbio no mistério da Encarnação

(Missal pág. 412)

Santo

Oração III (Missal pág. 482)

Pai nosso

Cordeiro

RITO DA COMUNHÃO

(Canto para a distribuição eucarística)

DEPOIS DA COMUNHÃO

(Missal Pág. 914)

PR.: Oremos: (pausa) Concedei-nos, ó Pai, na vossa bondade, que, refeitos com o vosso sacramento, imitemos continuamente a Sagrada Família, e, após as dificuldades desta vida, convivamos com ela no céu. P.C.N.S.

T.: Amém!

 
   

 

         RITOS FINAIS

AVISOS

BÊNÇÃO SOLENE DO INÍCIO DO ANO

(Missal Pág. 520)

CANTO

EQUIPE RESPONSÁVEL

Acesso Restrito