NATAL SOLIDÁRIO - 2018

 

NATAL SOLIDÁRIO 2018 REVISTA CAPA

 

Em CAMPINA GRANDE (PB), 

a

Comunidade de Nossa

 

Senhora do ROSÁRIO já vivencia o 17º ano do  seu 

 

NATAL   SOLIDÁRIO

 

 

Neste ano de 2018, a culminância da  AÇÃO SOLIDÁRIA acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro (sábado e domingo), quando a  pauta de atividades  atingirá  seu ponto alto, em termos de arrecadação.   Para o evento, no Pátio da Matriz do Rosário, uma ampla estrutura com tendas e barracas para  brechó,  bazar, lanchonete, etc., além de palco para apresentações artísticas.  Ao mesmo tempo, haverá momentos de ORAÇÃO e VIGÍLIA de ADORAÇÃO ao SANTÍSSIMO SACRAMENTO no interior da Matriz.  

 

                             Assim há ações em andamento  e  as pessoas estão sendo incentivadas a SER SOLIDÁRIAS  com os irmãos  menos favorecidos, através de suas DOAÇÕES,  como acontece  tradicionalmente. Desta maneira, há uma expectativa bastante favorável, no sentido de que os apelos encontrem adesões e os resultados atinjam a meta esperada  para a campanha. Alimentos não perecíveis, roupas, calçados,  brinquedos, etc. seguramente  chegarão às FAMÍLIAS CARENTES,  em  conformidade com os objetivos a que se propõe o evento, desde a sua concepção, no ano de 2002.

     

O SETOR responsável pelo  MEMORIAL  da PARÓQUIA  guarda, com especial zelo, os principais registros sobre o NATAL SOLIDÁRIO.  Dentre esses,  destacamos o importante referencial. Transcrevemos...  

Gratifica-nos bastante acompanhar e enxergar nossas pegadas na “LINHA DO TEMPO” da rica história desta Comunidade, trazendo à memória os marcos com que gravamos nas páginas da vida desta amada Igreja do Rosário. Hoje debruçamo-nos nas janelas do tempo, para contar como foram  os primeiros passos do Natal Solidário.

Criada há 17 anos,  a grande AÇÃO SOLIDÁRIA da Comunidade do Rosário tem a sua bonita história e traduziu-se num  autêntico testemunho de  vida em Cristo, a partir do seu surgimento. Tudo começou, bem antes. Há vários anos, apenas, a feliz ideia partilhada,  um “sonho que se sonhou junto”   entre  amigas. Eram elas:  Márcia Rabello e Conceição Vilar integrantes da coordenação pastoral.  A proposta -  SONHO -  a princípio, seria basicamente promover uma grande festa natalina, para alegrar as  CRIANÇAS POBRES, no pátio da Matriz, cujas árvores seriam iluminadas e enfeitadas com brinquedos pendurados aos galhos. Haveria um momento celebrativo natalino com as crianças e no final elas seriam homenageadas com a entrega dos brinquedos doados pelos irmãos generosos da Paróquia. Para tanto seria feita uma ampla campanha envolvendo toda a Comunidade.  Uma grande alegria frustrada... Um  SONHO que entre nós ficou gravado no coração apenas, pois DEUS antecipou-se e levou MÁRCIA, para festejar o Natal com seus “anjos crianças” no céu.   

Passados alguns anos, a saudade deixara de ser dor e já era história pra contar, como diz o escritor.   Aconteceram muitas mudanças e vivenciávamos um novo tempo no Rosário. E tudo sobre aquele SONHO foi por nós recuperado e transmitido para o Pároco à época, Pe. José Rocha Cavalcanti Filho – CP,  que ficou encantado com a história e passou a “SONHAR JUNTO” conosco.  Diferentemente da ideia original, o Padre propôs que fizéssemos um evento com maior abrangência, ou seja, algo que contemplasse não somente as CRIANÇAS, mas as FAMÍLIAS inteiras.  E partimos para as ações que ganharam força, através do chamamento do nosso dinâmico dirigente. Equipes e mais equipes pastorais foram motivadas;  os irmãos escutaram o apelo, atendendo o chamado para assumir o desafio, em  nome da  MISSÃO.     

Assim chegou o grande dia. E a data  07 de dezembro de 2002 ficou dedicada à grande AÇÃO SOLIDÁRIA da PARÓQUIA DO ROSÁRIO.  Montou-se uma grande estrutura para a COLETA e ORGANIZAÇÃO de alimentos não perecíveis, roupas, calçados, brinquedos, doações em espécie  e medicamentos. Ao mesmo tempo, formava-se uma longa fila indiana com VOLUNTÁRIOS, do pátio da Matriz às salas do Centro Pastoral, para o transporte manual dos produtos que eram logo colocados para a pesagem numa sala à parte. Ao mesmo tempo, nossos JOVENS faziam pedágios nas esquinas das ruas e coletas de doações em diversos pontos estratégicos.  Atingimos o expressivo volume de 15 toneladas.

Nos dias seguintes, verdadeiros mutirões foram formados, visando à organização e distribuição de todas as doações. Para a complementação das cestas básicas, a PARÓQUIA  também PARTILHOU e  contribuiu financeiramente, assumindo parte das despesas com alimentos adquiridos junto ao atacadista Inácio Borba e ainda com embalagens para acondicionamento. 

Optou-se por contemplar entre os beneficiários, as paróquias localizadas fora do nosso território, uma vez que, segundo o próprio Padre Rocha, nessas regiões mais afastadas, as condições eram bem mais precárias e as doações pouco chegavam... Assim naquele ano foram transportadas “carradas” e mais “carradas” de produtos para outros municípios do Estado: Boqueirão, Cabaceiras, Cuité, Soledade, Seridó, Serra Branca, etc. Foi uma grande lição de solidariedade. Maravilha!...

Os anos se passaram e o evento ganhou novo formato.  Criaram-se alternativas para alimentação dos participantes – barraquinhas para a venda de comidas -  e foram organizados os brechós e bazar, para a VENDA de roupas, calçados e de acessórios diversos doados.  Também implementou-se a ideia de promover a animação, através de apresentações de artistas regionais. Foi gratificante constatar que  várias outras paróquias e entidades da Cidade seguiram o nosso testemunho. Daí por diante, a AÇÃO SOLIDÁRIA  passou a integrar a agenda de muitos irmãos desta Diocese.

Desde o ano de 2014,  o NATAL SOLIDÁRIO  conta com a liderança do  Pároco Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes, ao lado do Padre Isaías Rodrigues, Vigário Paroquial, cujas ações se somam, para o êxito da Missão.   

Louvamos a DEUS, por tudo o que conseguimos alcançar até aqui. E confiamos a Ele nossos caminhos, em busca do cumprimento da  missão,   na esperança de que “todo homem tenha o suficiente para seu sustento e o bastante para poder partilhar”.

CONCEIÇÃO VILAR 

Acesso Restrito