MISSIONÁRIAS de JESUS CRUCIFICADO - 90 ANOS de MISSÃO

3 de maio de 1928 ...

Há 90 ANOS...        

Escudo1

  “ A Cidade de Campinas (SP) viu nascer uma Congregação, com o nome de: MISSIONÁRIAS DE JESUS CRUCIFICADO.

O grupo inicial era composto de 11 jovens. Deixaram suas famílias para ganharem outra, diferente e maior. Iniciaram sua vida comunitária na casa da Família de Madre Maria Villac (fundadora). E com um jeito todo novo, diferente das que existiam na época: na rua, no apostolado, não usar o hábito – traje religioso. Enquanto a maioria das religiosas não saía de casa à noite, as MISSIONÁRIAS faziam seu apostolado sem essa preocupação.

O “cem por um”, da promessa de Cristo se tornava realidade. Espírito de família foi sempre uma característica forte da Congregação, não só no relacionamento das Irmãs entre si, mas, também, com suas famílias.

Cuidando do aprimoramento da formação das Irmãs, semanalmente Dom Barreto – fundador - reunia-se com elas e, juntos, iam elaborando os traços da vida comunitária: espiritualidade, missão e aprofundamento bíblico-teológico”.

Dom Barreto dizia: "vejo-as nacionais hoje, internacionais amanhã".

A profecia cumpriu-se. Depois do primeiro grupo para Angola , a "porta" não mais se fechou: partiram para o Chile ,Equador, Bolívia , Paraguai , Uruguai, Nicarágua, Moçambique e Quênia.

No Brasil, as MISSIONÁRIAS se distribuíram em 21 ESTADOS da FEDERAÇÃO.

E Em CAMPINA GRANDE (PB).

missionárias diversos

São significativas as pegadas da MISSÃO entre nós, em CAMPINA GRANDE (PB), onde a Congregação marca a sua bonita história há muitos anos. Numa primeira etapa,   elas estão gravadas nos memoriais da EDUCAÇÃO desta Cidade, quando nos reportamos à valiosa contribuição deixada pelas RELIGIOSAS, através do saudoso INSTITUTO PAX – entidade de ensino fundamental para crianças -   que funcionou no antigo “Palácio do Bispo” - instalações onde está localizado o atual Gabinete do Executivo Municipal na Avenida Rio Branco. Ali foi o berço por onde passaram e APRENDERAM a LER muitos cidadãos campinenses.

Seguindo-se encontramos a sua inserção nos caminhos da nossa IGREJA DIOCESANA, onde até hoje continuam essas RELIGIOSAS a serviço da Evangelização e em defesa da vida. Concretamente, durante alguns anos, mantiveram projeto comunitário no BAIRRO DO PEDREGAL, com apoio às famílias carentes.    Ali as ações

estavam sob a liderança da Irmã LETÍCIA. E atualmente essa equipe está atuando no Bairro do Dinamérica, onde vivem e atuam as IRMÃS: LETÍCIA e HELENA.

Outro núcleo missionário está instalado na Av. Rio Branco. Este é   ligado diretamente à PARÓQUIA DO ROSÁRIO, há quase vinte anos. Compartilham o mesmo espaço a FAMÍLIA composta pelas dedicadas Ir. Neusa Carvalho, Irmã Ma. Bernadete de Lima, Dona Joanita (sua Mãe), e a colaboradora Josilma, mais recentemente. Em sua CASA têm acolhido e abrigado IRMÃOS nas muitas situações difíceis, principalmente em estados de doença com maior gravidade.  

As abnegadas missionárias já atuaram como colaboradoras da CASA DE ACOLHIDA SÃO PAULO DA CRUZ (Projeto voltado para os moradores de rua) e da FAZENDA DO SOL (trabalho com dependentes químicos) – hoje vinculadas à Paróquia da Santíssima Trindade a quem já dedicaram bons serviços.

Na Paróquia do Rosário, as IRMÃS realizam sua MISSÃO, prestando valiosa contribuição. Desta maneira, seus passos estão nas diversas áreas onde atuam ou já atuaram. Dentre essas, estão: 1. O Conselho Pastoral ; 2. O Grupo de Articulação da Paróquia – GAP; 3.      A Equipe Litúrgica ; 4. O Grupo de Evangelização e Formação (Estudos do Evangelho e   de Documentos da Igreja). 5. O Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística. 6.   e ainda: Eventos e Ações diversos da Paróquia: Festa da Padroeira, Natal Solidário, Semana Santa, etc.

Assim diversos são os desafios. Ao longo do tempo, as MISSIONÁRIAS de JESUS CRUCIFICADO vão semeando a boa semente por onde passam.

“Longo caminho, pé firme no chão, a serviço da vida, ir em busca do irmão.”...

MAGNIFICAT!... MAGNIFICAT!... Assim festejam seu ANIVERSÁRIO DE   FUNDAÇÃO. Em AÇÃO de GRAÇAS, as Missionárias participam hoje da CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DE AGRADECIMENTO a DEUS, na MATRIZ DO ROSÁRIO, presidida pelo Vigário Paroquial Pe. Isaías Rodrigues. 

Ao LOUVAR a DEUS por essas “DISCÍPULAS DE JESUS”, no SEU JUBILEU de 90 ANOS DE AMOR e SERVIÇO, deixamos marcados nosso RECONHECIMENTO nosso CARINHO, nosso RESPEITO e sobretudo a GRATIDÃO de todos os que fazem a bela HISTÓRIA DESTA PARÓQUIA DO ROSÁRIO em CAMPINA GRANDE - PB. BENDITAS, SOIS, BEM AVENTURADAS MULHERES!... PARABÉNS!....    

(FONTE (parte / site da Congregação)

Conceição Vilar - 03.05.2018

Acesso Restrito