CENTENÁRIO DA CAPELA DA GUIA

CAPELA DA GUIA - JUBILEU  - 2017 - FOTOS ANTIGA e NOVA

 

 

2017 traz uma forte marca para a HISTÓRIA da Igreja em CAMPINA GRANDE  - PB, com o CENTENÁRIO da tradicional CAPELA DA GUIA no Bairro do SÃO JOSÉ.  

Assim a Comunidade da GUIA  está em FESTA. FESTA JUBILAR. Para tanto uma PROGRAMAÇÃO específica vem-se desenvolvendo desde o início deste ano, mais precisamente no mês de fevereiro, e o seu encerramento  será no próximo domingo, 24 de setembro, com a culminância da FESTA DA  PADROEIRA NOSSA SENHORA DA GUIA.

HISTORIANDO...

O documento mais antigo sobre a igreja é o retrato de primeira missa realizada.

CAPELA DA GUIA - PRIMEIRA MISSA  2 - JUBILEU 2017

 

A CAPELA tinha na sua fachada a seguinte inscrição em latim:

“ITER PARA TUTUM – 1917”.

Em uma livre tradução, significaria "Caminho para Salvação".

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Estão guardados no arquivo do Museu de Artes Assis Chateaubriand esses  registros e outros cuja fonte é o Livro Subsídios para a História Eclesiástica de Campina Grande de autoria de Boulanger de Albuquerque Uchôa:

“A 21 de setembro de 1917, foi inaugurado, solenemente, o Santuário de Nossa Senhora da Guia, no Bairro de São José, Campina Grande, de iniciativa do Exmo. e Revmo. Sr. Bispo diocesano, sob direção do Vigário Monsenhor Sales. Seu fim, dizia Monsenhor Francisco Severino, era afastar do Juazeiro do Estado do Ceará, os fieis que iam para lá arrastados pelo mais  injustificável e grosseiro fanatismo religioso.

Assistiu ao ato inaugural Sua Exma. Revma. Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, que trouxera a imagem de Nossa Senhora da Guia, da Capital para esta Cidade, pelo trem da Great Western, acompanhado  de numerosa comitiva de Sacerdotes.

O Santuário de Nossa Senhora da Guia  era em estilo gótico e foi demolido em 1966.”

.............

A Igreja do Rosário foi elevada à condição de Paróquia  em 15 de agosto de 1940  pelo arcebispo da Paraíba, criando a segunda paróquia da cidade; o templo do Rosário já estava vendido para ser demolido.

Durante o período em que duraram as obras, as celebrações foram sediadas provisoriamente no antigo Santuário de Nossa Senhora da Guia, a Igreja de Nsa. Sra. da Guia hoje sentada na Praça do Trabalho, no Bairro do São José.

                                                     .......................

É gratificante ver nossos passos na HISTÓRIA da CAPELA que já foi nossa MATRIZ. E ainda mantém os laços e  vínculo com a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário no Bairro da Prata, pois se insere em sua circunscrição eclesiástica.    

Hoje vive sua fase da maturidade...

 

Acesso Restrito