(Intenções para celebração)

 

RITOS INICIAIS

COM: Amados irmãos e irmãs! Como filhos e filhas amadas do Pai, estamos em assembléia para juntos celebrarmos a Festa do Batismo do Senhor.

Estamos concluindo, hoje o Tempo de Natal com a celebração do Mistério do Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje, Jesus nos é apresentado pelo próprio Pai como seu filho amado, como seu servo e como aquele que passa entre nós fazendo o bem.

Iniciemos nossa celebração intercedendo a graça de renovar nosso compromisso batismal como filhos e filhas do mesmo Deus que é Pai de Jesus Cristo.

ACOLHIMENTO

ATO PENITENCIAL ( rito de aspersão da água).

HINO DE LOUVOR

COM: Renovados e compromissados com a graça do Batismo, cantemos a glorificação ao Senhor.

ORAÇÃO COLETA

LITURGIA DA PALAVRA

COM: O Batismo de Jesus é a sua consagração, no Espírito Santo, para realizar sua missão na terra. No dia do Batismo, Jesus torna-se o servo libertador proclamado por Isaías e, enquanto servo, passa entre nos fazendo o bem.

1ª LEITURA: (Is 42,1-4.6-7 )
Leitura do Livro do profeta Isaías:
Assim fala o Senhor: 1"Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh'alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações.
2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.
6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL – ( 28 )

Refrão: Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

Filhos de Deus, tributai ao Senhor,/ tributai-lhe a glória e o poder!/ Dai-lhe a glória devida ao seu nome;/ adorai-o com santo ornamento!
— Eis a voz do Senhor sobre as águas,/ sua voz sobre as águas imensas!/ Eis a voz do Senhor com poder!/ Eis a voz do Senhor majestosa!
— Sua voz no trovão reboando!/ No seu templo os fiéis bradam: "Glória!"/ É o Senhor que domina os dilúvios,/ o Senhor reinará para sempre!

2ª. LEITURA: (At 10, 34-38 )
Segunda leitura (Atos dos Apóstolos 10,34-38)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: "De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença.
36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.
37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

EVANGELHO: (Mt 3,13-17)

Aclamemos o Santo Evangelho, cantando.

O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. 14Mas João protestou, dizendo: "Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?"
15Jesus, porém, respondeu-lhe: "Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!" E João concordou. 16Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.
17E do céu veio uma voz que dizia: "Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

HOMÍLIA

Profissão de Fé (renovação das promessas batismais)

ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA

Após cada oração rezemos:
Senhor, fazei-nos fiéis ao nosso batismo.

01. Acolhei a renovação do nosso compromisso batismal, Pai de bondade, para que sejamos luz na nossa sociedade e promotores da justiça e da paz, nós pedimos...

02. A exemplo de Jesus Cristo, vosso amado Filho, fazei com que cada um de nós, pela graça do Batismo, seja fonte de bênçãos na comunidade e para todo o mundo, nós vos pedimos...

03. Por causa da nossa missão evangelizadora, recebida no nosso batismo, libertai-nos de tudo aquilo que nos possa impedir de passar nossas vidas fazendo o bem, nós vos pedimos...

04. Celebrando o Batismo de vosso Filho amado, abri nossos ouvidos e nossos corações para acolher sua Palavra e viver como seus discípulos e discípulas, nós vos pedimos...

05. Suplicamos humildemente a graça de sermos vossos servos e servas, pessoas a quem podes confiar a missão de evangelizar o mundo, como fizestes ao vosso Filho Jesus, nós vos pedimos...

LITURGIA SACRAMENTAL

APRESENTAÇÃO DAS OFERTAS

COM: Como batizados temos
a " permissão" divina de nos aproximar do altar santo do Senhor, nele depositar nossas ofertas e por ele elevar nossa ação de graças. Cantemos ...

ORAÇÃO EUCARÍSTICA Nº...
PAI NOSSO
COMUNHÃO:

COM: O batismo se realiza plenamente na vida do discípulo e discípula quando é alimentado com o Corpo e o Sangue do Senhor. É pela Eucaristia que o batismo se faz realidade de vida, fortalecendo a missão e a possibilidade de viver fazendo o bem. Digamos amém ao recebermos o Corpo e Sangue do Senhor. Cantemos ...

ORAÇÃO – PÓS-COMUNHÃO

RITOS FINAIS

AVISOS

ESPAÇO DE EVANGELIZAÇÃO

biblia

Visitantes On-Line

Nós temos 96 visitantes online

Contador de Visitas

00405312

Acesso Restrito