FESTA DE SÃO PEDRO e SÃO PAULO

A liturgia deste final de semana celebra São Pedro e São Paulo, as duas "colunas" da Igreja. Uma que representa a Instituição (Pedro) e outra a missão (Paulo). Ambas se complementam e se fundamentam em Jesus Cristo, formando a nossa Igreja. A Igreja Católica, Apostólica e Romana. Uma Igreja que nasceu do reconhecimento de que Jesus é o Messias, o Filho do Deus vivo. Diante desse reconhecimento, Jesus confiou a Pedro a missão de ser a pedra fundamental da Igreja:"Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la" (Mt 16, 18). Vejamos então um pouco sobre essa Igreja alicerçada nos apóstolos e fundamentada em Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo:


Nossa Igreja é CATÓLICA porque é universal, porque está por toda a terra e porque vai aos confins da terra, por todo o universo, nos lugares mais precários e distantes através de pessoas missionárias incansáveis que se espelham no exemplo de Paulo, apóstolo, combatendo o bom combate, e no exemplo dos demais apóstolos e mártires.

Ela é APOSTÓLICA porque está alicerçada nos apóstolos, representada na figura de Pedro, apóstolo, e de seus sucessores, os Papas. Pastores que foram escolhidos e ungidos por Deus para conduzir o seu rebanho no meio de tantos lobos - situações e pessoas diabólicas que estão dentro e fora dela - e que querem a todo custo desmoraliza-la. Mas ela atravessa os séculos, incólume, confirmando a profecia de Jesus de que os poderes do inferno nunca poderiam vencê-la. Deus é maior! É maior que o demônio, é maior que o inferno, é maior que as forças do mal.

Ela é ROMANA porque sediada em Roma, de onde emanam suas diretrizes e orientações para o mundo, para as Igrejas particulares, as dioceses, firme nas suas estruturas que estão representadas na figura de Pedro e Paulo, e nas dos bispos, presbíteros, diáconos e todo o povo de Deus.


Pedro representa a Instituição, a rocha firme, a base que dá sustentação a missão, o alicerce. Paulo representa a missão, a itinerância dessa Igreja missionária que está presente em toda parte, no mundo todo, na maior organização religiosa do mundo, segmentada, mas não fragmentada. Segmentada em correntes teológicas distintas, em formas distintas de se viver a fé, em Institutos, Congregações e Ordens religiosas que a enriquecem com seus carismas.


Esta Igreja solidária e atenta a todas as áreas! Sob seu comando estão Universidades, Hospitais, Centros de recuperação de dependentes químicos e pessoas anônimas que trabalham com afinco com as mais variadas categorias de pessoas e instituições!
Estão espalhadas pelo mundo milhares de dioceses; milhões de paróquias; bilhões de padres, freiras, leigos e leigas, consagrados e consagradas. Estão nela bilhões de batizados, uns fiéis, outros nem tanto, mas todos igualmente amados e queridos por essa Igreja que é mãe, pai e família e que acolhe indistintamente, sem tantas exigências, apenas com a exigência do amor e do respeito ao próximo.

Esta Igreja que sofre naqueles que sofrem; que é muitas vezes taxada pejorativamente, condenada e julgada a revelia por parte daqueles que não a conhecem profundamente. Essa Igreja que como Cristo é também crucificada pelos deslizes e fraquezas de alguns de seus membros, mas que não se deixa macular na sua integridade e fidelidade a Deus.
Uma Igreja de santos e pecadores; de homens e de mulheres, de ricos e pobres, de brancos, negros, amarelos, e de qualquer etnia e nacionalidade; uma Igreja não apenas de seres humanos, mas também de santos, de muitos santos. De homens, mulheres e de pessoas de qualquer outra condição sexual que se deixaram configurar pelo exemplo de Jesus de ser santo como nosso Pai celeste é santo.
Uma Igreja cujo princípio é defender a vida em todas as suas circunstâncias e, paradoxalmente, morrer por ela se preciso for.


Se você ama esta Igreja e é feliz por ser católico, compartilhe defenda-a com todas as suas forças. Não deixe que pequenas feridas maculem, ou machuquem um corpo que, embora não seja ainda perfeito, está no caminho da perfeição porque ela foi fundada por alguém que é perfeito, Jesus Cristo.

FONTE : FAN PAGE (Face book) 

Autor : Pe. José Carlos Pereira. (Congregação Passionista) 

Acesso Restrito