NATAL: MISSA DA NOITE

Intenções

 

 

RITOS INICIAIS

 

COM.: Caríssimos irmãos e irmãs! Que bom estarmos juntos nesta Celebração Eucarística de noite de NATAL!  Sejam todos bem-vindos!

Feliz Natal a cada um de vocês e todas às famílias da nossa comunidade.  É com alegria que acolhemos a cada um para celebrarmos juntos o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Para que nossa celebração seja digna, e alegre nossos corações com a paz do Menino Jesus, peçamos a misericórdia Divina para sermos fiéis a Palavra de Deus. Vamos acolher a equipe de celebração, presidida por Pe. Márcio, auxiliado por leitores, Ministros da Sagrada Eucaristia e acólitos, iniciemos nosso encontro com o Rito da Luz.

Sugestão: Igreja na penumbra, o Presidente e duas pessoas com velas acesas, entram acendendo as velas dos fiéis, enquanto se canta...  AO CHEGAR no presbitério acende-se o Círio de Natal, as velas do altar e das cruzes laterais.

CANTA-SE:

A luz resplandeceu em plena escuridão. Jamais irão as trevas vencer o seu clarão.

 

De tudo existe um começo/ e no começo de tudo/ era o verbo, sim, o verbo/pelo qual existe tudo.

A Luz resplandeceu/ em meio a escuridão

Jamais irão as trevas vencer o seu clarão.

Voltado para Deus estava/ o Verbo que era Deus/ E nada de quanto existe/ Sem Ele apareceu.

 

Enquanto o presidente INCENSA o altar e o Círio canta-se um canto natalino. A Igreja permanece na penumbra e velas acesas até o final dos ritos iniciais.

 

ACOLHIDA

PR.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Que a alegria do nascimento do Salvador Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, nascido nesta noite santa, esteja sempre convosco.

T.: Bendito seja Deus que nos reuniu o amor de Cristo!

ATO PENITENCIAL;

PR: O Natal é festa de Luz. Espantemos as trevas do rancor, dos ressentimentos, das infidelidades, enfim, tudo o que escurece nossa consciência. Que o perdão do Senhor ilumine por dentro nossa noite de Natal.

PR: Senhor, tende piedade de nós

T.:Senhor tende piedade de nós

PR: Cristo, tende piedade de nós

T.:Senhor tende piedade de nós

PR: Senhor tende piedade de nós

T.:Senhor tende piedade de nós

Conclusão do Ato Penitencial

PR:Deus, todo poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna.

T. Amém

 

O presidente dirige-se a estante da Palavra e canta o Anúncio a seguir:

 

ANÚNCIO DO NASCIMENTO DO SALVADOR

Ouçamos um canto novo

tomando conta da terra:

"Glória a Deus e paz ao povo,

ódio ao ódio, guerra à guerra!"

Miséria, mentira e morte

não vão nos fazer parar.

Ó venham, cantemos forte,

ainda é tempo de louvar!

Presidência: - OSenhor esteja convosco!
Todos - Ele está no meio de nós!

Presidência: - Oscorações para o alto!
Todos - A Deus ressoe nossa voz.

Ó noite silenciosa!

O desejado chegou!

A promessa foi cumprida:

tempo de espera acabou!

Todos - Bendito seja o Cristo Senhor, hoje nascido nosso Salvador.

Ó noite silenciosa!

Chegou-nos o Emanuel!

O clamor foi atendido,

choveu justiça do céu!

Todos – Bendito seja o Cristo Senhor, hoje nascido nosso Salvador

Ó noite silenciosa!

A sede foi saciada!

O esposo está à porta!

Encontra a sua amada!

Todos – Bendito seja Cristo Senhor, hoje nascido nosso Salvador

Ó noite silenciosa!

Deus enviou o seu Filho!

Nasceu o Sol do Oriente,

a luz espalha o seu brilho!

Todos – Bendito seja Cristo Senhor, hoje nascido nosso Salvador

A vós, ó Pai, nesta noite,

os servos cantam louvor.

Tornados filhos no Filho,

no Espírito de Amor.

HINO DE LOUVOR

Tocam-se os sinos, entoa-se solenemente o Glória.

OREMOS (Missa da noite Pág. 152)

Pres.: Ó Deus, que fizestes resplandecer esta noite santa com a claridade da verdadeira Luz, concedei que, tendo vislumbrado na terra este mistério, possamos gozar no céu sua plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

T.: Amém.

 

LITURGIA DA

PALAVRA

Para tornar a Liturgia da Palavra mais orante, proclamar as leituras sem nenhum comentário, todos se sentam para ouvir com atenção a Palavra de Deus, e em seguida o(a) leitor(a) proclama a leitura.

1ª LEITURA: (Is 9,1-6)

´

Livro do Livro do Profeta Isaías:

1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu.

2Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença, como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos.3Pois o jugo que oprimia o povoa carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscaistu os abateste como na jornada de Madiã.

4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas.

5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz.

6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas coisas.



- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

 

SALMO RESPONSORIAL – 95

 

Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o  Senhor!

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!/ Cantai e bendizei seu santo nome!

Dia após dia anunciai sua salvação,/ manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do universo seus prodígios!

O céu se rejubile e exulte a terra,/ aplauda o mar com o que vive em suas águas;/ os campos com seus frutos rejubilem/ e exultem as florestas e as matas.

Na presença do Senhor, pois ele vem,/ porque vem para julgar a terra inteira./ Governará o mundo com justiça,/ e os povos julgará com lealdade.

2ª LEITURA: (Tt 2,11-14)

 

 

Leitura da Carta de São Paulo a Tito:

Caríssimo:11A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens.12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade,13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

14Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.



- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

EVANGELHO:(2,1-14)

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo+segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra.

2Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria.

3Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal.4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia,5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.

6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto,7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.

8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho.9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo.10O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo:11Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor.12Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”.

13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo:14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”.



— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Proclamado o Evangelho, uma criança (acompanhada com bandeirinhas brancas ou velas, sinos tocando) leva a imagem do MENINO JESUS até o altar. Canta-se “Noite Feliz”

O Presidente recebe o Menino Jesus, apresenta ao povo, e em seguida a Imagem é levada até o presépio, que a seguir é abençoado pelo presidente

Bênção do Presépio

Pres.:OSenhor esteja convosco!

T.:Ele está no meio de nós!

Pres.:A nossa proteção está no nome do Senhor!

T.:Que fez o céu e a terra!

Pres.:Deus eterno e onipotente, vosso Filho assumiu a condição humana, oferecendo-nos a graça da salvação. Abençoai +este presépio, que recorda o nascimento de nosso Salvador, e tornai-nos dignos de participar de sua divindade, ele que assumiu nossa humanidade. Por Cristo, nosso Senhor.

T.: Amém.

Mais uma vez canta-se uma estrofe do “Noite Feliz” ou o Glóóóóóóóória a Deus Nas alturas...”

HOMILIA


PROFISSÃO DE FÉ

Acender novamente as velas da Assembleia e depois reza-se o credo

PRECES DA ASSEMBLÉIA

PR:Na celebração do Natal de Jesus Cristo, apresentemos ao Pai as nossas preces e intercedamos o dom do amor, da misericórdia e da solidariedade para todo o mundo.

T.: ATENDEI NOSSO PEDIDO, SENHOR!

01. Rezemos pela Igreja, para que proclamando o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, jamais deixe de promover o amor como fonte da paz em todos os níveis sociais, suplicamos!

02. Rezemos pelo povo cristão, para que ao celebrar o nascimento do Salvador Jesus Cristo assuma sempre mais o compromisso de cultivar a solidariedade em todas as partes do mundo, suplicamos!

03. Rezemos por todos nós que nos reunimos para celebrar o nascimento de Jesus e imploremos que sua misericórdia nos torne misericordiosos como nosso Deus é misericordioso, suplicamos!

04. Rezemos por aqueles que não celebrarão o Natal por causa de guerras ou outras formas de violência que os ameaçam, para que o “Príncipe da Paz”, lhes conceda a paz, a esperança e a serenidade, suplicamos!

(Preces espontâneas)

PR:Concedei-nos, Senhor, a graça de sermos renovados no amor, na misericórdia e na solidariedade pela celebração do Natal de vosso Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina pelos séculos dos séculos.

T.:Amém!

 
   

 

LITURGIA

EUCARÍSTICA

PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS

 

COM.: Um convite muito especial para participar das ofertas é dirigido a quem faz do Natal a fonte do amor, da misericórdia e da solidariedade no decorrer de todos os dias do ano.

 Cantemos!

PR:  Orai, irmãos e irmãs, para que o amor, a misericórdia e a solidariedade que celebramos no Natal, tornem nossas oferendas agradáveis a Deus Pai todo-poderoso.

T.:Receba o Senhor por tuas mãos...

 

 

 

SOBRE AS OFERENDAS

(Missal Pág. 152)

PR:Acolhei, ó Deus, a oferenda da festa de hoje, na qual o céu e a terra trocam seus dons, e dai-nos participar da divindade daquele que uniu a vós a nossa humanidade. PCNS.

T – Amém!

PREFÁCIO

Prefácio do Natal (Cristo, luz do mundo - Missal pág. 410)

 

 

SANTO

ORAÇÃO EUCARÍSTICA I

(Missal pág. 469)

PAI NOSSO

CORDEIRO

COMUNHÃO

DEPOIS DA COMUNHÃO

(Missal Pág. 152)

Senhor nosso Deus, ao celebrarmos com alegria o Natal de nosso Salvador, dai-nos alcançar por uma vida santa o seu eterno convívio. PCNS.

T.:Amém!

 
   

 

          RITOS FINAIS

BENÇÃO FINAL SOLENE

(Missal Pág. 520)

CANTO DE ENVIO

EQUIPE RESPONSÁVEL:SÃO MARCOSÉ

NATAL!CELEBREMOS A FESTA DO AMOR.LOUVORES A DEUS e BÊNÇÃOS para TODOS nós CAMINHANTES em CRISTO e por CRISTO.ELE REINE. ABRAÇOS. 

Acesso Restrito