50. O MISTÉRIO DA CRUZ E AS CONTROVERSAS COM ISRAELITAS

O mistério pascal da Cruz e da Ressurreição de Cristo está no centro da Boa Nova que os apóstolos e a Igreja, na esteira deles, devem anunciar ao mundo. O projeto salvador de Deus realizou-se "uma vez por todas" (Hb 9,26) pela morte redentora de seu Filho, Jesus Cristo.

A Igreja permanece fiel à "interpretação de todas as Escrituras" dada por Jesus mesmo antes e também depois de sua Páscoa. "Não era preciso que Cristo sofresse tudo isso e entrasse em sua glória?" (Lc 24,26).

Os sofrimentos de Jesus tomaram sua forma histórica concreta pelo fato de ele ter sido "rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos escribas" (Mc 8,31), que o "entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado" (Mt 20,19).

A fé pode, pois, tentar perscrutar as circunstâncias da Morte de Jesus, transmitidas fielmente pelos Evangelhos e iluminadas por outras fontes históricas, para melhor compreender o sentido da Redenção.

Desde o início do ministério público de Jesus, fariseus e adeptos de Herodes, com sacerdotes e escribas, mancomunaram-se para matá-lo. Por causa de certos atos por ele praticados: expulsão de demônios, perdão dos pecados, curas em dia de sábado, interpretação original dos preceitos de pureza da Lei, familiaridade com os publicanos e com pecadores públicos.

Jesus pareceu a alguns mal-intencionados, suspeito de possessão demoníaca. Ele é acusado de blasfêmia e de falso profetismo, crimes religiosos que a Lei punia com a pena de morte sob forma de apedrejamento.

Aos olhos de muitos, em Israel, Jesus parece agir contra as instituições essenciais do Povo eleito: A submissão à Lei na integralidade de seus preceitos escritos e, para os fariseus, na interpretação da tradição oral; A centralidade do Templo de Jerusalém como lugar santo, em que Deus habita de forma privilegiada; A fé no Deus único, cuja glória nenhum homem pode compartilhar. (CIC 571–574. 576).

Que Deus nos abençoe e Guarde.

Severino Alves

e-mail: severino.alves@oi.com.br

Acesso Restrito