CREIO EM DEUS

4. Creio em Deus

"Creio em Deus": esta primeira afirmação da profissão de fé é também a mais fundamental. O Símbolo inteiro fala de Deus, e, se fala também do homem e do mundo, fá-lo pela relação que eles têm com Deus. Os artigos do Credo dependem todos do primeiro, da mesma forma que os mandamentos explicitam o primeiro deles. Os demais artigos nos fazem conhecer melhor a Deus tal como se revelou progressivamente aos homens. "Os fiéis fazem primeiro profissão de crer em Deus".

"Creio em um só Deus". É com estas palavras que começa o Símbolo niceno-constantinopolitano. A confissão da Unicidade de Deus, que tem sua raiz na Revelação Divina da Antiga Aliança, é inseparável da confissão da existência de Deus, e igualmente fundamental. Deus é Único, só existe um Deus. "A fé cristã confessa que há Um só Deus, por natureza, por substância e por essência".

A Israel, seu eleito, Deus revelou-se como o Único: "Ouve, Ó Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor! Portanto, amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força" (Dt 6,4-5). Por meio dos profetas, Deus chama Israel e todas as nações a se voltarem para Ele, o Único: "Voltai-vos para mim e sereis salvos, todos os confins da terra, porque eu sou Deus e não há outro nenhum outro!... Com efeito, diante de mim se dobrará todo joelho, toda língua há de jurar por mim, dizendo: Só no Senhor há justiça e força".

Jesus mesmo confirma que Deus é "o único Senhor" e que é preciso amá-lo de todo o coração, com toda a alma, com todo o espírito e com todas as forças. Ao mesmo tempo, dá a entender que ele mesmo é "o Senhor". Confessar que "Jesus é o Senhor" é o específico da fé cristã. Isso não contraria a fé em Deus único. Crer no Espírito Santo "que é o Senhor e dá a vida" não introduz nenhuma divisão no Deus único:

Cremos firmemente e afirmamos simplesmente que há um só verdadeiro Deus eterno, imenso e imutável, incompreensível, todo-poderoso e inefável, Pai, filho e Espírito Santo: Três pessoas, mas uma Essência, uma Substância ou Natureza absolutamente simples. (Caminhando com o Catecismo – CIC 199 – 202).

Que Deus nos abençoe e guarde.

Severino Alves

e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Acesso Restrito