TEXTO BÍBLICO COMENTADO (420)

Texto bíblico diário comentado (420)

Irmãos e irmãs,

Participemos da leitura e reflexão diária da Palavra de Deus. O Verbo se fez carne para tornar-nos participantes da natureza divina.

Mateus 2,1-12 – A visita dos magos – Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram magos do Oriente a Jerusalém, perguntando: "Onde está o rei dos judeus recém-nascido? Com efeito, vimos sua estrela no seu surgir e viemos homenageá-lo". Ouvindo isso, o rei Herodes ficou alarmado e com ele toda Jerusalém.

E, convocando todos os chefes dos sacerdotes e os escribas do povo, procurou saber deles onde havia de nascer a Cristo. Eles responderam: "Em Belém da Judéia, pois é isto que foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és o menor entre os clãs de Judá, pois de ti sairá um chefe que apascentará Israel, o meu povo".

Então Herodes mandou chamar secretamente os magos e procurou certificar-se com eles a respeito do tempo em que a estrela tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse-lhes: "Ide e procurai obter informações exatas a respeito do menino e, ao encontrá-lo, avisai-me, para que também eu vá homenageá-lo". A essas palavras do rei, eles partiram.

E eis que a estrela que tinham visto surgir ia à frente deles até que parou sobre o lugar onde se encontrava o menino. Eles, revendo a estrela, alegraram-se imensamente. Ao entrar em casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o homenagearam. Em seguida, abriram seus cofres e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho que não voltassem a Herodes, regressaram por outro caminho para a sua região. Palavra da Salvação!

Comentário: Mateus no primeiro capítulo do seu evangelho, apresenta Jesus como descendente de Davi e como Filho de Deus. Nessa parte do segundo capítulo informa Seu nascimento em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, conforme era previsto nas Antigas Escrituras (Miquéias 5,1): "E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és o menor entre os clãs de Judá, pois de ti sairá um chefe que apascentará Israel, o meu povo".

Percebe-se também já uma definição de sua missão salvadora, estendida também aos pagãos (vv.1-2), representados pelos magos vindos, possivelmente, da Pérsia, Arábia, ou outro país: "Eis que vieram magos do Oriente a Jerusalém". Esses sábios são atraídos por Jesus pela Sua luz e para Sua luz, como verdadeiro Rei do povo de Deus de todas as nações: "Com efeito, vimos sua estrela no seu surgir e viemos homenageá-lo".

E Lhe trazem presentes: Ouro, incenso e mirra. Ouro representa a dignidade de Sua Realeza. O incenso relaciona-se à espiritualidade, representando Sua Divindade. A mirra era uma resina empregada para embalsamar cadáver, simbolizando a paixão e imortalidade de Cristo. A adoração dos magos era o cumprimento dos oráculos a respeito da homenagem que as nações prestariam ao Deus de Israel.

Com relação ao ano em que Jesus nasceu, pode-se afirmar que Ele tinha, aproximadamente, cinco ou seis anos a mais do que os registros oficiais da Era cristã - Sabe-se que houve um erro do monge Dionísio quando da recontagem do tempo em 535 d.C. - Herodes, o perseguidor de Jesus criança, reinou de 37 a.C. a 04 a.C., quando morreu. Ou seja, no ano 01 da Era Cristã já havia cinco anos de sua morte. O garoto Jesus devia estar entre 05 a 06 anos de idade.

Mas por que mesmo o Verbo de Deus se fez carne? Essa resposta pode ser encontrada no Catecismo da Igreja (CIC 457/460) que diz: "O Verbo de Deus se fez carne em Jesus Cristo, para salvar-nos, reconciliando-nos com Deus; o Verbo se fez carne para que conhecêssemos o amor de Deus; o Verbo se fez carne para ser nosso modelo de Santidade; o Verbo se fez carne para tornar-nos participantes da natureza divina". Então, Vinde, alegremo-nos, nasceu o nosso Salvador.

Um forte abraço para todos

Fraternalmente,

Severino Alves

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Nenhum vírus encontrado nessa mensagem.

Verificado por AVG - www.avgbrasil.com.br

Versão: 2013.0.2805 / Banco de dados de vírus: 2637/5966 - Data de Lançamento: 12/17/12

Acesso Restrito