Sexta, Outubro 19, 2018

BRASAO DO ROSARIO original site do autor

Este é o site da Paróquia do Rosário de
Campina Grande, Paraíba, Brasil

Através deste site, a ativa comunidade da paróquia interage, obtém informação e usufrui de serviços web voltados para a religiosidade que cerca suas atividades. Explore nosso site, começando pela página de nosso brasão, criado na comemoração do jubileu de 70 anos de existência da paróquia.

Conheça Nosso Brasão

Agenda é um recurso útil para quem não conhece a rotina da paróquia e para quem quer saber sobre eventos correlatos.

Nosso site agora apresenta uma agenda integrada com o Google, de modo a mostrar informações sobre atividades rotineiras e sobre eventos especiais de forma mais amigável e mais clara, inclusive com mapas dos locais associados.

Confira a Agenda

"Uma imagem vale por mil palavras."

O site da Paróquia do Rosário inovou na apresentação de suas fotos, facilitando o acesso às imagens e aprimorando o uso deste recurso.

Mais detalhes

dest_youtube

“Se uma imagem vale por mil palavras, quanto valerá um vídeo com uma mensagem valorosa?”

O site da Paróquia do Rosário passa a indicar sites de vídeos publicados no YouTube, com destaque para vídeos relacionados com a Igreja Católica e temas afins. Acesse nossa página de vídeos e veja o acervo que disponibilizamos para você.

Vídeos Recomendados

"Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, devemos
seguir pelos mesmos caminhos do nosso rebanho para prosseguir a evangelização."

A Paróquia do Rosário marca sua presença no Twitter, para manter estreita a comunicação com os seus seguidores virtuais. Visite nossa página do Twitter e nos acompanhe nesta caminhada.

Visite nosso Twitter

"O dízimo é um ato de fé. É a prova de que acreditamos que tudo que temos vem de Deus."

Visite nossa página dedicada ao Dízimo, que é muito mais do que uma simples contribuição material para a sua comunidade religiosa.

Saiba Mais

"Nós temos os líderes que merecemos, pois somos nós, através do voto, que elegemos estes líderes.

A Igreja Católica tem uma posição muito bem definida quanto a importância do ato cívico de votar. O eleitor deve ter em mente a importância do sufrágio para o futuro dele, de sua família e da sociedade onde está inserido.

Leia Mais

Vídeo em Destaque

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Playlist: 0 | 1 | 2 | 3 | 4

SANTA MISSA EM SEU LAR

SANTA MISSA EM SEU LAR

PLAY - AOS SÁBADOS ÀS 19h30MIN (TV ITARARÉ)

Paróquias da Diocese realizam a

Semana Missionária da Juventude

Desde o primeiro semestre desse ano, o Setor Diocesano da Juventude vem desenvolvendo uma série de atividades em toda a Diocese, por ocasião do Ano da Juventude. Esta semana, de modo especial, todas as paróquias presentes no território diocesano estão promovendo uma série de atividades pastorais, em preparação ao Dia Nacional da Juventude – DNJ que acontece no próximo domingo (21), no Colégio Estadual Nenzinha Cunha Lima.

JMJ DIOCESE 01

Esta mobilização acontece em comunhão com “Projeto IDE” da CNBB que tem como objetivo responder às necessidades missionárias de todo o país motivando a juventude católica a ser protagonista na missão. Desde o último domingo (14) até o próximo sábado (20), ocorrerão celebrações, terços comunitários, nas ruas e praças, visitas Missionárias, gincanas e outros momentos, de acordo com cada realidade paroquial.

 JMJ DIOCESE 02

No domingo (21), todas as paróquias e expressões juvenis existentes na diocese se encontrarão na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, na Rua Fernandes Vieira, no bairro do José Pinheiro, para celebrar o Dia Nacional da Juventude, que esse ano tem como tema: “É Ele a nossa paz” (Ef 2,14). Na programação deste dia, que se inicia às 9h: pregação, testemunho, catequese, adoração e Missa, às 15h30, presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos. A estrutura do evento ainda irá dispor de lanchonetes e também sendo vendidos almoços.

O Pe. Rodolfo Lucena, coordenador do Setor Diocesano da Juventude, explica que toda essa mobilização que vem ocorrendo em todas as paróquias da diocese, culminando com o DNJ do próximo domingo é uma prova de que a Igreja possui um caráter jovem e que se preocupa com a dimensão missionária. “Essa Semana Missionária da Juventude sendo realizada em todas as paróquias simultaneamente, mostra que a Igreja é viva, jovem, preocupada com a dimensão Missionário evangelizadora, uma igreja em saída, que vai ao encontro das pessoas para levar o que tem de mais precioso: Jesus!”

Fonte: Diocese CG 

OUTUBRO – Mês FESTIVO e CELEBRATIVO.

Marca-se mais um tempo na vida desta Igreja.

E com ele a ESPECIAL HOMENAGEM

à MÃE DO ROSÁRIO, RAINHA e PADROEIRA desta Paróquia.

 

UM PRESENTE À MÃE DO ROSÁRIO

 

FESTA DA PADROEIRA 2018 abertura 239

 

                      No contexto das comemorações da tradicional  FESTA DA PADROEIRA, tivemos a alegria de inaugurar e ofertar  à digna homenageada, as OBRAS e TRABALHOS de restauração do seu TEMPLO que passou por amplas reformas físicas, sob a coordenação e acompanhamento do Padre Márcio Henrique M. Fernandes – Pároco desta Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.

                       O forro, após 45 anos de sua inauguração, foi totalmente reconstruído. Para tanto, criou-se um projeto de arquitetura, com traços e materiais modernos. Refizeram-se as instalações elétricas, com sistemas de som e iluminação adaptados aos espaços renovados. As paredes  laterais receberam novo revestimento, cujo material foi aplicado também em parte do forro, como destaque. Por fim, a nova PINTURA INTERNA que trouxe como diferencial o matiz em dégradé azul aplicado à abóbada central e às partes de fundo das Capelas do Santíssimo e da Misericórdia.

                        Sem dúvidas, um grande presente material à Mãe do Rosário associado a testemunhos de graças alcançadas,  belos ofertórios diários dos irmãos que, enternecidos, trouxeram rosas e flores com que expressaram fidelidade e devoção à amada Padroeira. Foram muito fortes as expressões de fé e devoção portanto.   Desta maneira,  GRATIDÃO e RECONHECIMENTO  foram embalados   em  Ação de Graças e Orações por todos os que generosamente contribuíram para a concretização do valioso projeto e para a realização da  grande FESTA MARIANA. 

      FESTA DA PADROEIRA 2018 abertura 1000

FESTA DA PADROEIRA 2018 abertura 1002 

 

FESTA DA PADROEIRA 2018 abertura 1006

 AINDA SOBRE A  F E S T A ...    

Com ânimos renovados, celebramos o bonito NOVENÁRIO,  coroamos nossa RAINHA com a mais fiel e significativa homenagem.   

Foram dez dias de FESTA MARIANA dedicada à amada Padroeira, quando os irmãos e devotos da Rainha do Rosário OUVIRAM, ATENDERAM o chamado e vieram CONTEMPLAR :

1º dia - A nossa Mãe Maria como fonte da LUZ e da VIDA.

2º dia – A nossa Mãe Maria como DISCÍPULA do SENHOR.

3º dia – A nossa Mãe Maria como MÃE dos DISCÍPULOS.

4º dia – A nossa Mãe Maria como SERVA do SENHOR.

5º dia – A nossa Mãe Maria como AMPARO da FÉ.

6º dia – A nossa Mãe Maria como MÃE da SANTA ESPERANÇA.

7º dia – A nossa Mãe Maria como SAÚDE dos ENFERMOS.

8º dia – A nossa Mãe Maria como AUXÍLIO dos CRISTÃOS.

9º dia – A nossa Mãe Maria como MÃE da CONSOLAÇÃO.

10º dia - A nossa Mãe Maria como LUZ que ilumina os CAMINHOS da IGREJA rumo ao CÉU, ao encontro de NOSSO SENHOR e EXEMPLO dos CRISTÃOS.

            Convidou-se para cada noite, um CELEBRANTE que presidiu a Solene Liturgia do dia. Assim rezaram conosco os Sacerdotes: Pe. Isaías Rodrigues – Vigário Paroquial do Rosário; Pe. José Jorge Santos – Alagoa Nova (PB); Pe. João Afonso da Silva – Monte Castelo – Campina Grande (PB);Pe. Emanuel Augusto de Souza Leite – Santa Rosa – CG (PB); Pe. Romualdo Vieira de Lima – São Cristóvão – CG (PB); Pe. Haroldo Andrade Silva – Puxinanã (PB); Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes – Pároco do Rosário; Pe. José Aldevan P. Guedes – Graças – CG (PB); Pe. Rodolfo Figueiroa Lucena – Lagoa Seca (PB); e Dom Dulcênio Fontes de Matos – BISPO DIOCESANO.      

            Registrou-se também a participação do Diácono Permanente ANTÔNIO LISBOA, dos SEMINARISTAS,  EQUIPES DE LITURGIA  e Noitários: comunidades, pastorais, serviços e movimentos.  

               No encerramento, a grata surpresa do grande líder DOM GENIVAL SARAIVA DE FRANÇA – EX PÁROCO DO ROSÁRIO durante muitos anos - com quem os irmãos partilharam alegrias e emoções pelo reencontro no último dia da sua maior festa mariana. Ele acompanhou o Dirigente maior da Diocese DOM DULCÊNIO F. DE MATOS que fez a sua primeira visita à Paróquia do Rosário, com bênção episcopal e saudação à Comunidade. Por fim, nessa oportunidade, o  Sr. Bispo Dom Dulcênio presidiu a belíssima MISSA SOLENE de encerramento da FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, quando também ministrou o Sacramento da Crisma a adultos que se prepararam para recebê-lo.

              Assim foi celebrado o  dia maior da FESTA -  07 de outubro - com belos cantos, orações e louvores à RAINHA MÃE e PADROEIRA  ROSÁRIO.       

              Por fim, reservou-se um destaque à parte para a programação social, sob a coordenação do Padre Isaías Rodrigues - Vigário Paroquial. A bonita e animada  participação de artistas e cantores da região  resultou no maior brilhantismo da Festa. As pastorais serviços e movimentos, por sua vez, dedicaram-se  bastante, para que a Praça de Alimentação funcionasse a contanto, durante todas as noites festivas. E a meta foi cumprida. PARABÉNS a todos os VOLUNTÁRIOS e COLABORADORES pelo empenho e compromisso com esta Igreja do Rosário. 

                         GRATIDÃO é o sentimento mais forte que se revela, ao término da missão. PARABÉNS!. Que  DEUS reine entre todos e seja cada vez mais  presente na VIDA e na HISTÓRIA da Família do Rosário. 

     

Conceição Vilar - outubro/2018 

 

 

CRÉDITOS/fotos : Conceição Vilar / Irmã Bernadete de Lima 

 

 

FESTA DA PADROEIRA 2018

Com o TEMA “MÃE DO ROSÁRIO: LUZ DA IGREJA E EXEMPLO DOS CRISTÃOS” foi aberta solenemente na noite de sexta feira, 28 de setembro, a tradicional FESTA DO ROSÁRIO em Campina

Grande – Paraíba.

 FESTA DA PADROEIRA 2018 abertura 01

"És Senhora do Rosário, nossa luz, nossa paz e candor.

Confiantes te pedimos: conduzi-nos ao Pai de amor!! 

 

 

 

Ao som do toque da Banda Militar, aconteceu o momento solene de hasteamento das BANDEIRAS pelo Pároco Pe. Márcio Henrique juntamente com o Vigário Pe. Isaías e o Diácono Permanente Antônio Lisboa, no átrio da Matriz do Rosário.

FESTA DA PADROEIRA 2018 abertura 05

 

Na oportunidade, a Mensagem do Dirigente Pe. Márcio Henrique, em nome dos demais Sacerdotes e do Diácono, incentivou os paroquianos à participação no Novenário que se estenderá até o próximo   07 de outubro – DIA MAIOR da Padroeira NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.   Transcrevemos...

       “Estimado povo de Deus, filhos amados da Virgem Maria, mais uma vez nos reunimos como Igreja Santa e Pecadora, para elevar os nossos louvores à Mãe de Deus.

       Neste ano de 2018, vivendo a alegria do Ano do Laicato na Igreja do Brasil, vamos celebrar Nosso Senhor, meditando na proteção e presença materna de Maria como luz da Igreja e exemplo dos cristãos. À luz do Concílio Vaticano II, queremos contemplar e engrandecer a participação de Maria no Mistério da Salvação, como aquela que esteve sempre presente na vida de Jesus, ao mesmo tempo em que se torna a nossa mãe espiritual e exemplo da Igreja. Como luz ela ilumina o caminho do Senhor. Como exemplo, ela nos dá o segredo de chegar ao céu, “juntos como irmãos” membros da Igreja.”

         Por isso, venha celebrar conosco mais uma FESTA DA PADROEIRA. A Mãe do Senhor e nossa Mãe espera por você, filho amado, para cantar que o Senhor fez em nós grandes maravilhas”.

       Com as bênçãos de Deus.

       Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes

       Pároco

       Mons. Antônio Apolinário Batista

       Pe. Isaías Rodrigues dos Santos

Pe. Eugênio Vital Pereira

Vigários Paroquiais

Diác. Antônio Lisboa

Diácono Permanente

 

FESTA DA PADROEIRA 2018 abertura 10

Logo após, seguiram-se o NOVENÁRIO e a MISSA, conforme programado.

A solene Celebração Litúrgica do primeiro dia foi presidida pelo Padre Isaías Rodrigues e teve como concelebrantes o Padres Márcio Henrique - Pároco, Haroldo Andrade – Paróquia de Puxinanã –PB e o Diácono Permanente Antônio Lisboa. Registramos ainda a participação especial de parte dos SEMINARISTAS da nossa Diocese.

 

FESTA DA PADROEIRA 2018 abertura 15

Para a primeira noite, escolheu-se o tema: Maria: fonte da luz e da vida. O dia foi dedicado às PASTORAIS SOCIAIS e dele participaram como noitárias as pastorais da Alimentação, da Criança, do Dízimo, da Pessoa Idosa e da Saúde e dos Surdos.

Após a bela LITURGIA, desenvolveu-se a parte SOCIAL da FESTA, para a qual se preparou uma ampla estrutura externa com palco para apresentações artísticas, pavilhão, parque infantil e barracas com bebidas (sucos e refrigerantes) e comidas variadas. A animação ficou por conta de JANINE e BANDA e SAMBARATO.

Leia mais...

"Igreja Santa, templo do senhor!... 

Glória a Ti .... 

Igreja Santa, ó Cidade dos Cristãos!...

Que teus Filhos hoje e sempre 

vivam todos como Irmãos!"... 

 

 

O cenário celebrativo e festivo do dia 20 de setembro de 2018 - última quinta feira – ficou marcado significativamente na valiosa história da DIOCESE DE CAMPINA GRANDE – PB, com a ORDENAÇÃO PRESBITERAL dos DIÁCONOS FRANCISCO DE ASSIS T DO NASCIMENTO e RODOLFO FIGUEIROA LUCENA, através da imposição das mãos e da Oração Consecratória do Senhor Bispo Diocesano DOM DULCÊNIO FONTES DE MATOS que presidiu a Solene Liturgia. 

SACERDOTES ORDENAÇÕES 2018 01                                  “Tu, Tu és Sacerdote pra sempre, /Tu és Sacerdote pra sempre,/segundo a ordem de Melquisec.”

SACERDOTES ORDENAÇÕES 2018 02

 

A CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO foi preparada com esmero para a ocasião. Além das reformas físicas nas instalações, recebeu uma requintada  ornamentação que se sobressaiu pelos belos arranjos em flores naturais. Lá foram acolhidos autoridades civis e religiosas - o Clero desta e de outras dioceses - diáconos, seminaristas e religiosos, além de familiares, agentes pastorais e leigos em geral que foram prestigiar o grande momento.

Um destaque à parte reservou-se para os ritos e cantos da Celebração Litúrgica conduzidos e realçados pelas belas vozes da equipe do Ministério de Música do Seminário  Diocesano.  Assim cada detalhe se somou para a beleza da festa.   

 

Um pouco dos NEO SACERDOTES...  

Pe. Francisco de Assis Tomaz do Nascimento, atual coordenador da Comissão Missionária Diocesana (COMIDI), tem 32 anos e é natural da cidade de Sossego - PB. Cursou Filosofia no Centro de Estudos Superiores Mater Dei, em Palmas, no Estado do Tocantins, e Teologia no Seminário São João Maria Vianney, em Campina Grande.

Fez estágio pastoral nas paróquias: Nossa Senhora do Desterro em, Baraúna; Nossa Senhora das Mercês, em Cuité; Nossa Senhora do Rosário, em Aroeiras; Paróquia São Severino e Santa Cecília, em Santa Cecília, Paróquia São José, em Alcantil; Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Prata, Paróquia São João Bastista, na cidade de Canutama, Prelazia de Lábria, no Estado do Amazonas.

Sua experiência como Diácono foi na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Catedral. Seu lema sacerdotal é: “Avance para as Águas mais profundas” – Lc 5, 4.

 

Pe. Rodolfo Figueiroa Lucena cursou filosofia e teologia no Seminário São João Maria Vianney, em Campina Grande, obtendo grau acadêmico pela Universidade Católica do Salvador. Fez estágio pastoral nas paróquias: Nossa Senhora do Desterro, em Boqueirão, e Nossa Senhora da Conceição, em Sumé. Atuou como Diácono na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Lagoa Seca.

O atual coordenador Diocesano da Juventude tem 30 anos, e o lema sacerdotal: “Junto à Cruz” – Jo 19,25.

SACERDOTES ORDENAÇÕES 2018 03

Em sua fala de encerramento, o Sr. Bispo D. DULCÊNIO divulgou o seu ato administrativo que estabelece a permanência do Pe. FRANCISCO DE  ASSIS como VIGÁRIO PAROQUIAL DA CATEDRAL. No mesmo ato, nomeou o Pe. RODOLFO LUCENA como Vigário Paroquial da PARÓQUIA SANTO ANTONIO, em Campina Grande - PB.

CRÉDITOS/FONTE: Dados / FOTOS PASCOM DIOCESANA

 

7 de Setembro: em mensagem, presidência da CNBB fala da força transformadora do povo Brasileiro

 06/09/2018  Mensagens

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por ocasião do Dia da Pátria, a ser celebrado em 7 de Setembro, faz chegar a todos os brasileiros e brasileiras sua mensagem de ânimo e esperança por um Brasil justo, solidário, ético e fraterno.

No documento, assinado pelos três membros que integram a presidência da entidade, os prelados afirmam que apesar do cenário de desencanto, justificável pela má conduta de grande parte dos atores políticos, as eleições trazem a possibilidade e a força de mudar os rumos da nação brasileira. “Longe de nos desanimar, essa realidade nos desafia e nos põe em estado de vigilância”, diz o texto.

Confira a íntegra da mensagem.

Capa mensagem 7 setembro site

 

A força transformadora de um Povo

O que nós esperamos são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça” (2P 3,13)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por ocasião do Dia da Pátria, faz chegar a todos os brasileiros e brasileiras sua mensagem de ânimo e esperança por um Brasil justo, solidário, ético e fraterno. A Igreja une sua voz à dos que, em defesa da vida e da dignidade de cada pessoa, denunciam a desigualdade que gera violência e sustenta privilégios, contrariando o Evangelho e a justiça social.

Nossas esperanças se renovam com as eleições que se aproximam. Apesar do cenário de desencanto e desalento, justificável pela má conduta de grande parte dos atores políticos, as, as eleições trazem a possibilidade e a força de mudar os rumos da nação brasileira. A escolha, através do voto consciente e livre, dos que hão de governar o País é um dos caminhos eficazes para a construção do Brasil que seja para todos. Mais que direito, o voto é um dever. É expressão de cidadania, tradução de nossa corresponsabilidade na busca do bem comum e compromisso de quem crê numa nação igualitária, livre da pobreza, da miséria, da exclusão, da corrupção e capaz de superar a violência.

A fé que caracteriza o povo brasileiro alimenta sua alegria e seu otimismo, sem aliená-lo da dura realidade nacional, assinalada por uma crise política, econômica e social que, ancorada na falta de ética e na corrupção, se alastra e se prolonga indefinidamente. Suas consequências são sentidas, particularmente, pelos mais pobres, crianças e jovens, idosos, estudantes, pessoas em situação de rua, enfermos, encarcerados, desempregados, trabalhadores e trabalhadoras, aposentados, populações indígenas, afrodescendentes, ribeirinhos e tantos outros que carregam o peso do descompromisso com o bem comum de grande parte das lideranças políticas, muitas delas, inclusive, pleiteando reeleição.

Longe de nos desanimar, essa realidade nos desafia e nos põe em estado de vigilância. “Todos sentimos necessidade de reabilitar a dignidade da política” (Papa Francisco - Bogotá, dezembro 2017). Está em nossas mãos colaborar para que isso aconteça, participando das eleições, que desempenham papel fundamental na sociedade democrática. O Estado Democrático de Direito, a ser fortalecido e defendido sempre mais, não condiz com atitudes como o autoritarismo, o fundamentalismo e a intolerância. Ao contrário, requer a convivência respeitosa entre as pessoas e a efetivação dos direitos fundamentais da população, especialmente dos empobrecidos e fragilizados, com os investimentos necessários na saúde, educação, na segurança pública e na cultura. “A perda de direitos e de conquistas sociais resultado de uma economia que submete a política aos interesses do mercado, tem aumentado o número dos pobres e dos que vivem em situação de vulnerabilidade” (CNBB, Eleições 2018: Compromisso e Esperança).

 

 

Leia mais...

MISSAS NO ROSRIO - HORRIOS

papa

BISPO DIOCESANO

DOM DULCENIO FOTO NOVO BISPO DIOCESANO

Mensagem da Semana

PADRE MRCIO HENRIQUE

ESPAÇO DE EVANGELIZAÇÃO

biblia

COMUNIDADE RAINHA DA PAZ

CAPELA RAINHA DA PAZ  foto

Meu Dia de Oração

oracao

Clima Tempo

 

CATEQUESE COM O PAPA

BRASO DO PAPA FRANCISCO

Visitantes On-Line

Nós temos 121 visitantes online

Contador de Visitas

01404236
 

Webmail

Rosário no Twitter

 

Acesso Restrito