Terça, Outubro 17, 2017

BRASO NOVO - 2015 e 2016

Este é o site da Paróquia do Rosário de
Campina Grande, Paraíba, Brasil

Através deste site, a ativa comunidade da paróquia interage, obtém informação e usufrui de serviços web voltados para a religiosidade que cerca suas atividades. Explore nosso site, começando pela página de nosso brasão, criado na comemoração do jubileu de 70 anos de existência da paróquia.

Conheça Nosso Brasão

Agenda é um recurso útil para quem não conhece a rotina da paróquia e para quem quer saber sobre eventos correlatos.

Nosso site agora apresenta uma agenda integrada com o Google, de modo a mostrar informações sobre atividades rotineiras e sobre eventos especiais de forma mais amigável e mais clara, inclusive com mapas dos locais associados.

Confira a Agenda

"Uma imagem vale por mil palavras."

O site da Paróquia do Rosário inovou na apresentação de suas fotos, facilitando o acesso às imagens e aprimorando o uso deste recurso.

Mais detalhes

dest_youtube

“Se uma imagem vale por mil palavras, quanto valerá um vídeo com uma mensagem valorosa?”

O site da Paróquia do Rosário passa a indicar sites de vídeos publicados no YouTube, com destaque para vídeos relacionados com a Igreja Católica e temas afins. Acesse nossa página de vídeos e veja o acervo que disponibilizamos para você.

Vídeos Recomendados

"Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, devemos
seguir pelos mesmos caminhos do nosso rebanho para prosseguir a evangelização."

A Paróquia do Rosário marca sua presença no Twitter, para manter estreita a comunicação com os seus seguidores virtuais. Visite nossa página do Twitter e nos acompanhe nesta caminhada.

Visite nosso Twitter

"O dízimo é um ato de fé. É a prova de que acreditamos que tudo que temos vem de Deus."

Visite nossa página dedicada ao Dízimo, que é muito mais do que uma simples contribuição material para a sua comunidade religiosa.

Saiba Mais

"Nós temos os líderes que merecemos, pois somos nós, através do voto, que elegemos estes líderes.

A Igreja Católica tem uma posição muito bem definida quanto a importância do ato cívico de votar. O eleitor deve ter em mente a importância do sufrágio para o futuro dele, de sua família e da sociedade onde está inserido.

Leia Mais

Vídeo em Destaque

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Playlist: 0 | 1 | 2 | 3

SANTA MISSA EM SEU LAR

SANTA MISSA EM SEU LAR

PLAY - AOS SÁBADOS ÀS 19h30MIN (TV ITARARÉ)

22277754 338122053317215 1177600463999074304 n

(FOTO: MOMENTO MARIANO muito significativo encerra a

FESTA no átrio da MATRIZ DO ROSÁRIO) 

SALVE, MÃE SANTÍSSIMA!...

Neste ANO JUBILAR, nossa exaltação   a NOSSA SENHORA se reveste de um brilho especial com a apoteose da FESTA MARIANA nesta data:   

07 de outubro – dia de NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – a PADROEIRA da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande - Paraíba.

 

 DSCN6209 (FOTO : imagem de NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO é conduzida em PROCISSÃO

pelas ruas do BAIRRO DA PRATA)   

22344638 352879895140170 33435530254226554

(FOTO: Imagem de Nossa Senhora do Rosário  em belíssimo andor especialmente preparado para o MOMENTO MARIANO de encerrasmento da FESTA)  

DSCN9427

 (FOTO: Interior da MATRIZ do ROSÁRIO com  registro da participação da PASTORAL DOS SURDOS nas CELEBRAÇÕES.  

DSCN0472

DSCN0201

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                            (FOTOS : EQUIPE de ACOLHIDA e de CELEBRAÇÃO)                                                           

 

 

DSCN0661 - Cópia 2

(FOTO:   ASSEMBLEIA LITÚRGICA - MATRIZ DO ROSÁRIO - CAMPINA GRANDE -PB ) 

Com a Senhora do Rosário, façamos a vontade do Pai.

Com este tema, chegamos hoje  à culminância do NOVENÁRIO. A todas as noites, a Comunidade de devotos da amada RAINHA DO ROSÁRIO se fez presente, integrando-se às celebrações em homenagem à Padroeira. Assim aconteceu a  mais significativa  FESTA MARIANA do ROSÁRIO,  com uma intensa programação que incluiu Celebração Eucarística diária, oração do TERÇO e adoração ao Santíssimo Sacramento. Para o último dia, reservou-se a tradicional PROCISSÃO com a IMAGEM DE NOSSAS SENHORA pelas ruas do Bairro da Prata.  

Para os diversos momentos litúrgicos, foram convidados vários padres desta Diocese identificados com a HISTÓRIA da COMUNIDADE do ROSÁRIO. Assim integraram-se à FESTA os sacerdotes: Pe. Francisco Evaristo Barbosa Filho (Serra Branca); Pe. Sérgio Francisco Leite (Galante (PB); Pe. Aparecido Francisco Camargo (Administrador Diocesano); Pe. José Jorge Santos Rodrigues (Alagoa Nova (PB); Pe. Severino dos Santos Ramos Barbalho (Ingá (PB); Pe. Romualdo Vieira de Lima (São Cristóvão); Pe. Shermishon Pherikllys Pereira Santos (Malvinas); Pe. João Afonso da Silva (Monte Castelo); Pe. Van Victor Carvalho de Sousa (Catedral), Pe. Haroldo Andrade Silva (Puxinanã (PB) e Dom Genival Saraiva de França que alegrou a todos com sua especial visita. Também participaram os padres que integram a Paróquia do Rosário: Pe. Márcio Henrique – Pároco; Mons. Antônio Apolinário; Pe. Eugênio Vital Pereira e Pe. Isaías Rodrigues.

Uma edificante FESTA para todos, sem dúvida, considerando-se as ricas homilias dos celebrantes   com suas preciosas catequeses inspiradas nas  leituras da Palavra de cada dia. Todos os  momentos foram  vivenciados com muito fervor e devoção à Mãe do Rosário que recebeu reverência e afeto dos seus filhos e devotos. Os grupos e  Pastorais se motivaram e trabalharam muito para o êxito do evento.

Leia mais...

AAAAA

FESTA DA PADROEIRA

– NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO  2017 –

Campina  Grande  - PB

Na vivência do ANO JUBILAR MARIANO e em consonância  com as diretrizes emanadas da CNBB,  a PARÓQUIA DO ROSÁRIO integra-se aos planos  e linhas de ação   da Diocese de Campina Grande (PB), para celebrar, exaltar e  louvar  a  RAINHA E MÃE DO ROSÁRIO, marcando assim o seu 77º ano de criação.

Seguindo-se a  prática comunitária adotada ao longo dos muitos anos, com bastante antecedência,  tudo foi sonhado, avaliado  e  planejado  pelos organismos pastorais – CONSELHOS da PARÓQUIA  – através de suas estruturas representativas e   das respectivas e legítimas  lideranças.  Assim os irmãos paroquianos devotos de Nossa Senhora montaram o seu honroso projeto:  a FESTA DA PADROEIRA  2017, cuja  abertura aconteceu no  último dia 28 de setembro e que se estenderá ao dia 07 de outubro. 

 DSCN8764

   

“Com a Senhora do Rosário, façamos a vontade do Pai”- Este foi o tema escolhido para o NOVENÁRIO  e a cada dia um “lema mariano” com  a dedicatória ao respectivo segmento pastoral indicado, conforme se segue:

1º dia – DEDICADO ÀS PASTORAIS SOCIAIS E AO POVO DE DEUS

MARIA: MULHER predestinada

2º dia – DEDICADO À CATEQUESE e AO POVO DE DEUS

MARIA: MULHER prestativa

3º dia – DEDICADO AOS MOVIMENTOS MARIANOS E AOS FIEIS

MARIA: VIRGEM oferente

4º dia  – DEDICADO AOS ORGANISMOS PAROQUIAIS E AO POVO DE DEUS

MARIA: MÃE da esperança

5º dia – DEDICADO ÀS FAMÍLIAS E AO POVO DE DEUS

MARIA : SENHORA da escuta

6º dia – DEDICADO ÀS COMUNIDADES E AO POVO DE DEUS

MARIA: DISCÍPULA atenta

7º dia – DEDICADO À JUVENTUDE

MARIA: MÃE padecente

8º dia – DEDICADO ÀS COMUNIDADES E AO POVO DE DEUS

MARIA:RAINHA da alegria

9º dia – DEDICADO AOS DEVOTOS DO CORAÇÃO DE JESUS E DE MARIA E AO POVO DE DEUS

         MARIA: RAINHA do Universo

10º dia  - DIA MAIOR DA FESTA   

“COM A SENHORA DO ROSÁRIO, FAÇAMOS A VONTADE DO PAI”.

A parte SOCIAL conta com uma intensa PROGRAMAÇÃO que contempla uma série de shows com artistas seletos / cantores e suas bandas   da região, para animar as noites da FESTA. Para tanto, montou-se uma  ampla  estrutura física externa, com pavilhão, palco, praça de alimentação e espaço kids.   Para o último dia,  reservou-se um “JANTAR FESTIVO” de encerramento e de CONFRATERNIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS,  para o qual  há uma expectativa de adesões que deve  chegar a  aproximadamente 1000 pessoas.

Sem dúvidas, o compromisso e o envolvimento   dos diversos segmentos e  grupos pastorais da Paróquia, através das ações de  seus dedicados colaboradores, refletem-se nos resultados positivos e no êxito do projeto de “SER e FAZER a IGREJA CAMINHANTE”, ao encontro do CRISTO VIVO, pelas mãos maternas e BÊNÇÃOS amorosas da NOSSA MÃE  e SENHORA DO ROSÁRIO que nos anima a TODOS com a exortação:

“FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER”  (João 2,5) .

CAPELA DA GUIA - JUBILEU  - 2017 - FOTOS ANTIGA e NOVA

 

 

2017 traz uma forte marca para a HISTÓRIA da Igreja em CAMPINA GRANDE  - PB, com o CENTENÁRIO da tradicional CAPELA DA GUIA no Bairro do SÃO JOSÉ.  

Assim a Comunidade da GUIA  está em FESTA. FESTA JUBILAR. Para tanto uma PROGRAMAÇÃO específica vem-se desenvolvendo desde o início deste ano, mais precisamente no mês de fevereiro, e o seu encerramento  será no próximo domingo, 24 de setembro, com a culminância da FESTA DA  PADROEIRA NOSSA SENHORA DA GUIA.

HISTORIANDO...

O documento mais antigo sobre a igreja é o retrato de primeira missa realizada.

CAPELA DA GUIA - PRIMEIRA MISSA  2 - JUBILEU 2017

 

A CAPELA tinha na sua fachada a seguinte inscrição em latim:

“ITER PARA TUTUM – 1917”.

Em uma livre tradução, significaria "Caminho para Salvação".

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Estão guardados no arquivo do Museu de Artes Assis Chateaubriand esses  registros e outros cuja fonte é o Livro Subsídios para a História Eclesiástica de Campina Grande de autoria de Boulanger de Albuquerque Uchôa:

“A 21 de setembro de 1917, foi inaugurado, solenemente, o Santuário de Nossa Senhora da Guia, no Bairro de São José, Campina Grande, de iniciativa do Exmo. e Revmo. Sr. Bispo diocesano, sob direção do Vigário Monsenhor Sales. Seu fim, dizia Monsenhor Francisco Severino, era afastar do Juazeiro do Estado do Ceará, os fieis que iam para lá arrastados pelo mais  injustificável e grosseiro fanatismo religioso.

Assistiu ao ato inaugural Sua Exma. Revma. Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, que trouxera a imagem de Nossa Senhora da Guia, da Capital para esta Cidade, pelo trem da Great Western, acompanhado  de numerosa comitiva de Sacerdotes.

O Santuário de Nossa Senhora da Guia  era em estilo gótico e foi demolido em 1966.”

.............

A Igreja do Rosário foi elevada à condição de Paróquia  em 15 de agosto de 1940  pelo arcebispo da Paraíba, criando a segunda paróquia da cidade; o templo do Rosário já estava vendido para ser demolido.

Durante o período em que duraram as obras, as celebrações foram sediadas provisoriamente no antigo Santuário de Nossa Senhora da Guia, a Igreja de Nsa. Sra. da Guia hoje sentada na Praça do Trabalho, no Bairro do São José.

                                                     .......................

É gratificante ver nossos passos na HISTÓRIA da CAPELA que já foi nossa MATRIZ. E ainda mantém os laços e  vínculo com a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário no Bairro da Prata, pois se insere em sua circunscrição eclesiástica.    

Hoje vive sua fase da maturidade...

 

Igreja no Brasil estimula cristãos à oração e à participação cidadã na Semana da Pátria

Igreja no Brasil estimula cristãos à oração e à participação cidadã na Semana da Pátria

No dia 7 de Setembro, data na qual oficialmente se comemora a independência política do Brasil, será realizado em todo país o 23º Grito dos Excluídos que, este ano, tem como lema “Por direitos e Democracia, a luta é todo dia” e tema “Vida em primeiro lugar”, pelos quais, segundo a Coordenação Nacional, quer chamar a atenção da sociedade para a urgência da organização e luta popular frente à conjuntura em que o país vive hoje.

Em coletiva de imprensa, realizada dia 31/08, na sede do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em São Paulo, o bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo Bernardino disse que o Grito acontece em um momento em que o país vive uma crise ética na política por parte dos governantes e autoridades. O bispo disse que os parlamentares estão de costas para o povo, não ouvem os gritos da população, sobretudo dos segmentos que estão à margem da sociedade.

O bispo, representante da Comissão Episcopal pastoral para a Ação social Transformadora da CNBB, afirmou que é necessário transparência na administração pública e punição aos corruptos. “O povo precisa voltar a ocupar as ruas de forma consciente e organizada para conquistar, defender e garantir seus direitos”, disse.

A representante da Coordenação Nacional do Grito dos Excluídos, Karina Pereira da Silva, lembrou que O Grito dos Excluídos vem se afirmando, a cada ano, como um processo de construção coletiva, de forma descentralizada. Ela disse que o ato tem seu ponto alto na semana da Pátria e no dia 7 de Setembro, mas que é precedido de ações em preparação e organização que vão desde seminários, palestras, rodas de conversa, audiências públicas, vigílias, celebrações, concursos de redação nas escolas.

Direitos ameaçados
alt

Leia mais...

liturgia

Quão saborosas são para mim vossas palavras, mais doces que o mel à minha boca” (Sl 118, 103)

“Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos. E uma luz em meu caminho” (Sl 118, 105).

A Igreja no Brasil dedica todo o Mês de Setembro a Bíblia. Sem dúvida é uma iniciativa muito salutar. A motivação provém do fato da Igreja celebrar no dia 30 de setembro a memória do grande santo e doutor da Igreja, São Jerônimo, que a pedido do Papa Dâmaso (366-384) preparou uma excelente tradução da Bíblia em latim, a partir do hebraico e do grego; a chamada Vulgata. Foi um trabalho gigantesco que demandou cerca de 35 anos nas grutas de Belém, onde ele realizava esse ofício, vivendo uma austera vida de oração e penitência. São Jerônimo dizia que quem não conhece os Evangelhos não conhece Jesus.

altSão Jerônimo (347-420), chamado de “Doutor Bíblico”, nasceu na Dalmácia e educou-se em Roma; é o mais erudito dos Padres da Igreja latina; sabia o grego, latim e hebraico. Viveu alguns anos na Palestina como eremita. Em 379, foi ordenado sacerdote pelo bispo Paulino de Antioquia; foi ouvinte de São Gregório Nazianzeno e amigo de São Gregório de Nissa. De 382 a 385 foi secretário do Papa São Dâmaso. Pregava o ideal de santidade entre as mulheres da nobreza romana (Marcela, Paula e Eustochium) e combatia os maus costumes do clero. Na figura de São Jerônimo destacam-se a austeridade, o temperamento forte, o amor a Igreja e à Sé de Pedro.

Conhecer a Palavra de Deus é fundamental para todo cristão. A Carta aos hebreus diz que “a Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e atinge até à divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4,12).

 

Jesus conhecia profundamente a Bíblia e a citava. Isso é o suficiente para que todos nós façamos o mesmo. Na tentação do deserto ele venceu o demônio lançando em seu rosto, por três vezes, a santa Palavra. Quando o tentador pediu que Ele transformasse as pedras em pães, para provar Sua filiação divina, Jesus lhe disse: “O homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor” (Dt 8,3c).

Quando o tentador exigiu que Ele se jogasse do alto do templo, Jesus respondeu: “Não tentarás o Senhor; vosso Deus” (Dt 6,16a). E quando Satanás tentou fazer com que Ele o adorasse, ouviu mais uma vez a Palavra de Deus: “Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele servirás” (Dt 6,13).

O demônio não tem força diante da Palavra de Deus lançada em seu rosto; por isso, cada um de nós precisa conhecer o poder dela. Jesus morreu rezando todo o Salmo 21: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Sl 21,2).

É preciso ler e estudar a Bíblia regularmente, todos os dias; aquecer a alma com um trecho dela; e saber usá-la nos momentos de dor, dúvida, angústia, medo, etc. Abra a Palavra, deixe Deus falar a seu coração. E fale com Deus; é a maneira mais fácil de rezar.

O Espírito Santo nos ensina essa verdade, pela boca do profeta Isaías; cuja boca tornou “semelhante a uma espada afiada” (Is 49,2):

“Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não voltam sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado a minha vontade e cumprido a sua missão” (Is 55,10).

A palavra de Deus é transformadora, santificante. São Paulo explica isso a seu jovem discípulo Timóteo, com toda convicção:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para persuadir, para corrigir e formar na justiça” (2Tm 3,16).

Leia mais...

MISSAS NO ROSRIO - HORRIOS

papa

ADMINISTRADOR DIOCESANO

PADRE APARECIDO - FOTO COMPLETA

Mensagem da Semana

PADRE MRCIO HENRIQUE

ESPAÇO DE EVANGELIZAÇÃO

biblia

COMUNIDADE RAINHA DA PAZ

CAPELA RAINHA DA PAZ  foto

Meu Dia de Oração

oracao

Clima Tempo

 

CATEQUESE COM O PAPA

BRASO DO PAPA FRANCISCO

Visitantes On-Line

Nós temos 136 visitantes online

Contador de Visitas

01144391
 

Webmail

Rosário no Twitter

 

Acesso Restrito