Quinta, Setembro 01, 2016

Este é o site da Paróquia do Rosário de
Campina Grande, Paraíba, Brasil

Através deste site, a ativa comunidade da paróquia interage, obtém informação e usufrui de serviços web voltados para a religiosidade que cerca suas atividades. Explore nosso site, começando pela página de nosso brasão, criado na comemoração do jubileu de 70 anos de existência da paróquia.

Conheça Nosso Brasão

Agenda é um recurso útil para quem não conhece a rotina da paróquia e para quem quer saber sobre eventos correlatos.

Nosso site agora apresenta uma agenda integrada com o Google, de modo a mostrar informações sobre atividades rotineiras e sobre eventos especiais de forma mais amigável e mais clara, inclusive com mapas dos locais associados.

Confira a Agenda

"Uma imagem vale por mil palavras."

O site da Paróquia do Rosário inovou na apresentação de suas fotos, facilitando o acesso às imagens e aprimorando o uso deste recurso.

Mais detalhes

dest_youtube

“Se uma imagem vale por mil palavras, quanto valerá um vídeo com uma mensagem valorosa?”

O site da Paróquia do Rosário passa a indicar sites de vídeos publicados no YouTube, com destaque para vídeos relacionados com a Igreja Católica e temas afins. Acesse nossa página de vídeos e veja o acervo que disponibilizamos para você.

Vídeos Recomendados

"Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, devemos
seguir pelos mesmos caminhos do nosso rebanho para prosseguir a evangelização."

A Paróquia do Rosário marca sua presença no Twitter, para manter estreita a comunicação com os seus seguidores virtuais. Visite nossa página do Twitter e nos acompanhe nesta caminhada.

Visite nosso Twitter

"O dízimo é um ato de fé. É a prova de que acreditamos que tudo que temos vem de Deus."

Visite nossa página dedicada ao Dízimo, que é muito mais do que uma simples contribuição material para a sua comunidade religiosa.

Saiba Mais

"Nós temos os líderes que merecemos, pois somos nós, através do voto, que elegemos estes líderes.

A Igreja Católica tem uma posição muito bem definida quanto a importância do ato cívico de votar. O eleitor deve ter em mente a importância do sufrágio para o futuro dele, de sua família e da sociedade onde está inserido.

Leia Mais

FESTA - OUTRA anigif

Vídeo em Destaque

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Playlist: 0 | 1 | 2 | 3

SANTA MISSA EM SEU LAR

SANTA MISSA EM SEU LAR

PLAY - AOS SÁBADOS ÀS 19h30MIN (TV ITARARÉ)

FOTO  DA IGREJA -nota oficial sobre a praça-

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, com sede no Bairro da Prata, tendo em vista comentários infundados e questionamentos diversos feitos nos últimos dias em determinados programas de rádio acerca da reforma em curso no espaço externo da Igreja Matriz, vem a público esclarecer que:

1) Em respeito à comunidade paroquial, desde o início do mês de março do corrente ano vem informando, como de costume, durante celebrações de missas dominicais, reuniões de grupos pastorais e por outros diferentes meios, as decisões que o Conselho Paroquial tem tomado frente à necessidade de reformas que se fazem urgentes, abrangendo desde o teto da Igreja até o salão paroquial, incluindo as condições de acessibilidade física, de segurança e de circulação dos pedestres no pátio frontal, na lateral e na própria Praça do Rosário;

2) Em relação à área externa da Igreja – parte mais aparente e perceptível da reforma – além de uma avaliação técnica que identificou as condições inadequadas de acessibilidade física, observamos também o estado de deterioração e conseguinte necessidade de manutenção do piso antes existente, tanto nas calçadas quanto no estacionamento lateral e na própria Praça do Rosário, o que vinha provocando pequenos acidentes, principalmente com idosos, e inviabilizando a realização de eventos e celebrações externas com as devidas condições de acomodação e conforto dos fiéis;

3) Quanto à Praça do Rosário, especificamente, espaço pertencente e de propriedade da Paróquia do Rosário, com escrituração pública desde 1940, portanto, há 76 anos, é visível e inquestionável a necessidade de sua revitalização, tendo em vista que a última reforma data do ano 1999, através de um projeto apoiado pela prefeitura municipal, por ocasião da virada do milênio. Desde então, nenhuma outra reforma foi feita, de modo que, tanto em termos estruturais quanto paisagístico-ambiental, o espaço requer revitalização;

4) Além disso, do ponto de vista da segurança dos que frequentam o local e da necessidade de incorporação do espaço em um projeto mais amplo de reforma da área pertencente à Paróquia do Rosário, o Conselho Paroquial entendeu como uma das prioridades administrativas assumir esse trabalho em vista do melhor acolhimento e em condições adequadas de segurança e mobilidade por parte de todos os que frequentam a Igreja do Rosário. Para tanto, conta exclusivamente com os recursos próprios, adquiridos mediante a generosa e indispensável doação dos paroquianos;

Leia mais...

DOM GENIVAL - ARQUIDIOCESE

 

A vocação à vida é universal, como dom de Deus; também é universal a vocação à santidade porque o homem e a mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus. Pelo batismo, as pessoas recebem a graça de pertencerem à família de Deus e, em sua história, santificam-se enquanto assumem o plano de Deus a seu respeito. No último domingo de agosto, o calendário pastoral da Igreja Católica, em todo o Brasil, contempla a vocação do universo leigo. O sacerdócio batismal dos fiéis é o fundamento da sua vocação e a força motriz de seu serviço à comunidade. Na verdade, na palavra vocação está incluída uma rica e diversificada forma de resposta ao chamado de Deus; portanto, pode-se falar, apropriadamente, de vocações e isso é claramente visível no mundo dos leigos.

 

Como em qualquer outra, na vocação dos leigos e leigas, além da face de autorrealização, está presente a dimensão do serviço. As paróquias e comunidades são os palcos e cenários onde os leigos vivem sua vocação e prestam seu dedicado serviço. “O leigo não desempenha uma atividade específica. Ele pode atuar no mundo da política, da educação, dos meios de comunicação social, da economia, da realidade social, da cultura, das ciências, das artes, da realidade internacional, entre outros. Sua tarefa é transformar tudo isso conforme o projeto de Jesus Cristo, construindo o Reino de Deus na história, criando fraternidade. Além dessa presença ativa no mundo, o Espírito Santo distribui entre os leigos dons e carismas para servirem mais diretamente à comunidade eclesial, através dos ministérios. Exemplo: catequese, liturgia, ministério da Eucaristia, da palavra, do canto, da saúde, da promoção social, entre outros”. Como se vê, o leigo vive sua vocação, no mundo, na “cidade”, cuja referência pode ser o “mundo da política”, e na comunidade eclesial, cujo exemplo pode ser a catequese.

 

O Mês Vocacional destaca o serviço prestado por catequistas às famílias e às comunidades. Com efeito, desde os primórdios da Igreja, homens e mulheres, adultos e jovens, como catequistas, cumprem a evangélica missão de anunciar Jesus Cristo. Por isso, um católico tem uma grande estima pelo catequista que o iniciou e acompanhou em sua caminhada cristã; por sua vez, as comunidades reconhecem, de forma agradecida, que o serviço dos catequistas está na base da vivência religiosa e do testemunho cristão dos fiéis. O registro mais importante dessa presença é a do coração das pessoas porque é mais eloquente do que aquele de certificados, fotos e vídeos.

 

Dom Genival Saraiva

 

Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação da Arquidiocese da Paraíba

 

 

ROSÁRIO 76 ANOS - JUBILEU DA MISERICÓRDIA 3

PARÓQUIA DO ROSÁRIO - 76 anos –

- JUBILEU DA MISERICÓRDIA –

PEREGRINAÇÃO À PORTA SANTA  e   AÇÃO de GRAÇAS    

Mais um marco indelével na HISTÓRIA da “FAMÍLIA do ROSÁRIO” foi fixado no  dia 15 de agosto de 2016, através da PEREGRINAÇÃO à PORTA SANTA da CATEDRAL DIOCESANA de CAMPINA GRANDE –PB. Para tanto  a Comunidade foi preparada e  se integrou, visando  dar mais um passo na  vivência do seu  JUBILEU DA MISERICÓRDIA.    

 

O momento  foi muito favorável  à participação, considerando-se ser essa também a data em que os irmãos celebram os 76 anos de criação da Paróquia. Assim um considerável número de fieis, em atenção ao  chamamento de suas lideranças,  ouviu o pedido e veio somar-se a tantos outros que  partilharam do mais significativo acontecimento em sua caminhada de Igreja, nos últimos tempos.    

Assim aconteceu... Logo na abertura, ainda na saída da Matriz do Rosário, oportunas sementes para reflexão. E nas palavras do Pároco Pe. Márcio, o pedido a DEUS e o chamado aos irmãos, para que  buscassem adentrar e  fazer uma “peregrinação interna”; não só peregrinar externamente, mas também dar uma volta por dentro do nosso coração, pedindo ao Senhor que nos ajudasse a alcançar a meta buscada por quem vive a MISERICÓRDIA que é a SANTIDADE... Que essa caminhada sirva para nós, como uma CAMINHADA DE FÉ, acrescentou.   ROSÁRIO 76 ANOS - JUBILEU DA MISERICÓRDIA 77xxxx -BERNADETE  

A PROCISSÃO LUMINOSA saiu da Matriz e seguiu pelas ruas do Bairro da Prata até chegar às avenidas centrais de acesso à Catedral Diocesana de Campina Grande.  Ao longo do percurso, orações e cantos animavam os caminhantes que fervorosos e emocionados chegaram ao destino esperado, ou seja, a PORTA SANTA DA CATEDRAL. Diante dela, os Concelebrantes fizeram uma pequena pausa, seguindo-se da sua reverência. Abriu-se a PORTA SANTA,  quando o Presidente Pe. Márcio Henrique  sobrepôs suas MÃOS à mesma   e adentrou ao recinto.  Somente após a abertura,  permitiu-se o acesso, para que todos entrassem ao Templo, ao som caloroso do belíssimo HINO do JUBILEU DA MISERICÓRDIA. Muita emoção nesse singular momento.  ROSÁRIO 76 ANOS - JUBILEU DA MISERICÓRDIA 12 -BERNADETE

O espaço físico da Catedral ficou limitado, para acolher o grande público  acomodado para a solene Concelebração Eucarística de Ação de Graças  que contou com os concelebrantes  Pe. Márcio Henrique, presidente, Pe. Eugênio vital Pereira,  Pe. Isaías Rodrigues além do Diácono Antônio Lisboa, auxiliares.ROSÁRIO 76 ANOS - JUBILEU DA MISERICÓRDIA 16 -BERNADETE

Uma belíssima Liturgia, portanto, emoldurada com bonitos cantos  nos acordes e belas vozes afinadas  do Ministério de Música da Comunidade  OBRA NOVA DO CORAÇÃO DE MARIA.

E a valiosa catequese, através da inspiração do Pe. Márcio Henrique,  na rica Homilia, quando a temática da MISERICÓRDIA foi trabalhada com muita propriedade e sobretudo com especial sensibilidade. De sua MENSAGEM, ficaram-nos muitas motivações pertinentes e oportunas para uma séria reflexão. Assim reproduzimos, em parte,  as palavras  com que tão bem lançou o seu olhar sobre a MISERICÓRDIA:    

“Se alguém entrar por mim, será salvo...

A PORTA É O PRÓPRIO JESUS!...

“Eu sou a Porta” Se alguém entrar por mim, será SALVO. 

ELE É A PORTA; ELE É O CAMINHO DA SALVAÇÃO!...

Ele é o ROSTO da MISERICÓRDIA do PAI.

Leia mais...

PARABÉNS,

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO!...

 

O cenário festivo deste  DIA 15 DE AGOSTO DE 2016 foi descortinado.     A Paróquia do Rosário completa 76 anos de existência, a partir de sua criação, por ato do Exmo. Sr. Arcebispo Dom MOISÉS COELHO, no dia 15 de agosto de 1940.

Ao celebrar AÇÃO de GRAÇAS por  mais um ano da sua existência, a Comunidade associa-se e integra-se ao contexto do JUBILEU DA MISERICÓRDIA proclamado por Sua Santidade o Papa Francisco. E busca envolver-se no clima da misericórdia, de forma concreta, tendo consciência do compromisso com a MISSÃO. Para tanto, não faltam catequeses e apelos das lideranças cujas ações estão inspiradas nas diretrizes da Igreja para o  atual momento vivenciado.   

O Papa Francisco pediu aos católicos que fizessem a passagem pela Porta Santa neste Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. Em obediência,  a Comunidade vem  sendo estimulada e   volta-se para chamamento do seu Pároco Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes e do Vigário Paroquial Pe. Isaías Rodrigues. Assim    marcará hoje a sua data celebrativa, com uma “PEREGRINAÇÃO LUMINOSA”  à porta santa da Catedral Diocesana de Campina Grande – Paraíba. O evento integra-se à pauta das atividades da SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA.PEREGRINAÇÃO À PORTA SANTA  1

O Santo Padre estabeleceu como lema do Ano Santo a exortação de Jesus: "Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso" (Lc 6, 36), assinalando a virtude da misericórdia como um "critério para individuar quem são os seus verdadeiros filhos". "Somos chamados a viver de misericórdia, porque, primeiro, foi usada misericórdia para conosco", ensinou.

IMG 4536

76 anos de caminhada nos trazem até aqui... Tempo  de reverenciar a memória de muitos marcantes ACONTECIMENTOS  e reconhecer os méritos de tantos  IRMÃOS – PADRES, RELIGIOSOS e LEIGOS que deixaram seus traços  indeléveis ao longo dos caminhos percorridos  e de homenagear  tantos outros que continuam  imprimindo suas significativas marcas de AMOR e SERVIÇO   em favor da construção do Reino de Deus entre nós.

Leia mais...

SEMANA  DA FAMÍLIA 2016

13 a 21 de agosto de 2016

Em sintonia com o contexto do ANO DA MISERICÓRDIA proclamado pelo Santo Padre Papa Francisco insere-se a programação   da SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA, cujo tema é : “MISERICÓRDIA NA FAMÍLIA: Dom e Missão”.SEMANA DA FAMÍLIA - 2016 - CARTAZ

Segundo a  CNBB, somos convidados a mergulhar mais profundamente na temática da MISERICÓRDIA, para conhecer melhor o AGIR de Deus para com os seus filhos e filhas, para que aprendamos a transformar o nosso ser e o nosso agir para com os outros.

“Sede misericordiosos, como vosso Pai é Misericordioso” (Lc.6,36)

“Precisamos, diante deste convite, olhar para o Pai Misericordioso, como as crianças olham para seu amado papai, buscando Nele o modelo do seu ser e do seu agir, e, assim, entendermos que a misericórdia de Deus é, a um só tempo, um dom para a nossa família e, também, uma missão.

É dom porque a família nasce das mãos criadoras do Pai, e recebe Dele todo o sustento e auxílio necessários para crescer, desenvolver e frutificar. Mesmo quando os membros da família não correspondem ao seu projeto, e nada têm a oferecer, ainda assim o Pai os ama, chama, busca, acolhe e os cura, gratuitamente.

É missão porque a Misericórdia é a expressão de um amor profundo e verdadeiro capaz de buscar e salvar aqueles que estão perdidos, curar os que estão feridos e dar a todos a oportunidade de ser bom de novo”.  Essas são palavras do Pe. Moacir Silva Arantes – Assessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB e Secretário Executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF/SECREN.

SEMANA DA FAMÍLIA - 2016 - igreja preparada

 

SEMANA DA FAMÍLIA - 2016 - ABERTURA - 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEMANA DA FAMÍLIA - 2016 - ABERTURA -10

 

Na Paróquia do Rosário foi realizada a ABERTURA, com a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Isaías Rodrigues - Vigário Paroquial - sábado à noite e no domingo, pelo Pároco Padre Márcio Henrique. Durante a SEMANA,  seguirá a seguinte PROGRAMAÇÃO para este ano:

  • Dias 13 e 14/08/2016 : ABERTURA (padres celebrantes)
  • Dia 15/08/2016 – Peregrinação da Matriz do Rosário à Porta Santa da Catedral Diocesana
  • Dia 16/08/2016 -  Encontros em condomínios, residências, escolas, trabalho, etc.
  • Dia 17/08/2016 – Encontro  na Matriz de Nossa Senhora do Rosário, às 19:30h.
  • Dia 18/08/2016 – Encontros realizados com grupos pastorais.
  • Dia 19/08/2016 – Encontro na Matriz de Nossa Senhora do Rosário, às 19:30h.
  • Dia 21/08/2016 – Caminhada das Famílias em Missão e MISSA de ENCERRAMENTO

 

Leia mais...

papa

BISPO DIOCESANO

dom delson - 2014

Mensagem da Semana

PADRE MRCIO HENRIQUE

ESPAÇO DE EVANGELIZAÇÃO

biblia

COMUNIDADE RAINHA DA PAZ

CAPELA RAINHA DA PAZ  foto

Meu Dia de Oração

oracao

Clima Tempo

 

CATEQUESE COM O PAPA

BRASO DO PAPA FRANCISCO

Visitantes On-Line

Nós temos 72 visitantes online

Contador de Visitas

00843798
 

Webmail

Rosário no Twitter

 

Acesso Restrito