Quarta, Julho 29, 2015

Este é o site da Paróquia do Rosário de
Campina Grande, Paraíba, Brasil

Através deste site, a ativa comunidade da paróquia interage, obtém informação e usufrui de serviços web voltados para a religiosidade que cerca suas atividades. Explore nosso site, começando pela página de nosso brasão, criado na comemoração do jubileu de 70 anos de existência da paróquia.

Conheça Nosso Brasão

Agenda é um recurso útil para quem não conhece a rotina da paróquia e para quem quer saber sobre eventos correlatos.

Nosso site agora apresenta uma agenda integrada com o Google, de modo a mostrar informações sobre atividades rotineiras e sobre eventos especiais de forma mais amigável e mais clara, inclusive com mapas dos locais associados.

Confira a Agenda

"Uma imagem vale por mil palavras."

O site da Paróquia do Rosário inovou na apresentação de suas fotos, facilitando o acesso às imagens e aprimorando o uso deste recurso.

Mais detalhes

dest_youtube

“Se uma imagem vale por mil palavras, quanto valerá um vídeo com uma mensagem valorosa?”

O site da Paróquia do Rosário passa a indicar sites de vídeos publicados no YouTube, com destaque para vídeos relacionados com a Igreja Católica e temas afins. Acesse nossa página de vídeos e veja o acervo que disponibilizamos para você.

Vídeos Recomendados

"Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, devemos
seguir pelos mesmos caminhos do nosso rebanho para prosseguir a evangelização."

A Paróquia do Rosário marca sua presença no Twitter, para manter estreita a comunicação com os seus seguidores virtuais. Visite nossa página do Twitter e nos acompanhe nesta caminhada.

Visite nosso Twitter

"O dízimo é um ato de fé. É a prova de que acreditamos que tudo que temos vem de Deus."

Visite nossa página dedicada ao Dízimo, que é muito mais do que uma simples contribuição material para a sua comunidade religiosa.

Saiba Mais

"Nós temos os líderes que merecemos, pois somos nós, através do voto, que elegemos estes líderes.

A Igreja Católica tem uma posição muito bem definida quanto a importância do ato cívico de votar. O eleitor deve ter em mente a importância do sufrágio para o futuro dele, de sua família e da sociedade onde está inserido.

Leia Mais

FESTA DO CORAO DE JESUS -  MONTAGEM anigif.gif 2015

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Vídeo em Destaque

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Playlist: 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11

SANTA MISSA EM SEU LAR

SANTA MISSA EM SEU LAR

PLAY - AOS SÁBADOS ÀS 19h30MIN (TV ITARARÉ)

comunicação, éticaFalar deste tema requer um aprofundamento sincero e consistente da situação, visto que nos tempos modernos, atravessamos um período caótico na propagação das informações. Notícias mal feitas, interesses subjetivos e falta de eficiência são algumas anomalias que encontramos no universo da informação, cuja doença, se chama falta de ética. O 9ª Mutirão Nacional de Comunicação (Muticom), abordará essa temática tão arrojada e pertinente para o cenário tangente, conhecido como a era da tecnologia. Para efeito de ciência faz-se oportuno percorrer os terrenos das duas balizas que nortearam nossa reflexão: ética e comunicação.

A palavra "ética" vem do grego ethos e significa aquilo que pertence ao "bom costume" ou "portador de caráter". Para o Dr. Francisco de Salles da UFMG, Ética é a responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, a respeito da essência das normas, valores, etc. presentes em qualquer realidade social.

Bom e o que vem a ser comunicação? Comunicação é uma palavra oriunda do termo latino "communicare", que significa "partilhar, tornar comum". Através da comunicação, os seres partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

Desde o Gênese da criação, a comunicação assumiu um grau de vitalidade, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.

Observando os dois conceitos apresentados, notabilizamos que ética é algo que trata do caráter do ser humano, ou de qualquer pessoa, sobretudo, do comunicador. Ele precisa se atentar-se para o que vai comunicar, quando irá comunicar, e principalmente o meio pelo qual vai está comunicando a mensagem. Informar é uma tarefa que exige grande responsabilidade e ética.

comunicação, ética

Hoje, vivenciamos o tempo das REDES SOCIAIS - tempo profícuo e ao mesmo tempo ameaçador. Profícuo por ser espaço do encontro e da informação imediata. Ameaçador porque muitos perfis, se acham no direito de postar o que pensam sem admitir as conseqüências posteriores. Sendo um espaço virtual em que - por definição - o contato físico não existe, e tratando-se de um lugar onde é fácil cada um "inventar" uma personagem ou uma personalidade, todo o cuidado é pouco.

Leia mais...

 PASTORAL DOS SURDOS - ENCONTRO 2015 - 01

                                                  No último final de semana, dias 09 a 12 de julho de 2015,  CAMPINA GRANDE – PARAÍBA sediou o IX ENCONTRO REGIONAL NORDESTE 2 DE CATEQUESE PARA SURDOS que se realizou no Centro DIOCESANO de FORMAÇÃO  D. LUIS FERNANDES   no  Tambor.  O evento vem  acontecendo há alguns anos  e contempla vários estados circunvizinhos.  Desta vez contou com a participação dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, e Rio Grande do Norte, através das várias cidades que enviaram suas  representações.

                                             Nesta nona versão, desenvolveu-se uma intensa programação com mesa redonda, palestras, momentos de oração, confissões, painéis, dinâmicas, testemunhos, etc. Para tanto, os trabalhos foram embasados  no tema SURDO: “O CORAÇÃO PULSA POR CRISTO” e no Lema “Quem ama a Deus ama também seu Irmão”, com a fundamentação evangélica em 1. João 4,21. 

PASTORAL DOS SURDOS - ENCONTRO 2015 - 03PASTORAL DOS SURDOS - ENCONTRO 2015 - 19  

                                                    Dentre  os formadores palestrantes e visitantes, incluíram-se: o Padre Wilson Czaia (surdo) que veio especialmente de Curitiba – PR, para conhecer pessoalmente a já tradicional  experiência e proferir a Palestra sobre o Tema do Encontro.  De Recife (PE), veio o Diácono e Intérprete Jurandir Dias que trabalhou o assunto “Aspectos Linguísticos da Tradução da Santa Missa”.  Para o Padre Robson Soares da cidade de Escada (PE) ficou reservado o Lema. E para fechar a pauta das palestras, o Tema “DEUS É AMOR” que ficou por conta da formadora Bebeth da Pastoral dos Surdos de Natal (RN). A DINÂMICA DE INTERAÇÃO ficou sob a responsabilidade de  Victória e Rondinelli da Cidade de Parelhas (RN). Por fim à representante Carlene Penha de João Pessoa (PB) coube a montagem de painel com Proposta de atividades e encontros de formação para as Pastorais do Regional Nordeste 2.

 PASTORAL DOS SURDOS - ENCONTRO 2015 - 18PASTORAL DOS SURDOS - ENCONTRO 2015 - 09      

                                                         Somando-se às citadas contribuições, foram significativas  as  participações de outros voluntários do convívio local: Josinalva (Testemunho de Vida ); Maria Vitória e Adriana (Dinâmica); JOVENS do EJC da Paróquia do Rosário (Momento de Louvor).                            Foram muitos os “IRMÃOS AUDITIVOS” que aqui vieram  partilhar conteúdos, dinâmicas, orações e emoções cujos reflexos  se somaram para o seu crescimento. E os resultados imediatos já se observaram, através dos depoimentos  e notas nas redes sociais, conforme reproduzimos ao final desta matéria. Segundo se expressaram -  também em sinais -  saíram daqui, com muito boas impressões do que vivenciaram e do quanto significou o encontro para eles.                      

                                                   Coube à Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande a missão de adotar as providências de montagem,  organização e condução do importante ENCONTRO, o que ocorreu,  com especial motivação, haja vista o clima festivo da comemoração do 19º aniversário da sua PASTORAL DOS SURDOS. Solidariamente aconteceu o bonito gesto de integração das Famílias do ECC Paroquial (Encontro de Casais com Cristo)  que se deram as mãos para a realização dos trabalhos de acolhida, alimentação e  apoio aos participantes.

    PASTORAL DOS SURDOS - ENCONTRO 2015 - 36PASTORAL DOS SURDOS - ENCONTRO 2015 - 15

PASTORAL DOS SURDOS - ENCONTRO 2015 - 37                                                                 No sábado à noite, na Matriz do Rosário,  os grupos integraram-se à Celebração Eucarística presidida pelo Pároco Padre Márcio Henrique Mendes Fernandes e concelebrada pelo visitante curitibano Pe. Wilson Czaia, cuja particularidade  também foi conhecida, através da retransmissão da Missa ao vivo pela TV ITARARÉ e por este portal. Seguindo, no domingo, os auditivos deslocaram-se, para rezar a Missa na Paróquia da Santíssima Trindade no Bairro do Catolé, nesta Cidade.  

                                            Historicamente a Comunidade do Rosário sobressai-se pioneiramente no  trabalho   com os AUDITIVOS, graças aos esforços e às ações voluntárias das suas lideranças. Aqui se  destaca o empenho das grandes colaboradoras e intérpretes Socorro Leal e Elizabeth da Silva Teófilo que assumem com especial zelo e     muita dedicação a nobre missão de EVANGELIZAR através de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Assim a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário apoia e incentiva a valioso trabalho  e   sente-se gratificada pelos 19 anos da sua PASTORAL DOS SURDOS, cuja  Ação de Graças também celebrou na oportunidade. Por tudo isso, cantamos louvores a Deus.                          

Nas Redes Sociais, os depoimentos:  

Quero agradecer a Deus por Ele ter me proporcionado a experiência incrível de participar do IX Encontro Regional de Catequese para surdos! Me sinto chamado a mergulhar nesse universo! conheci irmãos e irmãs muito especiais e um homem de Deus que é o Pe. Wilson Czaia! mesmo com pouquíssimo tempo de convivência percebi a presença divina de um modo bem diferente! não posso esquecer dos irmãos que conheci e que espero aprender muito com eles Diácono Jurandir Dias Jr ,PadreRobson Soares ,Rondinelli Oliveira Carlene Penha eElizabeth Da Silva Teófilo tem muitos outros que gostaria de marcar, mas que ainda não os tenho no face! obrigado amigos por estes dias e que venham muitos outros encontros! (Fagner Wellington Graciano Silva)

Parabéns!
Lindo encontro da pastoral mais linda da igreja católica!
Amoooo a pastoral dos surdos! (Ana Maria Barbosa Gonçalves)

Momento importante para Larissa: Encontro Nacional das Pastorais de Surdos. Presença importantíssima do Padre Surdo Wilson de Curitiba. Muitas Bênçãos foram derramadas neste encontro!. Parabéns a Elizabeth. Socorro Leal , Carlene Penha. Babeth, Josinalva, Fabrício e todos os interpretes que trabalharam para que esse encontro acontecesse. Parabéns ao grupo de Casais da Igreja do Rosário pela belíssima e impecável participação e a todos que ajudaram e contribuíram para que este evento acontecesse. Obrigada e Deus derrame muitas bênçãos sobre todos vocês. (Dione Carvalho)

 

DOM GENIVAL - CNBBO Papa Francisco proclamou, com bastante antecedência, o “Jubileu Extraordinário da Misericórdia”, através da Bula “Misericordiae vultus” (Rosto da misericórdia), afirmando, de início, que “Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai.” Intencionalmente, o Papa chama os cristãos e a sociedade, em geral, a se colocarem diante da realidade do pecado, que manifesta as mais variadas formas do mal, vendo-a, porém, na ótica da misericórdia de Deus.

A Bula do Papa Francisco tem três partes: “Na primeira, o Papa Francisco aprofunda o conceito de misericórdia e explica o porquê da escolha da data de início em 8 de dezembro, Solenidade de Maria (...) por coincidir com o 50º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II. (...) Na segunda parte, o Santo Padre oferece algumas sugestões práticas para celebrar o Jubileu. (...) Por fim, na terceira parte, Francisco lança alguns apelos contra a criminalidade e a corrupção - dirigindo-se aos membros de grupos criminosos e aos corruptos”.

Em qualquer situação, a misericórdia de Deus supõe, necessariamente, a conversão de quem pratica males como a criminalidade e a corrupção, como ensina o Papa.

“O meu convite à conversão dirige-se, com insistência, ainda maior, àquelas pessoas que estão longe da graça de Deus pela sua conduta de vida. Penso de modo particular nos homens e mulheres que pertencem a um grupo criminoso, seja ele qual for. Para vosso bem, peço-vos que mudeis de vida.

Leia mais...

TV Aparecida transmite visita do Papa Francisco à América Latina

 

 

O Papa Francisco inicia no domingo (05), uma viagem histórica à América Latina. O pontífice estará Equador, de 6 a 8 de julho; Bolívia, de 8 a 10; e Paraguai, de 10 a 12. papa_18

Esta será a nona viagem internacional de Francisco e a segunda para a América Latina – em 2013, ele esteve no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude.

Durante a semana de visitas, o Papa presidirá cinco missas, fará 22 discursos e se encontrará com os presidentes dos três países, bispos, sacerdotes, consagrados e representantes da sociedade civil.

Confira as transmissões da TV Aparecida:

Leia mais...

alt

 “Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados” (Mt 5,6).

Temos acompanhado, nos últimos dias, os intensos debates sobre a redução da maioridade penal, provocados pela votação desta matéria no Congresso Nacional. Trata-se de um tema de extrema importância porque diz respeito, de um lado, à segurança da população e, de outro, à promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. É natural que a complexidade do tema deixe dividida a população que aspira por segurança. Afinal, ninguém pode compactuar com a violência, venha de onde vier.

É preciso, no entanto, desfazer alguns equívocos que têm embasado a argumentação dos que defendem a redução da maioridade penal como, por exemplo, a afirmação de que há impunidade quando o adolescente comete um delito e que, com a redução da idade penal, se diminuirá a violência. No Brasil, a responsabilização penal do adolescente começa aos 12 anos. Dados do Mapa da Violência de 2014 mostram que os adolescentes são mais vítimas que responsáveis pela violência que apavora a população. Se há impunidade, a culpa não é da lei, mas dos responsáveis por sua aplicação.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), saudado há 25 anos como uma das melhores leis do mundo em relação à criança e ao adolescente, é exigente com o adolescente em conflito com a lei e não compactua com a impunidade. As medidas socioeducativas nele previstas foram adotadas a partir do princípio de que todo adolescente infrator é recuperável, por mais grave que seja o delito que tenha cometido. Esse princípio está de pleno acordo com a fé cristã, que nos ensina a fazer a diferença entre o pecador e o pecado, amando o primeiro e condenando o segundo.

Se aprovada a redução da maioridade penal, abrem-se as portas para o desrespeito a outros direitos da criança e do adolescente, colocando em xeque a Doutrina da Proteção Integral assegurada pelo ECA. Poderá haver um “efeito dominó” fazendo com que algumas violações aos direitos da criança e do adolescente deixem de ser crimes como a venda de bebida alcoólica, abusos sexuais, dentre outras.

A comoção não é boa conselheira e, nesse caso, pode levar a decisões equivocadas com danos irreparáveis para muitas crianças e adolescentes, incidindo diretamente nas famílias e na sociedade. O caminho para pôr fim à condenável violência praticada por adolescentes passa, antes de tudo, por ações preventivas como educação de qualidade, em tempo integral; combate sistemático ao tráfico de drogas; proteção à família; criação, por parte dos poderes públicos e de nossas comunidades eclesiais, de espaços de convivência, visando a ocupação e a inclusão social de adolescentes e jovens por meio de lazer sadio e atividades educativas; reafirmação de valores como o amor, o perdão, a reconciliação, a responsabilidade e a paz.

Consciente da importância de se dedicar mais tempo à reflexão sobre esse tema, também sob a luz do Evangelho, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, reunido em Brasília, nos dias 16 a 18 de junho, em consonância com a 53ª Assembleia Geral da CNBB, dirige esta mensagem a toda a sociedade brasileira, especialmente, às comunidades eclesiais, a fim de exortá-las a fazer uma opção clara em favor da criança e do adolescente. Digamos não à redução da maioridade penal e reivindiquemos das autoridades competentes o cumprimento do que estabelece o ECA para o adolescente em conflito com a lei.

Que Nossa Senhora, a jovem de Nazaré, proteja as crianças e adolescentes do Brasil!

Brasília, 18 de junho de 2015.

 

Dom Sergio da Rocha

Arcebispo de Brasília-DF

Presidente da CNBB

                 Dom Murilo S. R. Krieger

Arcebispo de São Salvador da Bahia-BA

              Vice-presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília-DF

Secretário Geral da CNBB

Convite do EC 2015

EC 2015 -  convite 1

papa

BISPO DIOCESANO

dom delson - 2014

Mensagem da Semana

PADRE MRCIO HENRIQUE

Imagem1

ESPAÇO DE EVANGELIZAÇÃO

biblia

COMUNIDADE RAINHA DA PAZ

CAPELA RAINHA DA PAZ  foto

Meu Dia de Oração

oracao

Clima Tempo

 

CATEQUESE COM O PAPA

BRASO DO PAPA FRANCISCO

Visitantes On-Line

Nós temos 56 visitantes online

Contador de Visitas

00627259
 

Webmail

MURAL DE RECADOS

CONSELHO PASTORAL
29/07/2015 às 11h41
pastoral
CAMPINA GRANDE

ASSEMBLEIA PASTORAL PAROQUIAL - dias 01 e 02 de agosto - próximos sábado (a partir das 14:30h) e domingo (a partir das 07:30h). SENHORES CONSELHEIROS, Gentileza encaimnhar-nos os nomes dos DELEGADOS, com e-mail e telefone. São as duas pessoas [...]

Ver recado completo »

Rosário no Twitter

 

Acesso Restrito