Domingo, Setembro 21, 2014

Este é o site da Paróquia do Rosário de
Campina Grande, Paraíba, Brasil

Através deste site, a ativa comunidade da paróquia interage, obtém informação e usufrui de serviços web voltados para a religiosidade que cerca suas atividades. Explore nosso site, começando pela página de nosso brasão, criado na comemoração do jubileu de 70 anos de existência da paróquia.

Conheça Nosso Brasão

Agenda é um recurso útil para quem não conhece a rotina da paróquia e para quem quer saber sobre eventos correlatos.

Nosso site agora apresenta uma agenda integrada com o Google, de modo a mostrar informações sobre atividades rotineiras e sobre eventos especiais de forma mais amigável e mais clara, inclusive com mapas dos locais associados.

Confira a Agenda

"Uma imagem vale por mil palavras."

O site da Paróquia do Rosário inovou na apresentação de suas fotos, facilitando o acesso às imagens e aprimorando o uso deste recurso.

Mais detalhes

dest_youtube

“Se uma imagem vale por mil palavras, quanto valerá um vídeo com uma mensagem valorosa?”

O site da Paróquia do Rosário passa a indicar sites de vídeos publicados no YouTube, com destaque para vídeos relacionados com a Igreja Católica e temas afins. Acesse nossa página de vídeos e veja o acervo que disponibilizamos para você.

Vídeos Recomendados

"Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, devemos
seguir pelos mesmos caminhos do nosso rebanho para prosseguir a evangelização."

A Paróquia do Rosário marca sua presença no Twitter, para manter estreita a comunicação com os seus seguidores virtuais. Visite nossa página do Twitter e nos acompanhe nesta caminhada.

Visite nosso Twitter

"O dízimo é um ato de fé. É a prova de que acreditamos que tudo que temos vem de Deus."

Visite nossa página dedicada ao Dízimo, que é muito mais do que uma simples contribuição material para a sua comunidade religiosa.

Saiba Mais

"Nós temos os líderes que merecemos, pois somos nós, através do voto, que elegemos estes líderes.

A Igreja Católica tem uma posição muito bem definida quanto a importância do ato cívico de votar. O eleitor deve ter em mente a importância do sufrágio para o futuro dele, de sua família e da sociedade onde está inserido.

Leia Mais

Vídeo em Destaque

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Playlist: 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7

SANTA MISSA EM SEU LAR

SANTA MISSA EM SEU LAR

PLAY - AOS SÁBADOS ÀS 19h30MIN (TV ITARARÉ)

SETEMBRO MS DA BBLIA

alt

Um olhar sobre o Evangelho de São Mateus

 

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

Neste Mês da Bíblia, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética nos propõe o tema: “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Mateus”. E nos envia para realizar o lema: “Ide fazer discípulos e ensinai” (cfr. Mt 25, 19-20). Dessa forma, nossos grupos de reflexões, pequenas comunidades, círculos bíblicos e demais grupos são chamados a aprofundar o Evangelho de Mateus sob a ótica do “discípulo missionário” que faz discípulos e ensina.

Dos Sinóticos, Mateus foi o evangelho mais citado pelos primeiros escritores eclesiásticos e os pais da Igreja. Isto se deu ao fato de esse evangelho ser o que dedicou maior espaço aos ensinamentos de Jesus. A tradição cristã considerou-o como o “Evangelho Eclesial”, isto é, aquele a partir do qual se elaborou a doutrina da Igreja, o novo povo de Deus, com o propósito de instruir o fiel acerca de Jesus Cristo.

Mateus é o evangelho mais valorizado em toda a tradição da Igreja e tem sido objeto de numerosos estudos e comentários. Orígenes, João Crisóstomo, Cirilo de Alexandria, Hilário de Poitiers, Jerônimo, Agostinho são alguns dos que dedicaram esforços no estudo de Mateus.

O texto proposto pelo evangelista é atrativo! A composição didática do evangelho impressiona. Há, de certa maneira, um quadro da cristologia das comunidades primitivas. Graças às pesquisas estruturais é possível identificar a estrutura mateana. Cinco grandes unidades discursivas de Jesus escalonam o evangelho:

1. O sermão da montanha 5,3-7,27
2. O apostolado cristão 10,5-42
3. O reino dos céus 13,3-52
4. A vida da comunidade cristã 18,3-35
5. O final dos tempos 24,4-25,46

Estas cinco unidades de discurso demonstram como Jesus vive com os seus discípulos, sobre os quais vai construir a comunidade do Reino, e dá-lhes diretrizes para o tempo pós-Páscoa. As unidades são compostas com o objetivo de ajudar os crentes a aprendê-las de memória. Segundo J. Radermakers, os cinco grandes discursos de Jesus distribuem a doutrina do Mestre conforme os progressos da formação de sua comunidade. Trata-se de uma catequese. “Esses discursos são um “vade-mécum” para os responsáveis de comunidades e para os catequistas que atuam em meios cristãos saídos do judaísmo”.

Como Marcos, o evangelho de Mateus contará, numa primeira parte, o anúncio que Jesus faz do Reino de Deus, através de seus ensinamentos e suas curas, com a preparação longínqua da Igreja; e, numa segunda parte, o evangelista mostra a maneira como o Mestre, caminhando para a sua paixão, reúne seus discípulos a fim de constituir a comunidade, testemunha do Reino em gênese.

Leia mais...

Entrevista: ‘A independência do Brasil hoje’

Parece fácil notar que, na era da globalização, as noções de independência e de liberdade ganham outras conotações. Mas quais são elas, precisamente?

Neste mês de setembro, em que somos forçosamente levados a pensar ‘bem’ da Pátria, vale ouvir alguém competente e crítico que provoque reflexões interessantes.

É o que Roberto Gonçalves, historiador e cientista político, faz nas respostas abaixo. Bom proveito.

Bandeira do Brasil

Padre César: Independência e Liberdade ‘encurtaram’ nos tempos atuais? Que conotações esses conceitos ganharam?

Roberto Gonçalves - Independência, hoje no Brasil, é nome de avenida, clube de futebol, lojas comerciais, etc. Também é citada, na linguagem popular, como independência financeira, assim como as donzelas, no passado não muito distante, casavam para obter a independência de seus pais. No sentido sociológico ou político, principalmente quando se discute civismo, independência lembra o 7 de Setembro, data que o Brasil se libertou de Portugal, mas virou ‘colônia’ inglesa em razão de sua dependência econômica da Inglaterra que vivia o esplendor de sua Revolução Industrial.

Liberdade, no plano individual, houve avanços, principalmente após a redemocratização de 1985, após o ciclo cruel da ditadura militar. Mas como nação, nossa liberdade comercial, econômica, diplomática e política, encontra barreiras quase intransponíveis, porque não temos poder diplomático, político e bélico para nos impormos como nação.

Padre César: Que dependências são as de atualmente? Qual a mais nociva?

Roberto Gonçalves - Somos dependentes anacrônicos dos Estados Unidos, maior potencia militar do planeta e atualmente a polícia do mundo. Tem uma briga na esquina de uma pequena vila de um país árabe? Dentro de poucos minutos os Estados Unidos bombardearão o povoado inteiro, matando velhos e crianças inocentes.

É uma triste realidade a hegemonia americana no mundo, afetando profundamente a vida brasileira, porque praticam políticas protecionistas que contrariam nossos interesses. E nossos governos não contribuem para o fortalecimento de nossas instituições, deixando a corrupção interna se alastrar em velocidade galopante, desmoralizando nosso poder de negociação, econômica, política e moral, no concerto das nações.

A mais nociva das dependências é ficarmos restritos à exportações de produtos primários e praticamente impedidos de exportarmos produtos industrializados, fonte agregadora de maior receita em nosso balanço de pagamentos. Os orientais só compram nosso minério de ferro "in natura". Se pudéssemos industrializá-lo internamente, dobraríamos nossa receita e triplicaríamos a geração de empregos no Brasil.

Padre César: Os dominadores de hoje são piores do que os de antes? Em que sentido seriam?

Roberto Gonçalves - Os dominadores de hoje usam métodos mais sofisticados de dominação, mas sem a crueldade do passado, quando possuíam colônias e empregavam mão de obra escrava. As grandes potências utilizam a intimidação, mesmo velada, de seu poderio militar, nas mesas de negociação.

Com a globalização, internet, televisão a cabo e outros avanços tecnológicos, os dominadores submetem os dominados utilizando todos recursos citados. Através de Hollywood os Estados Unidos exportaram sua ideologia para todo planeta. Ideias, costumes, sistemas e produtos americanos foram vendidos através do cinema. Endeusaram o modo americano de viver e demonizaram todos seus adversários.

Nos filmes americanos, japoneses e alemães são vilões na guerra e os americanos salvadores da humanidade. E no plano interno, os dominadores no brasil continuam os mesmos: detentores do capital que utilizam políticos corruptos para explorar os recursos públicos, em todos governos, principalmente no atual, fonte permanente de corrupção.

Padre César: Há como repetir o Grito do Ipiranga novamente? Quem seriam os libertadores?

Leia mais...

CRIAÇÃO DA  PASCOM  ROSÁRIODSCN20891

 

 

Bem Vindos, Comunicadores!...
Bem vinda, Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Campina Grande – Paraíba!...


O dia 05 de setembro de 2014 ficou marcado historicamente na memória e na vida da Paróquia, com a criação de mais uma frente de trabalho pela missão evangelizadora: a PASTORAL DA COMUNICAÇÃO - PASCOM ROSÁRIO.
Com o espírito de alegria e de muita esperança, realizou-se no Centro Pastoral do Rosário, na noite desta quinta feira, o momento de Criação da nova Pastoral, em reunião presidida pelo Dirigente Espiritual, Sr. Pároco paroquial, Pe. Márcio Henrique Fernandes, da qual também participaram diversos irmãos da Comunidade do Rosário dispostos a assumirem a nova frente de ação evangelizadora.
O dirigente na oportunidade expressou sua palavra de boas vindas e de incentivo aos "novos caminhantes " da frente pastoral paroquial e deixou clara sua visão da pastoral e os passos que já se anunciam para o início dos trabalhos no plano da FORMAÇÃO e da EVANGELIZAÇÃO.DSCN20801

A espiritualidade foi um dos pontos marcantes do evento, quando os "pasconianos", em sua oração meditativa, buscaram sintonia com a Trindade, invocando o Espírito Santo, através de um mantra – refrão meditativo que nos coloca em clima de abandono em Deus. E à luz de velas, eles entoaram sonoramente:
"Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra. Inunda meu ser, permanece em nós."
Também em atitude oracional e de acolhida ao chamado de Jesus Cristo, os irmãos expressaram-se cantando:" Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor /
Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor / Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu amor / Eis-me aqui, Senhor."
E declararam-se comprometidos a assumir o compromisso com JESUS CRISTO, na COMUNICAÇÃO, a serviço desta Paróquia; a seguir a JESUS CRISTO como modelo de COMUNICAÇÃO por excelência; a buscar a UNIDADE que JESUS nos pede, através da COMUNICAÇÃO e a produzir FRUTOS para JESUS CRISTO, pelas boas obras, através da COMUNICAÇÃO.DSCN20851

Leia mais...

ECC - revivendo 2014 1
 
               
 
          O ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO – ECC da Paróquia do Rosário promoveu no último final de semana, no Centro Pastoral do Rosário, seu importante evento de formação cristã  voltado para as famílias da Comunidade ececeana, o REVIVENDO o ECC, versão 2014, que ficou marcado nos corações dos participantes, pelo elevado clima de oração, louvor e espiritualidade.  
 
 
            Com o objetivo de incentivar os casais para o engajamento nas diversas equipes de trabalhos  pastorais, bem como voltando-se para os que são considerados afastados do convívio pastoral,  o evento  contemplou  assuntos bastante pertinentes e   oportunos para a realidade e desafios enfrentados pelas  famílias em nosso tempo. Assim transcorreram as explanações e debates  em torno dos temas:     Espiritualidade Conjugal e Familiar, cuja abordagem ficou a cargo dos palestrantes Marcelo e Luacy e A Missão Evangelizadora da Igreja Através do Serviço do ECC, conduzido pelo casal Edgley e Fernanda integrantes da equipe de formação da Paróquia.  
 
ECC - revivendo 2014 4
 
                   O Revivendo 2014  foi coordenado pelo G5 - Grupo dirigente dos cinco casais que assume a missão de desenvolver ações voltadas para o bom andamento  do movimento em nossa Igreja e teve a assessoria do Pároco Paroquial, Pe. Márcio Henrique, Dirigente Espiritual do Grupo.  

ECC - revivendo 2014 5

                    No domingo à tarde,  aconteceu a culminância do encontro,  num contexto de renovada  alegria  e  despertar,  ensejando assim  um novo ânimo para os 66 casais participantes que buscaram fortalecer-se   na fundamentação Bíblica: Lucas 8, 4-10 ' A Parábola do Semeador '. E  consequentemente  todos foram motivados a beber da verdadeira  fonte de evangelização: JESUS CRISTO,  o grande SEMEADOR do AMOR entre as famílias. 
ECC - revivendo 2014 3
 
 
 
Por último, A FAMÍLIA ECC juntou-se à Comunidade do Rosário para     agradecer e louvar a Deus também  pelos 74 ANOS de VIDA da Paróquia, participando e fazendo  sua Ação de Graças, na  Celebração Eucarística realizada na Matriz do Rosário, no final do dia.   
 
 

alt

No mês de setembro quero trazer presente a reflexão dos Bispos brasileiros no documento Discípulos e servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja ( CNBB 97 ). Toda a Sagrada Escritura e a Tradição da Igreja é fruto da revelação de Deus que é comunicação viva, numa história tecida de acontecimentos, pessoais e coletivos, e de palavras, confiadas originalmente a seus enviados. A mensagem por estes levada entra numa tradição comunitária. Toda civilização é tradição que passa de uma geração a outra. O povo de Deus não é exceção: em Israel se transmitem recordações históricas, convicções religiosas, ritos, cantos, orações, leis, sentenças sapienciais. É um patrimônio considerado sagrado, porque na sua origem está a revelação de Deus. É guardado zelosamente e cresce no tempo, com o progredir da revelação. Para garantir-lhe uma transmissão mais fácil e fiel, é também posto por escrito. As Sagradas Escrituras tornam-se regras de fé e de vida; são acolhidas como inspiradas pelo próprio Deus. Jesus de Nazaré aceita a tradição de Israel, contida nos livros sagrados (cf Mt 5,17); considera, porém, simplesmente humanas, e por isso caducas, as antigas tradições interpretativas, mesmo antigas, que os escribas transmitem com ela (cf. Mc 7,5.8.13). Ele mesmo dá início à sua própria tradição de ensinamentos e gestos, que os discípulos recebem e transmitem. A comunhão de vida permite antes de tudo a transmissão oral, instrumento privilegiado e seguro da memória naquele tempo. Os apóstolos "transmitiram aquelas coisas que ou receberam das palavras, da convivência e das obras de Cristo ou aprenderam das sugestões do Espírito Santo" (DV 7). Desenvolve-se, assim, a "Tradição apostólica", numa variedade de formas: relatos, profissões de fé, hinos, fórmulas e ritos litúrgicos, exemplos e regras de vida, organização e instituições. Também esta Tradição bem cedo é posta em textos escritos, redigidos por autores divinamente inspirados no seio da comunidade cristã.

Leia mais...

papa

BISPO DIOCESANO

DOM DELSON

Mensagem da Semana

PADRE MRCIO HENRIQUE

Imagem1

ESPAÇO DE EVANGELIZAÇÃO

biblia

COMUNIDADE RAINHA DA PAZ

CAPELA RAINHA DA PAZ  foto

Meu Dia de Oração

oracao

Clima Tempo

 

CATEQUESE COM O PAPA

BRASO DO PAPA FRANCISCO

Visitantes On-Line

Nós temos 74 visitantes online

Contador de Visitas

00445877
 

Webmail

Interatividade

O Brasil está precisando de uma grande "LIMPEZA ÉTICA"?

MURAL DE RECADOS

PASCOM DO ROSÁRIO
12/09/2014 às 22h27
Pastoral
CAMPINA GRANDE

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - NOSSA PADROEIRA - de 28 de setembro a 07 de outubro Venha PARTICIPAR e SOMAR ESFORÇOS, para que façamos uma FESTA à altura da nossa RAINHA do ROSÁRIO.Programação completa: veja no link que está na parte superio [...]

Ver recado completo »

Rosário no Twitter

 

Acesso Restrito