Sábado, Dezembro 20, 2014

Este é o site da Paróquia do Rosário de
Campina Grande, Paraíba, Brasil

Através deste site, a ativa comunidade da paróquia interage, obtém informação e usufrui de serviços web voltados para a religiosidade que cerca suas atividades. Explore nosso site, começando pela página de nosso brasão, criado na comemoração do jubileu de 70 anos de existência da paróquia.

Conheça Nosso Brasão

Agenda é um recurso útil para quem não conhece a rotina da paróquia e para quem quer saber sobre eventos correlatos.

Nosso site agora apresenta uma agenda integrada com o Google, de modo a mostrar informações sobre atividades rotineiras e sobre eventos especiais de forma mais amigável e mais clara, inclusive com mapas dos locais associados.

Confira a Agenda

"Uma imagem vale por mil palavras."

O site da Paróquia do Rosário inovou na apresentação de suas fotos, facilitando o acesso às imagens e aprimorando o uso deste recurso.

Mais detalhes

dest_youtube

“Se uma imagem vale por mil palavras, quanto valerá um vídeo com uma mensagem valorosa?”

O site da Paróquia do Rosário passa a indicar sites de vídeos publicados no YouTube, com destaque para vídeos relacionados com a Igreja Católica e temas afins. Acesse nossa página de vídeos e veja o acervo que disponibilizamos para você.

Vídeos Recomendados

"Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, devemos
seguir pelos mesmos caminhos do nosso rebanho para prosseguir a evangelização."

A Paróquia do Rosário marca sua presença no Twitter, para manter estreita a comunicação com os seus seguidores virtuais. Visite nossa página do Twitter e nos acompanhe nesta caminhada.

Visite nosso Twitter

"O dízimo é um ato de fé. É a prova de que acreditamos que tudo que temos vem de Deus."

Visite nossa página dedicada ao Dízimo, que é muito mais do que uma simples contribuição material para a sua comunidade religiosa.

Saiba Mais

"Nós temos os líderes que merecemos, pois somos nós, através do voto, que elegemos estes líderes.

A Igreja Católica tem uma posição muito bem definida quanto a importância do ato cívico de votar. O eleitor deve ter em mente a importância do sufrágio para o futuro dele, de sua família e da sociedade onde está inserido.

Leia Mais

NATAL SOLIDRIO 2014 anigif

Vídeo em Destaque

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Playlist: 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9

SANTA MISSA EM SEU LAR

SANTA MISSA EM SEU LAR

PLAY - AOS SÁBADOS ÀS 19h30MIN (TV ITARARÉ)

convite-ordenacao-diaconal-3.1.15Com especial alegria, estamos partilhando com toda a Comunidade, o CONVITE  para a Ordenação Diaconal dos indicados que serão ordenados  DIÁCONOS PERMANENTES em nossa Diocese de Campina Grande, no próximo dia 03 de janeiro de 2015 . São eles Antônio Alves Tributino da Paróquia São José em Juazeirinho (PB), Antônio Lisboa Leitão de Sousa  da Paróquia de Nossa Senhora do

Rosário em Campina Grande (PB) e Ednaldo Targino Pereira da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho em Esperança (PB).

Antônio Lisboa e sua Família  - ele, esposa e filhos -  já fazem parte  da bonita história da Paróquia do Rosário. Não faz nem tanto tempo assim, mas desde que aqui chegaram, eles já conquistaram  a confiança e a amizade de muitos paroquianos, mercê de seus méritos de pessoas de bem e bastante identificadas com os critérios do Evangelho de Jesus Cristo.   

De início, foram apresentando-se   a esta Comunidade  e  logo integrando-se às  EQUIPES DE LITURGIA (Celebração) (Ministério da Sagrada Comunhão Eucarística) e  de (Acólitos) de nossa Paróquia, com bastante zelo pela valiosa missão. Gradativamente eles testemunham seu valioso compromisso de  SERVIR a esta Igreja, com Amor   e Responsabilidade.

Assim, com o novo marco em sua vida,   invocamos as bênçãos do Espírito Santo sobre seus caminhos e sobretudo sobre suas ações na nova investidura  que irá receber o caríssimo irmão Lisboa.

Para melhor entendimento, trazemos-lhes a matéria seguinte sobre o tema de que falamos.  

O que é um diácono permanente?

Ele pode batizar, abençoar matrimônios, levar o viático aos doentes, presidir funerais, mas não é um padre. Qual é a diferença, então?

CATHOLIC.NET

 

O ministério eclesiástico, que é o ministério dos homens dedicados ao serviço de Deus, compreende três diferentes graus do sacramento da ordem sacerdotal: os bispos, os sacerdotes e os diáconos. Dois destes graus participam ministerialmente do sacerdócio de Cristo: a ordem episcopal, correspondente aos bispos, e a ordem do presbiterado, correspondente aos padres.
 
A ordem do
 diaconato, segundo o Catecismo da Igreja Católica (n. 1554), destina-se a ajudar e a servir os bispos e presbíteros. Por isso, o termo "sacerdote" designa os bispos e presbíteros, mas não os diáconos.
 
No entanto, a doutrina católica estabelece que o grau de
 diaconato 
é um grau de serviço, estabelecido desde a época dos apóstolos, como testemunham os Atos dos Apóstolos e a Carta de São Paulo a Timóteo:
 

Leia mais...

Dom Delson empossa Vigários Episcopais durante Festa da Padroeira

Autor: Márcia Marques

 

 Pe. João Paulo, Pe. Luciano, Dom Delson, Pe. Assis, Pe. Aparecido e Pe. MárcioPe. João Paulo, Pe. Luciano, Dom Delson, Pe. Assis, Pe. Aparecido e Pe. Márcio

 

No dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira diocesana e da cidade de Campina Grande, dom Manoel Delon presidiu missa solene onde deu posse aos seus Vigários Episcopais, nomeados no último dia 19 de novembro. A missa aconteceu na Catedral Diocesana neste dia 8 às 10h, contando com número expressivo de fieis.

Pe. José Assis Pereira Soares foi empossado como Vigário-Geral e lembrou momentos marcantes de sua história, vividos ali na Catedral. “Há 42 anos eu dava o meu sim à Igreja, meu sim a Deus e, aqui nesta Igreja catedral, fui ordenado diácono (…) e diácono sou até hoje: sou um servidor e é para servir que aceitei esta missão a mim confiada pelo nosso bispo”, afirmou. Os Vigários Episcopais receberam das mãos do bispo o decreto de nomeação, passando a cumprir a missão de colaboradores diretos de Dom Manoel Delson. “O bispo não pode tudo, é limitado, e precisa ter irmãos que o auxiliem. Eu preciso de suas forças, de suas capacidades para me ajudarem na administração da diocese”, lembrou Dom Delson.

Leia mais...

COROA DO ADVENTO

NATAL SE APROXIMANDO
Rivaldo Cavalcante
 
 
 Faltam poucos dias para o Natal.
E  lá vem ele novamente, trazendo-nos as
novidades da época, como grande
mensgeiro da Paz, da Alegria e do Amor.
Para unir a humanidade num só aconchego
de fraternidade e de paz.
Todos nós nos abraçaremos, trocaremos mimosidades e
presentinhos para rememorar essa data magnífica que
envolve toda humanidade num só espírito.
Num só conceito, num só desejo de bem e serenidade.
 
O espírito da união fraternal, do amor recíproco,
da solidariedade. Da esperança, da concórdia e da alegria.
Do progresso, do reconhecimento do valor humano!
E, sobretudo, dos perdões!
 
Será mais uma pausa especial para pensarmos em nós
próprios, no próximo de nós e naqueles irmãos e irmãs que
vivem em outras plagas, para que
 
UT  OMNES  UNUN  SINT
Para que todos sejam um só grupo.
 
Esse é o grande anelo da humanidade:
que todos estejamos unidos pelos laços
do bem fraterno, sem resquícios da invejas,
das beligerâncias, do desamores, de
desprezos pelos irmãos menos favorecidos
pela sorte. Pobres ou ricos todos são
filhos de Deus!
Coincidentemente os criminosos, malandros,
políticos ladrões, os poderosos
gananciosos, os ateus também são
seus filhos.
Mas, Deus é perdão. É amor. É o Pai Maior!
 
Natal. Ocasião de refletirmos um pouco no que
significa um aperto de mãos, um beijo, um
abraço, um afago para com os que
 deles estão necessitando.
Época oportuna dos reencontros, dos perdões.
Não fiquemos alheios às alegrias natalinas.
Vejamos os outros cono irmãos, 
companheiros ou companheiras, no caminhar
por este mundo. 
 

Esbanje sorrisos e lágrimas.

Leia mais...

COMUNIDADE DA BELA VISTA

 

 

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - BELA VISTA

 

Com especial alegria, a COMUNIDADE já se prepara para louvar  a sua Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, de acordo com a programação estabelecida e anunciada para o período de 05 a 08 de dezembro de 2014.  

Assim neste momento celebrativo em que a "FAMÍLIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO" se reúne e CONVIDA os irmãos,  para congratular-se e festejar,  juntamente a sua homenageada,  pelos bons frutos da caminhada de 2014, expressarmos nossa solidariedade e carinho fraterno a todos os amados filhos e colaboradores que se doam pela valiosa Missão.  

REZEMOS juntos pela PAZ nas FAMÍLIAS e peçamos a Bênção a Nossa Mãe e Rainha da Conceição.

 Que todos sejam mantidos sob a sua amável proteção. AMÉM!... 

 

Trazemos aqui um pouco da HISTÓRIA da COMUNIDADE DA BELA VISTA, cujos passos  deixam marcas de amor e serviço a nossa Igreja  de Campína Grande.  

Em 1984, com a chegada das Irmãs Missionárias, Maria Arlinda, Creusa, Sônia e Helena, iniciou-se o trabalho na COMUNIDADE. À época as CEBS – Comunidades Eclesiais de Base estavam em alta. Daí em diante,  passamos   a pertencer à PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, pelo fato de l nosso Bairro da Bela Vista localizar-se mais perto da Matriz do Rosário.   

As irmãs visitavam as famílias durante o ano, dos meses de fevereiro até setembro. Como estávamos em setembro, Mês da Bíblia, elas ofereceram um curso bíblico para os animadores.

Esses animadores começaram a celebrar juntamente com as famílias, os momentos fortes.

Até 1985 havia uma missa por mês celebrada na SAB DA  COMUNIDADE  pelos Padres Redentoristas da Paróquia de Bodocongó.  

Com o passar do tempo, a Primeira Equipe de Serviço surgiu na caminhada, a EQUIPE DA CATEQUESE  que fazia encontros de catequese com as Crianças na Escola Monte Carmelo.

Por isso, deu-se a necessidade de se construir uma Capela. Foi aí que se formou a EQUIPE DO SALÃO. O tempo passava; com o apoio das irmãs e a ajuda principalmente da Paróquia do Rosário, a nossa Capela ia sendo construída em mutirão e as novas irmãs Lourdes, Nelisia, Regina Paches, Sílvia e outras, iam chegando e as novas equipes se formando: liturgia, crisma, saúde, batismo, adolescentes, finanças, educação política e um Conselho Comunitário formado das equipes o qual tinha a competência de organizar, programar e decidir. A inauguração foi realizada no dia 7 de dezembro de 1987. A Comunidade é muito ativa e mantém vários serviços pastorais, através de irmãs religiosas, moças e senhoras colaboradoras. Assim está registrado no Livro de Tombo da Paróquia do Rosário.   

Com as equipes formadas, o Salão  e  Capela  se tornavam pequenos para as reuniões e encontros. Começávamos a sonhar com um Centro Comunitário. E descobrimos então que no nosso Bairro existia uma casa antiga pertencente à DIOCESE. Falamos com D. LUÍS FERNANDES,  nosso

Bispo Diocesano à época, e ele nos presenteou com o imóvel. Foi então que o Conselho Comunitário juntamente com as  irmãs elaboraram um projeto o qual foi enviado para a Alemanha, na tentativa de conseguirmos ajuda financeira para a construção. Chegando a resposta em que a Comunidade havia sido contemplada, deu-se início à construção do CENTRO COMUNITÁRIO com um grande empenho do casal SR. TUPAN e SRA. ALICE e também do Sr. ABEL.

altalt

 

 altalt

Leia mais...

O altAno da Paz começa neste primeiro domingo do Advento, 30, e será um momento para ajudar na superação da violência e despertar para a convivência mais respeitosa e fraterna entre as pessoas. Aprovado por unanimidade durante a 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ocorrida de 30 de abril a 9 de maio de 2014, o período de reflexões, orações e ações sociais se estenderá até o Natal de 2015.

O arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da CNBB, dom José Belisário da Silva, afirma que o Ano da Paz é um convite para reflexão sobre os motivos de tantos acontecimentos violentos. “Está na hora da sociedade brasileira dar passos no sentido de buscar uma harmonia maior no relacionamento humano. Os nossos relacionamentos estão muito degastados”, ressalta.

altDom Belisário manifestou a preocupação da entidade com o nível de violência da sociedade brasileira. Para ele, é uma questão complexa que envolve herança histórica, injustiça estrutura, tráfico de drogas e exclusão “de uma camada grande da sociedade”. “Isso tudo tem colaborado para termos essa sociedade tão violenta que a gente está”, disse.

De acordo com os últimos dados do Mapa da Violência, mais de 56 mil pessoas foram assassinadas no Brasil em 2012. Os jovens são os principais afetados neste contexto, somando mais de 27 mil vítimas naquele ano.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, afirmou que as relações mais próximas, na atualidade, encontram dificuldade de manterem-se vivas e que há uma violência generalizada. “Violência que se manifesta na forma da morte de pessoas, na falta de ética na gestão da coisa pública, na impunidade. A violência, a falta de paz, provém do desprezo aos valores da família, da escola na formação do cidadão, do desprezo da vida simples”, explicou.

Para celebração do Ano da Paz, serão aproveitados os meses temáticos do Ano Litúrgico, como os meses vocacional, da Bíblia e da missão. “Vamos refletir durante o ano sobre o porquê da violência e sobre a necessidade de uma convivência fecunda e frutuosa. O Ano Litúrgico nos oferece oportunidades para pensar sobre a paz e a realidade da violência”, lembrou dom Leonardo.

O vice-presidente da CNBB considera que as comunidades devem ser criativas e propor as iniciativas conforme a realidade de cada uma. “A gente quer no Ano da Paz que rezemos, reflitamos, peçamos a paz... Um momento forte de evangelização, de reflexão, de pergunta ‘por que está acontecendo tanta violência?’”, sugeriu.

Confira abaixo a entrevista com dom Leonardo Steiner, na íntegra:

Leia mais...

papa

BISPO DIOCESANO

dom delson - 2014

Mensagem da Semana

PADRE MRCIO HENRIQUE

Imagem1

ESPAÇO DE EVANGELIZAÇÃO

biblia

COMUNIDADE RAINHA DA PAZ

CAPELA RAINHA DA PAZ  foto

Meu Dia de Oração

oracao

Clima Tempo

 

CATEQUESE COM O PAPA

BRASO DO PAPA FRANCISCO

Visitantes On-Line

Nós temos 57 visitantes online

Contador de Visitas

00496933
 

Webmail

MURAL DE RECADOS

PASCOM - ROSÁRIO
11/11/2014 às 12h14
PASTORAL
CAMPINA GRANDE PB

ATENÇÃO!.. O NATAL SOLIDÁRIO 2014 no AR!... JÁ ESTÁ AQUECIDA A CAMPANHA DESTE ANO e as DOAÇÕES ESTÃO CHEGANDO... VOCÊ JÁ FEZ A SUA??? JÁ HOUVE a REVISÃO ANUAL e LIMPEZA dos seus ARMÁRIOS??? Roupas, calçados, acessórios [...]

Ver recado completo »

Rosário no Twitter

 

Acesso Restrito