Quinta, Outubro 02, 2014

Este é o site da Paróquia do Rosário de
Campina Grande, Paraíba, Brasil

Através deste site, a ativa comunidade da paróquia interage, obtém informação e usufrui de serviços web voltados para a religiosidade que cerca suas atividades. Explore nosso site, começando pela página de nosso brasão, criado na comemoração do jubileu de 70 anos de existência da paróquia.

Conheça Nosso Brasão

Agenda é um recurso útil para quem não conhece a rotina da paróquia e para quem quer saber sobre eventos correlatos.

Nosso site agora apresenta uma agenda integrada com o Google, de modo a mostrar informações sobre atividades rotineiras e sobre eventos especiais de forma mais amigável e mais clara, inclusive com mapas dos locais associados.

Confira a Agenda

"Uma imagem vale por mil palavras."

O site da Paróquia do Rosário inovou na apresentação de suas fotos, facilitando o acesso às imagens e aprimorando o uso deste recurso.

Mais detalhes

dest_youtube

“Se uma imagem vale por mil palavras, quanto valerá um vídeo com uma mensagem valorosa?”

O site da Paróquia do Rosário passa a indicar sites de vídeos publicados no YouTube, com destaque para vídeos relacionados com a Igreja Católica e temas afins. Acesse nossa página de vídeos e veja o acervo que disponibilizamos para você.

Vídeos Recomendados

"Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, devemos
seguir pelos mesmos caminhos do nosso rebanho para prosseguir a evangelização."

A Paróquia do Rosário marca sua presença no Twitter, para manter estreita a comunicação com os seus seguidores virtuais. Visite nossa página do Twitter e nos acompanhe nesta caminhada.

Visite nosso Twitter

"O dízimo é um ato de fé. É a prova de que acreditamos que tudo que temos vem de Deus."

Visite nossa página dedicada ao Dízimo, que é muito mais do que uma simples contribuição material para a sua comunidade religiosa.

Saiba Mais

"Nós temos os líderes que merecemos, pois somos nós, através do voto, que elegemos estes líderes.

A Igreja Católica tem uma posição muito bem definida quanto a importância do ato cívico de votar. O eleitor deve ter em mente a importância do sufrágio para o futuro dele, de sua família e da sociedade onde está inserido.

Leia Mais

Vídeo em Destaque

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Playlist: 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7

SANTA MISSA EM SEU LAR

SANTA MISSA EM SEU LAR

PLAY - AOS SÁBADOS ÀS 19h30MIN (TV ITARARÉ)

SETEMBRO MS DA BBLIA

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

FESTA DA PADROEIRA 2014 - 1 - TEMPLO“Com a Senhora do Rosário, nos consagramos na fidelidade a Deus.”

 

Alegria, fé e expectativas bastante positivas marcaram a preparação  e o anúncio das festividades alusivas  à PADROEIRA da PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO em CAMPINA GRANDE  - PARAÍBA que  já celebra, com a SENHORA do ROSÁRIO seus 74 anos de evangelização consagrados à fidelidade a Deus, segundo o próprio tema escolhido.  O Tema da Festa está intimamente ligado ao Plano de Pastoral Diocesano que propõe a toda a Igreja na Diocese, um verdadeiro mergulho na FÉ e um despertar para a MISSIONARIEDADE. Esta é a afirmação do   idealizador e Pároco Paroquial  Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes que também se reporta aos 74 anos da instalação da Paróquia, conclamando a todos para fazer memória da sua história e a saudar fervorosamente a Mãe de Deus, com orações, cantos e louvores.        

Ressalta-se que a Comunidade do Rosário vivencia um novo marco e mais uma etapa em sua caminhada, considerando-se a chegada do novo Pároco, Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes, que está em seu comando há quatro meses apenas. Sem dúvida, são muitos os desafios a superar  e grandes  metas a serem alcançadas. Mesmo assim ele já consegue avanços e imprime um novo ritmo, mercê dos ajustes e medidas que está implementando gradativamente.

FESTA DA PADROEIRA 2014 - 2 - BANDEIRAS

Sob a liderança do novo Pároco, neste ano, a FESTA ganha vitalidade,  dinâmica e maior investimento.  Assim, com renovado ânimo e  motivação da Comunidade,  foi aberto  no último domingo, dia 28 de setembro, o NOVENÁRIO em preparação para a  FESTA de 2014, evento anual de maior tradição desta parcela do povo de Deus,  cujas atividades principais  se desenvolvem em dois polos, quais sejam a MATRIZ e o espaço externo onde está instalada toda a estrutura social, com pavilhão, praça de alimentação e palco para as atrações artísticas e culturais.  

  FESTA DA PADROEIRA 2014 - 6 celebrantes  - leitor     

A acolhida ao evento aconteceu  ao som da Filarmônica Epitácio Pessoa que sensibilizou os muitos paroquianos presentes que foram contemplados pelos seus   belos  acordes festivos. Ao toque do Hino Nacional Brasileiro, houve  o hasteamento das bandeiras do Vaticano, da Diocese e da Paróquia pelos padres Eugênio Vital Pereira, Vigário Paroquial, João Afonso da Silva, Pároco de Alagoa Nova (PB) e Márcio Henrique Mendes Fernandes, Pároco desta Paróquia. Seguindo-se, um show pirotécnico coroou a noite,  cobrindo os céus da Prata de luzes, sons e efeitos visuais, como chamamento aos AMADOS da Rainha e Mãe do Rosário, para o abraço  filial da homenageada.    

          O ato teve um forte simbolismo para os devotos de Nossa Senhora do Rosário que foi reverenciada nas palavras do Pe. Márcio Henrique, ao anunciar oficialmente a abertura das festividades, conclamando a todos os irmãos da FAMÍLIA DO ROSÁRIO  a se engajarem nas ações programadas para os diversos dias seguintes, de acordo com a pauta divulgada nos CONVITES distribuídos.    

        Especialmente convidado, o Padre João Afonso da Silva, Pároco da Paróquia de Alagoa Nova presidiu a Celebração Eucarística de abertura, trazendo a todos sua bem elaborada HOMILIA. Em suas palavras iniciais, assim se expressou: “Toda vez que nós celebramos uma festa mariana, nos é dada a oportunidade de relembrarmos e de revivermos os mistérios que em Maria foram operados pelos méritos de Cristo. Porque nela se deu o maior milagre que a humanidade pôde provar: o vinho  novo da vida e do amor que é o próprio Cristo, dado como oferta singela e agradável pela salvação de todos. Olhando para Maria, encontramos nela o modelo pleno e real de ser   Igreja, de viver a vida Cristã de forma amorosa, autêntica e nova na gratuidade do amor de Deus, tema proposto como requisito da liturgia de hoje.”

 Mereceu destaque à parte a entrada solene  da Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Rosário que vive visitando as FAMÍLIAS e na ocasião voltou para o Templo, sendo conduzida pela Presidente da Legião de Maria, Sra. Solange Donato, encarregada da agenda da peregrinação nos lares e  incentivadora da devoção mariana, através do trabalho de evangelização entre os paroquianos.

FESTA DA PADROEIRA 2014 - 4 - imagem peregrina jpg 

      O Templo encheu-se de brilho, para receber os “convidados”. Cobriu-se de luzes e efeitos, flores e adornos que compõem o cenário decorado especialmente para a ocasião. A Assembleia Litúrgica participou ativamente, seguindo o roteiro do dia. Para todas as celebrações e atos litúrgicos, foram elaborados roteiros e pautas específicos reunidos e condensados em um único  subsídio que foi colocado nas mãos da Comunidade.

      Para favorecer a motivação, a divulgação e cobertura vêm sendo feitas através da mídia,  da INTERNET e das diversas  redes sociais que contemplam espaços e públicos mais abrangentes. Também foram produzidos CAMISAS, BANNERS e FAIXAS alusivos às festividades.    

    FESTA DA PADROEIRA 2014 - 7 canto   - leitor A programação social foi aberta pelo artista e cantor Ranniery Gomes que cobriu a noite com boa animação, ao som da   sua BANDA,   e deu o toque maior da motivação para os eventos que se anunciaram para os dias seguintes. Sem dúvida, um show privilegiado, como cortesia, para maior brilho da programação. Outros artistas -  que  já se anunciam para os dias seguintes -  também partilham conosco o espaço festivo e trazem  seus gestos de solidariedade ao Rosário.  

Para a culminância da abertura, a mensagem do pregador Pe. João Afonso, num pequeno trecho da sua fala:

Nesta festa, contemplando a nossa Mãe querida, também   reconhecemos o nosso destino mais verdadeiro, a nossa mais profunda vocação: sermos amados, transformados pelo amor. Olhemos para ela, e deixemos que ela nos olhe. Aprendamos a ser mais humildes  e a termos ainda mais coragem para seguir a Palavra de Deus, para receber o abraço carinhoso de seu Filho Jesus, um abraço que nos dá vida, esperança e paz.

Segue-se a programação, cujo desfecho  acontecerá no próximo  07 de outubro – dia maior dedicado a NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

"MARIA, Mãe que nos Guia na Construção do Reino."

 

Com este expressivo tema, a COMUNIDADE DA GUIA realizou o tríduo e a festa em honra a NOSSA SENHORA DA GUIA, sua Padroeira, cujo ponto alto da programação aconteceu, nesta quarta feira, dia 24 de setembro, a ela dedicado.

 

FESTA DA GUIA - 2014.  8jpg

A Capela em nome de Nossa Senhora da Guia está localizada no Bairro do São José, mais precisamente na Praça do Trabalho em Campina Grande – Paraíba e conta com uma COMUNIDADE atuante e dedicada aos serviços da Igreja, ao longo dos muitos anos de existência entre nós. Graças à fidelidade à devoção mariana, ela mantém-se entre as mais tradicionais da Cidade e integra esta Paróquia do Rosário.FESTA DA GUIA - 2014.jpg  3

Este ano a festa ganhou um brilho especial, em razão do empenho dos colaboradores que se motivaram, para saudar a sua Padroeira com uma significativa homenagem, em prova da sua devoção. Para tanto, a programação desenvolveu-se, a partir do último domingo, pela manhã, quando aconteceu a abertura solene, na Celebração Eucarística presidida pelo Padre Isaías Rodrigues, da Paróquia de Galante – Paraíba. Nos dias seguintes, presidiram as missas os padres Eugênio Vital, nosso Vigário Paroquial e José Aldevan Guedes Pereira, Vigário da Paróquia das Graças e atual Reitor do Seminário Diocesano São João Maria Vianey.FESTA DA GUIA - 2014. 9jpg

Orações, cantos e louvores  marcaram a forte devoção mariana nestes últimos dias na caminhada da Comunidade que seguiu a pauta das atividades constantes da programação, contemplando, com destaque, a oração diária do Terço e a Celebração da Santa Missa, animadas pelas diversas equipes pastorais. Para cada dia, uma reflexão à luz dos lemas:

"MARIA, MODELO DE FÉ",

"MARIA, ESTRELA DA EVANGELIZAÇÃO"

"MARIA, SERVA DA PALAVRA"

" MARIA, A JOVEM QUE SEU SIM A DEUS".

Para o dia principal, ficaram reservadas a PROCISSÃO e a solene CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA presidida pelo Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes que trouxe para os fieis sua palavra de incentivo , de reconhecimento e agradecimento ao empenho de tantos e tantos que se dedicam ao serviço em favor do fortalecimento da devoção a Maria e da manutenção da amada Comunidade.FESTA DA GUIA - 2014.jpg  2

 

FESTA DA GUIA - 2014.jpg  5alt

 fotos: Arquivo : Irmã Bernadete

DOM GENIVAL - CNBB

 

 

Como o fez em outras ocasiões, a CNBB divulgou sua palavra - "PENSANDO O BRASIL: DESAFIOS DIANTE DAS ELEIÇÕES 2014" –, em vista de uma participação ativa e responsável do eleitorado: "a CNBB convoca os cidadãos a se prepararem conscientemente para o momento da eleição. O eleitor consciente deve conhecer o passado de seu candidato e averiguar se o discurso e a prática por ele apresentados se conformam aos valores da ética e do bem comum."                                                                   

 

D. GENIVAL SARAIVA DE FRANÇA 

 Bispo Emérito de Palmares (PE)


                  Segundo o calendário eleitoral, de dois em dois anos, o eleitorado brasileiro é chamado a participar da escolha de homens e mulheres para exercerem cargos executivos e funções legislativas. Num quadriênio, faz-se a escolha de Prefeitos e Vereadores nos Municípios; noutro, elegem-se Presidente da República, Governador de Estado e do Distrito Federal, Senador e Deputado, nos Estados e no Distrito Federal.

                A mobilização eleitoral envolve muitos aspectos. O pluripartidarismo faz parte do regime democrático, mas, no Brasil, isso se tornou uma "colcha de retalhos" porque, como ponto de partida, falta a muitos partidos uma identidade própria, em termos de concepção e de linha programática; o fenômeno das Coligações tem como base um pragmatismo utilitarista. Em relação a "campanhas eleitorais dos candidatos, comitês financeiros e partidos políticos", os gastos não são suficientemente conhecidos e o demonstrativo das despesas apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Tribunal Eleitoral de cada Estado é, intencionalmente, maquiado; o próprio sistema de financiamento das campanhas é "viciado na origem", por falta de transparência e por velados ou visíveis interesses, por parte de financiadores.

             Institucionalmente, a vida do País passa pelas eleições e os acertos e erros das políticas públicas retratam o perfil da escolha dos eleitores, ao teclarem o número de seus candidatos na urna eletrônica. Quando se verifica o que acontece nos Municípios, Estados, Distrito Federal e na União, na perspectiva do bem comum, é visível o erro da maioria dos eleitores no ato de escolha dos administradores públicos, diante do quadro de ausência, insuficiência e degradação de políticas públicas. Da mesma forma, também é visível o erro desses eleitores em relação à escolha da maioria de seus representantes junto às Câmaras de Vereadores, às Assembleias Legislativas e ao Congresso Nacional, ao se analisar o ritmo e a natureza da sua produção legislativa. Obviamente, essa leitura não tem o caráter de generalização porque, no exercício do poder executivo e legislativo, há gestores e legisladores que exercem seu mandato com ética, competência e dignidade; nessas pessoas, os eleitores veem o acerto de sua escolha.

Leia mais...

alt

 


Dom Murilo S. R. Krieger
Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil

Em reação a periódicas notícias de escândalos, especialmente no campo político, crescem manifestações que procuram manter vivas as exigências da ética. A atual “Coalização pela Reforma Política-Partidária e Eleições Limpas”, com seu projeto de lei de iniciativa popular, é uma prova disso. O Evangelho ilumina esse esforço por um país ético, ao lembrar que há necessidade de critérios para que a vida humana seja bem conduzida. Se cada pessoa decidir guiar-se por suas próprias opiniões, na base do “Eu acho que”, a convivência nesta terra dos homens se tornará insuportável.

A mensagem cristã ilumina os comportamentos do ser humano, para que eles sejam éticos. Ela ensina, por exemplo, que o agir de cada pessoa ou grupo deve ser guiado pelo espírito de solidariedade, pois há um vínculo que une as pessoas entre si. Os problemas de cada um devem ser problemas de todos, na linha do que o apóstolo Paulo ensinava aos romanos: “Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram” (Rm 12,15).

Outro critério ético extraído do Evangelho é a necessidade de se andar ao lado da verdade (“A verdade vos libertará”: Jesus Cristo) e a de buscá-la incessantemente. É bom o que é verdadeiro, e não simplesmente o de que cada um gosta. A liberdade de cada um está subordinada à verdade.

Leia mais...

alt

Um olhar sobre o Evangelho de São Mateus

 

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)

Neste Mês da Bíblia, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética nos propõe o tema: “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Mateus”. E nos envia para realizar o lema: “Ide fazer discípulos e ensinai” (cfr. Mt 25, 19-20). Dessa forma, nossos grupos de reflexões, pequenas comunidades, círculos bíblicos e demais grupos são chamados a aprofundar o Evangelho de Mateus sob a ótica do “discípulo missionário” que faz discípulos e ensina.

Dos Sinóticos, Mateus foi o evangelho mais citado pelos primeiros escritores eclesiásticos e os pais da Igreja. Isto se deu ao fato de esse evangelho ser o que dedicou maior espaço aos ensinamentos de Jesus. A tradição cristã considerou-o como o “Evangelho Eclesial”, isto é, aquele a partir do qual se elaborou a doutrina da Igreja, o novo povo de Deus, com o propósito de instruir o fiel acerca de Jesus Cristo.

Mateus é o evangelho mais valorizado em toda a tradição da Igreja e tem sido objeto de numerosos estudos e comentários. Orígenes, João Crisóstomo, Cirilo de Alexandria, Hilário de Poitiers, Jerônimo, Agostinho são alguns dos que dedicaram esforços no estudo de Mateus.

O texto proposto pelo evangelista é atrativo! A composição didática do evangelho impressiona. Há, de certa maneira, um quadro da cristologia das comunidades primitivas. Graças às pesquisas estruturais é possível identificar a estrutura mateana. Cinco grandes unidades discursivas de Jesus escalonam o evangelho:

1. O sermão da montanha 5,3-7,27
2. O apostolado cristão 10,5-42
3. O reino dos céus 13,3-52
4. A vida da comunidade cristã 18,3-35
5. O final dos tempos 24,4-25,46

Estas cinco unidades de discurso demonstram como Jesus vive com os seus discípulos, sobre os quais vai construir a comunidade do Reino, e dá-lhes diretrizes para o tempo pós-Páscoa. As unidades são compostas com o objetivo de ajudar os crentes a aprendê-las de memória. Segundo J. Radermakers, os cinco grandes discursos de Jesus distribuem a doutrina do Mestre conforme os progressos da formação de sua comunidade. Trata-se de uma catequese. “Esses discursos são um “vade-mécum” para os responsáveis de comunidades e para os catequistas que atuam em meios cristãos saídos do judaísmo”.

Como Marcos, o evangelho de Mateus contará, numa primeira parte, o anúncio que Jesus faz do Reino de Deus, através de seus ensinamentos e suas curas, com a preparação longínqua da Igreja; e, numa segunda parte, o evangelista mostra a maneira como o Mestre, caminhando para a sua paixão, reúne seus discípulos a fim de constituir a comunidade, testemunha do Reino em gênese.

Leia mais...

papa

BISPO DIOCESANO

DOM DELSON

Mensagem da Semana

PADRE MRCIO HENRIQUE

Imagem1

ESPAÇO DE EVANGELIZAÇÃO

biblia

COMUNIDADE RAINHA DA PAZ

CAPELA RAINHA DA PAZ  foto

Meu Dia de Oração

oracao

Clima Tempo

 

CATEQUESE COM O PAPA

BRASO DO PAPA FRANCISCO

Visitantes On-Line

Nós temos 56 visitantes online

Contador de Visitas

00452304
 

Webmail

Interatividade

O Brasil está precisando de uma grande "LIMPEZA ÉTICA"?

MURAL DE RECADOS

PASCOM DO ROSÁRIO
12/09/2014 às 22h27
Pastoral
CAMPINA GRANDE

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - NOSSA PADROEIRA - de 28 de setembro a 07 de outubro Venha PARTICIPAR e SOMAR ESFORÇOS, para que façamos uma FESTA à altura da nossa RAINHA do ROSÁRIO.Programação completa: veja no link que está na parte superio [...]

Ver recado completo »

Rosário no Twitter

 

Acesso Restrito