Sexta, Março 27, 2015

Este é o site da Paróquia do Rosário de
Campina Grande, Paraíba, Brasil

Através deste site, a ativa comunidade da paróquia interage, obtém informação e usufrui de serviços web voltados para a religiosidade que cerca suas atividades. Explore nosso site, começando pela página de nosso brasão, criado na comemoração do jubileu de 70 anos de existência da paróquia.

Conheça Nosso Brasão

Agenda é um recurso útil para quem não conhece a rotina da paróquia e para quem quer saber sobre eventos correlatos.

Nosso site agora apresenta uma agenda integrada com o Google, de modo a mostrar informações sobre atividades rotineiras e sobre eventos especiais de forma mais amigável e mais clara, inclusive com mapas dos locais associados.

Confira a Agenda

"Uma imagem vale por mil palavras."

O site da Paróquia do Rosário inovou na apresentação de suas fotos, facilitando o acesso às imagens e aprimorando o uso deste recurso.

Mais detalhes

dest_youtube

“Se uma imagem vale por mil palavras, quanto valerá um vídeo com uma mensagem valorosa?”

O site da Paróquia do Rosário passa a indicar sites de vídeos publicados no YouTube, com destaque para vídeos relacionados com a Igreja Católica e temas afins. Acesse nossa página de vídeos e veja o acervo que disponibilizamos para você.

Vídeos Recomendados

"Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, devemos
seguir pelos mesmos caminhos do nosso rebanho para prosseguir a evangelização."

A Paróquia do Rosário marca sua presença no Twitter, para manter estreita a comunicação com os seus seguidores virtuais. Visite nossa página do Twitter e nos acompanhe nesta caminhada.

Visite nosso Twitter

"O dízimo é um ato de fé. É a prova de que acreditamos que tudo que temos vem de Deus."

Visite nossa página dedicada ao Dízimo, que é muito mais do que uma simples contribuição material para a sua comunidade religiosa.

Saiba Mais

"Nós temos os líderes que merecemos, pois somos nós, através do voto, que elegemos estes líderes.

A Igreja Católica tem uma posição muito bem definida quanto a importância do ato cívico de votar. O eleitor deve ter em mente a importância do sufrágio para o futuro dele, de sua família e da sociedade onde está inserido.

Leia Mais

BANNER DA QUARESMA 2015  anigif

Vídeo em Destaque

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Playlist: 0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11

SANTA MISSA EM SEU LAR

SANTA MISSA EM SEU LAR

PLAY - AOS SÁBADOS ÀS 19h30MIN (TV ITARARÉ)

CAMINHADA PENITENCIAL - 2015 - 6Repetindo um gesto bíblico, fundamentado em inúmeras passagens das sagradas escrituras, o povo de Deus saiu em cortejo na manhã de deste domingo, dia 22 de março, rumo a Lagoa Seca, em mais uma Caminhada penitencial. No Antigo Testamento, o povo hebreu saiu em marcha em busca da libertação; na entrada em Jerusalém, Jesus fora saudado pelos que viam no Messias prometido, a esperança de dias melhores.CAMINHADA PENITENCIAL - 2015 - 3
O ato que reuniu mais de 40 mil pessoas de toda a Diocese de Campina Grande, é marcado por simbolismos que transcende a frágil compreensão humana acerca da fé. Tantos idosos, que apesar da idade, não titubearam em seguir em frente e a impressionante quantidade de jovens, que serviram animadamente, renunciando a tantas opções de entretenimento naturais em um fim de semana, são exemplos que merecem ser compartilhados.
alt
A dona Maria da Guia,de 62 anos, moradora do bairro Catolé, apresentou as razões que a levaram a estar pela terceira vez no evento. “Vim pagar a promessa que fiz. Graças a Deus, o meu neto foi aprovado no vestibular”, contou. Agradecer também foi a razão que motivaram os jovens Italo Arruda e Raquel Paloma, ambos com 23 anos a participar da Caminhada. “ Para mim, é uma renovação de fé, ao mesmo tempo, quero bendizer a Deus pela restauração da minha saúde”,  frisou ela. “Quero me preparar bem para a Páscoa e louvar por minha vida”, 
Na Santa Missa, o bispo Dom Manuel Delson, presidente da celebração, lembrou que a quaresma é convidativa a uma frutífera conversão, que muitas vezes suscita renúncia e perseverança. O pároco da Catedral, Pe. Luciano Guedes, recordou os católicos do momento mais importante da vida da igreja, o mistério pascal, convocando todos a um mergulho na profundidade que o tempo oferece.CAMINHADA PENITENCIAL - 2015 - 4
 
Após uma manhã plena de graças e bênçãos, cresce a certeza que a cada encontro com o Cristo, vivo na eucaristia, é possível antecipar as maravilhas celestes na terra. Essa jornada é feita com os irmãos, numa difícil trilha, mas acima de tudo, redentora. texto Emilson Garcia - Pascom CatedralCAMINHADA PENITENCIAL
 
             

“A educação e a formação para a comunicação devem fazer parte integrante da formação dos agentes pastorais e dos sacerdotes” -  Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.PASCOM FORMAÇÃO 3

PASCOM FORMAÇÃO 7PASCOM FORMAÇÃO 2      

Em sintonia   com as diretrizes  do DIRETÓRIO DE COMUNICAÇÃO DA IGREJA NO BRASIL  e tendo como linha norteadora o sentido de que a PASTORAL DA COMUNICAÇÃO é um elemento  articulador da vida e das relações comunitárias, realizou-se na manhã deste sábado, no Centro Pastoral do Rosário,  o primeiro ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA A PASCOM – Pastoral da Comunicação, em fase de estruturação na Paróquia  -   sob a condução do Padre ADEILDO FERREIRA, comunicador, jornalista e formador   integrante da Equipe da PASTORAL DE COMUNICAÇÃO DIOCESANA.  

O evento contou com a participação de representantes de algumas pastorais, além de pessoas que pretendem compor a  PASCOM do ROSÁRIO  e foi aberto  pelo pároco paroquial Pe. MÁRCIO HENRIQUE  que na oportunidade teceu considerações sobre a importância da Pastoral, haja vista que a COMUNICAÇÃO se faz presente em toda a missão da igreja.  Ele foi adiante, discorrendo sobre o seu traço de  transversalidade no contexto dos espaços pastorais da Paróquia que  perpassa por  toda a dimensão teológica, pastoral, sacramental.  Também frisou que a Pastoral da Comunicação não deve ser entendida de forma isolada, apenas como um serviço que se ocupa de produzir material fotográfico, audiovisual ou da transmissão de informações e notícias. Ela vai bem além. E não pode prescindir do empenho e da inserção das demais pastorais que devem contar com um representante seu nos espaços de  comunicação, promovendo a articulação e a dinâmica necessárias ao bom andamento das ações, o  que reflete positivamente na caminhada da Igreja. Assim justificou a necessidade da participação e integração das demais pastorais na oportunidade.PASCOM FORMAÇÃO 9

Em sua abordagem Pe. Adeildo falou sobre Comunicação, conceitos e cultura na  atualidade. Mostrou  que não se pode falar em PASTORAL DA COMUNICAÇÃO, nos dias de hoje, sem falar nas novas tecnologias de comunicação e sem usá-las. As novas tecnologias digitais estão presentes na vida de quase todas as pessoas e facilitam a comunicação na evangelização. Por isso, é preciso contar com todos: leigos, bispos, presbíteros, religiosos e cada um comprometido com a causa do Reino de Deus. PASCOM FORMAÇÃO 8

Leia mais...

NOTA Dalt

.
“Pratica a justiça todos os dias de tua vida e não sigas

os caminhos da iniquidade” (Tb 4, 5)
.
O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília-DF, nos dias 10 a 12 de março de 2015, manifesta sua preocupação diante do delicado momento pelo qual passa o País. O escândalo da corrupção na Petrobras, as recentes medidas de ajuste fiscal adotadas pelo Governo, a crise na relação entre os três Poderes da República e manifestações de insatisfação da população são alguns dos sinais de uma situação crítica que, negada ou mal administrada, poderá enfraquecer o Estado Democrático de Direito, conquistado com muita luta e sofrimento.
.
Esta situação clama por medidas urgentes. Qualquer resposta, no entanto, que atenda antes ao mercado e aos interesses políticos que às necessidades do povo, especialmente dos mais pobres, nega a ética e desvia-se do caminho da justiça. Cobrar essa resposta é direito da população, desde que se preserve a ordem democrática e se respeitem as instituições da comunidade política.
.
Diante das suspeitas de corrupção na gestão do patrimônio público, manifestamos nossa firme convicção de que a justiça e a ética requerem uma cuidadosa apuração dos fatos e a responsabilização, perante a lei, de eventuais corruptos e corruptores. Enquanto a moralidade pública for olhada com desprezo ou considerada um empecilho à busca do poder e do dinheiro, estaremos longe de uma solução para a crise vivida no Brasil. A solução passa também pelo fim do fisiologismo político que alimenta a cobiça insaciável de agentes públicos, comprometidos com a manutenção de interesses privados. Urge, ainda, uma profunda reforma política que renove em suas entranhas o sistema político em vigor.
.
Comuns em épocas de crise, as manifestações são um direito democrático que deve ser assegurado a todos pelo Estado. O que se espera é que sejam pacíficas. “Nada justifica a violência, a destruição do patrimônio público e privado, o desrespeito e a agressão a pessoas e instituições, o cerceamento à liberdade de ir e vir, de pensar e agir diferente, que devem ser repudiados com veemência. Quando isso ocorre, negam-se os valores inerentes às manifestações, instalando-se uma incoerência corrosiva que leva ao seu descrédito” (Nota da CNBB 2013).
.
Nesta hora delicada e exigente, a CNBB conclama as Instituições e a sociedade brasileira ao diálogo. Na livre manifestação do pensamento, no respeito ao pluralismo e às legítimas diferenças, este momento poderá contribuir para a paz social e o fortalecimento das Instituições Democráticas.
.
Deus, que acompanha seu povo e o assiste em suas necessidades, abençoe o Brasil e dê a todos força e sabedoria para contribuir para a justiça e a paz. Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, interceda pelo povo brasileiro.
.
Brasília, 12 de março de 2015.
.
Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida-SP
Presidente da CNBB
.
Dom José Belisário da Silva, OFM
Arcebispo de São Luis do Maranhão-MA
Vice Presidente da CNBB
.
Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário Geral da CNBB
.

PAPA FRANCISCO - 2º ano de pontificadoDois anos desde o Habemus Papam
Nesta sexta-feira, 13 de março, se comemoram os dois anos desde que o Conclave elegeu o primeiro Pontífice latino-americano da história.

Já se passaram dois anos daquele famoso Buona Sera! do primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja. Era o 15 de março de 2013. Segundo dia do Conclave na Capela Sistina. Uma grande multidão orava e esperava na praça de São Pedro para poder ver a fumaça branca sair pela chaminé. Os cardeais concelebraram naquela manhã às 8h15 a missa na Capela Paulina e de lá, foram para a Capela Sistina para as votações, duas pela manhã e duas pela tarde. As ‘fumatas’ aconteceram ao finalizar a sessão da manhã e a da tarde.Naquele dia, da chaminé da Capela Sistina saiu a fumaça branca as 19h05 da tarde. Os primeiros segundos foram confusos porque novamente parecia fumaça negra, mas pouco depois não havia dúvida. Uma abundante fumaça branca anunciava ao mundo que os cardeais tinham eleito o sucessor de Bento XVI. Os sinos da basílica soavam e os fieis presentes na praça, protegidos com guarda-chuvas e capas mostravam a sua alegria e entusiasmo.A fumaça branca significava que na votação tinham conseguido a maioria absoluta e que o recém-eleito Papa respondeu afirmativamente ao cardeal Giovanni Battista Re, que, em nome de todo o colégio dos eleitores, pediu o seu consentimento: “Você aceita a sua eleição canônica para sumo pontífice?”. Uma vez recebido o consentimento, perguntou para ele: “Com qual nome você quer ser chamado?”Neste ponto, o mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, monsenhor Guido Marini, na qualidade de notário e tendo como testemunhas dois mestres de cerimônia, que foram chamados nesse momento, levantou a ata da aceitação do novo Pontífice e escreveu o nome.Em seguida, o Papa recém-eleito foi para o chamado "quarto das lágrimas", onde se vestiu pela primeira vez com as vestes papais. Depois houve uma pequena cerimônia com uma leitura do Evangelho onde se lê: “Tu es Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Ao finalizar, os cardeais lhe prestaram obediência, e cantaram o Te Deum. Quase uma hora depois, o cardeal protodiácono Jean-Louis Tauran, saiu pelo balcão central da basílica de São Pedro e pronunciou as palavras que todos esperavam "Habemus Papam". Enquanto isso, o recém-eleito Papa rezava diante do Santíssimo na Capela Paulina.Por volta das 20h a praça ficou em silêncio e se escutou "Annuntio vobis gaudium magnum. Habemus Papam! Eminentissimum ac reverendissimum Dominum, e em latim indicou o nome de Jorge Mario Bergoglio. Desconhecido para muitos e inesperado para quase todos .Suas primeiras palavras foram suficientes naquela tarde chuvosa de março, para despertar o carinho e o entusiasmo dos católicos e também muitos não católicos do mundo.

"Queridos irmãos e irmãs, buona sera, como vocês sabem os cardeais no conclave tem que encontrar um bispo de Roma, e parece que os irmãos cardeais foram busca-lo quase no final do mundo, mas estamos aqui. Lhes agradeço a acolhida à comunidade diocesana de Roma como seu bispo”. “Antes de mais nada queria fazer uma oração pelo nosso bispo emérito Bento XVI, rezemos todos juntos para que o Senhor o abençoe e a Vigem o proteja. E agora, começamos este caminho: Bispo e povo. Este caminho da Igreja de Roma que é a que preside na caridade todas as Igrejas. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre por nós: uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Desejo-lhes que este caminho de Igreja que hoje começamos e no qual me ajudará o cardeal vigário aqui presente, seja frutífero para a evangelização dessa maravilhosa cidade. E agora gostaria de dar a benção, embora antes quero pedir-lhes um favor: antes que o bispo abençoe o povo, peço-lhes que rezem ao Senhor para que me abençoe. Porque é a oração do povo pedindo a benção para o seu bispo. Façamos em silêncio esta oração de vocês por mim. Agora darei a Benção a vocês e a todo o mundo, a todos os homens e mulheres de boa vontade. Irmãos e irmãs, deixo-lhes. Muito obrigado pela vossa acolhida. Rezem por mim e até logo. Nos veremos em breve. Amanhã gostaria de rezas à Nossa Senhora, para que proteja toda Roma. Boa noite e que descansem”.Estas foram as primeiras palavras do Papa Francisco. Dois anos depois o Pontífice argentino não só deixou uma grande herança espiritual, e conduziu com força a Igreja, mas está protagonizou vários momentos nos quais seus gestos, carícias e abraços não estão deixando ninguém indiferente.  FONTE ZENNIT

Pascom NE2 faz estudo do Documento 99 e renova Comissão Regional

Autor: Márcia Marques

 

 pascom ne2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De 6 a 8 de março os coordenadores diocesanos da Pascom do Regional Nordeste 2 estiveram reunidos na cidade de Caruaru, PE. O Encontro Presencial, realizado anualmente, contou com a participação de 14 das 21 dioceses do Regional, totalizando 40 participantes. A pauta central foi o Estudo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc 99 da CNBB). Também pautou o encontro a eleição da Comissão Regional, Muticom e o Plano de Atividades da Pascom.

Para o estudo do Diretório de Comunicação, 10 dioceses se dividiram na explanação dos 10 capítulos. De forma didática e sucinta, o conteúdo do Diretório foi apresentado aos demais, facilitando o conhecimento do documento que passou a nortear a missão da Pascom e dos comunicadores católicos de todo país. Para a coordenadora regional da Pascom, Márcia Marques, o estudo partilhado foi uma ideia alimentada ainda no 5º Muticom (agosto de 2014) e estimulou o estudo nas dioceses. “Decidimos que cada diocese faria a apresentação de um capítulo para que tivéssemos opiniões diversas sobre todo conteúdo do Diretório. Esta decisão estimulou o estudo entre as equipes, que deram um show nas apresentações”, declarou. Após o estudo, os participantes se dividiram por províncias para elaborar planos estratégicos de estudo do Diretório nas dioceses e paróquias.

Leia mais...

img004

papa

BISPO DIOCESANO

dom delson - 2014

Mensagem da Semana

PADRE MRCIO HENRIQUE

Imagem1

ESPAÇO DE EVANGELIZAÇÃO

biblia

COMUNIDADE RAINHA DA PAZ

CAPELA RAINHA DA PAZ  foto

Meu Dia de Oração

oracao

Clima Tempo

 

CATEQUESE COM O PAPA

BRASO DO PAPA FRANCISCO

Visitantes On-Line

Nós temos 93 visitantes online

Contador de Visitas

00555408
 

Webmail

Rosário no Twitter

 

Acesso Restrito